Tías é uma cidade tradicionalmente agrícola e de artesanato sudeste da ilha de Lanzarote; a cidade tem cerca de 5300 habitantes.
Tías é a capital de um conjunto que inclui algumas aldeias agrícolas, habitação disseminada como Masdache, Mácher, La Asomada, Vega de Tegoyo e Conil, mas especialmente as estâncias costeiras mais antigas e mais populares de Lanzarote, a estância de Puerto del Carmen. A cidade - que tinha apenas 3.500 habitantes na década de 1970 - agora tem cerca de 20.000 habitantes, mais da metade de Puerto del Carmen. A maioria dos moradores da cidade estão agora a trabalhar nos serviços relacionados com o turismo.
Tías se orgulha de sua tradição de luta canária, uma representação aparece no escudo da cidade. Este navio emblema simboliza o pequeno porto de La Tiñosa, tornou-se Puerto del Carmen, onde foi exportado gado e legumes da cidade e também para o fim do século XIX, o sabão produzido a partir de um cultura na região, o refrigerante comum (Salsola soda) (barilla). A crista da vela simboliza a igreja da cidade, Nossa Senhora da Candelária.
Em espanhol «tías» significa literalmente «tias»; etimologia incerta afirma que o local onde a aldeia está localizada teria chamado de «las tías de Fajardo», porque as tias de um governador de Gran Canária, Don Alonso Fajardo, teria vivido há em seu campo. Após as erupções vulcânicas catastróficas, 1730-1736 os habitantes das aldeias destruídas na região Timanfaya estabeleceram lá e fundou esta aldeia; em breve a aldeia foi chamado simplesmente de Tías.
A cidade de Tías é, no sudeste da ilha de Lanzarote, apenas a 4 km da costa. A localidade está rodeado por uma área vulcânica formada de lava e escória de cinza, sem cenário tão espetaculares como os de La Geria ou o Parque Nacional de Timanfaya. Podemos descobrir estas paisagens navegando na trilha PR-LZ40 que liga Tías em La Geria, com quatro variantes diferentes.
A cidade de Tías faz fronteira com os municípios de Yaiza, oeste de Tinajo ao norte e San Bartolomé, a leste.
Por LZ-2 estrada, Tías está localizado cerca de 12 km a oeste da capital da ilha, Arrecife, e 7 km do aeroporto de Lanzarote. A estância balnear de Puerto del Carmen fica a 5 km ao sudoeste de Tías e a estância balnear de Playa Blanca, 25 km a oeste, no final da estrada LZ-2.
Tías abriga um edifício interessante: a igreja de Nossa Senhora de La Candelaria, construído no século XVIII tarde (1796), enquanto Tías havia recebido o título de paróquia. Observará-se a fachada à pinhão e, dentro, o teto à caixões. O retábulo principal é madeira branca e dourada policromada.
Mácher é uma aldeia agrícola de cerca de 1000 habitantes, localizado a 4 km a oeste de Tías; casas - amplamente dispersos - da aldeia são em ambos os lados da estrada LZ-2. Norte da aldeia são a montanha Guardilama (603 m) - o terceiro maior alívio de Lanzarote - e a montanha Tinasoria (503 m), onde a prática de parapente e asa-delta. A aldeia cresce tomates e cebolas, mas a maioria dos habitantes trabalham em Puerto del Carmen na indústria do turismo. Pode ser visto Mácher um moinho «fêmea» (molina).
A aldeia Vega de Tegoyo está localizado a noroeste de Tías, perto região vinícola de La Geria; a vila tem menos de 200 habitantes. Você pode ver as mansões em estilo colonial, como Casa Pereyra.
As vinhas de La Geria
Parte da vinha La Geria está localizado no município de Tías, incluindo as aldeias de La Asomada, Conil, Masdache e Vega de Tegoyo.
A costa, que se estende ao longo de um comprimento de seis quilómetros, é pontilhada com praias espaçosas, como os de Puerto del Carmen: Playa Grande, Los Pocillos e Matagorda.
No Mácher na estrada LZ-2 entre Tías e Yaiza, é o restaurante La Tegala, comandado pelo chef Germán Blanco. O restaurante está localizado em um edifício modernista com grandes janelas; o interior é moderno, mas a qualidade dos alimentos tem sido elogiado pelo Guia Michelin.