Menu deste sítio

A aldeia de Cala Rajada em Maiorca - Sa Torre Cega

Página editada
Rubricas[Fotografias] [Apresentação] [Situação] [Visitas] [Cultura] [Informações práticas] [Outros assuntos]

[Ilhas Baleares] [Assunto ascendente] [Via Gallica]

ApresentaçãoApresentação

Apresentação geralApresentação geral
A villa Sa Torre Cega em Cala Rajada em Maiorca - Villa. Clicar para ampliar a imagem.A Ca’n March (a casa March) é uma villa suntuosa construída para o muito rico bancário Joan March i Ordinas (1880-1962) em Cala Rajada sobre a costa nordeste da ilha de Maiorca. A vila é cercada de um parque de 60.000 m², os Jardins March, aberto ao público sobre reserva.
EtimologiaEtimologia e toponímia
O topônimo Sa Torre Cega (“a torre invisual”) provem da antiga torre de vigia do século XV que ocupava o lugar, e que teria sido visível desde nenhuma outra torre da rede de torres de vigilância de Maiorca e não servia a proteger apenas Cala Rajada.

SituaçãoSituação

A villa Sa Torre Cega em Cala Rajada em Maiorca - Situação de Sa Torre Cega. Clicar para ampliar a imagem.O domínio Sa Torre Cega encontra-se sobre uma colina situada acima a aldeia Cala Ratjada.

A villa Sa Torre Cega em Cala Rajada em Maiorca - A villa o Sa Torre Cega. Clicar para ampliar a imagem.

VisitasVisitas

Ca’n March
A villa Sa Torre Cega em Cala Rajada em Maiorca - A villa o Sa Torre Cega. Clicar para ampliar a imagem.Os cônjuges March escolheram esta região para construir o seu veraneio porque a esposa de Joan March, Leonor Servera Melis (1887-1957), era originária de Capdepera e muito unida à sua região. A propriedade foi adquirida por Joan March em 1915; encontrava-se ainda as ruínas de uma torre de vigia do século XV nomeado Sa Torre Cega (a Torre Invisual) que frequentavam anteriormente os contrabandistas do tabaco (notará-se com divertimento que Joan March de resto tivesse começado a sua carreira no contrabando de tabaco antes de tornar-se um banqueiro respeitado se não respeitável). Por esta razão Can March ainda familiarmente é nomeado Sa Torre Cega.

A partir do ano de acordo com a aquisição, o arquitecto Guillem Reynés Font (1877-1918) foi encarregado do projeto de construção. Reynés foi um dos arquitectos mais notáveis do início do século XX e a sua relação com Joan March foi muito frutuosa porque este confiou-lhe vários projetos. A obra de Reynés, primeiro marcada pelo Modernismo, tinha evoluído para o regionalismo, muito popular nas ilhas Baleares ao início do século XX; é este estilo regionalista que inspirou o seu trabalho Sa Torre Cega, considerado como uma referência de estilo à Maiorca.

A villa Sa Torre Cega em Cala Rajada em Maiorca - A villa o Sa Torre Cega. Clicar para ampliar a imagem.A vila March é uma casa maciça de plano quadrado e à silhueta elevada com três níveis e uma torre lateral. O interior é repartido em redor de um pátio central e, fora, um grande terraço cerca a construção. Do projeto de Reynés, surge a densidade e a solidez das fachadas e, sobretudo, imponentes as escadas de acessos à casa desde o terraço principal, destinados a preservar o desigual do terreno. A construção de hoje é o resultado de várias transformações: uma transformação em 1930, realizada pelo arquitecto Guillem Forteza Pinya, e outra transformação nos anos 1960-1970, quando a sucessão passou à Bartomeu March Servera. Bartolomé March fez importantes umas renovações destinadas a modernizar o interior (a nova decoração é a obra da Casa Jansen de Paris), incluindo o pátio, aplicando soluções decorativas inovadoras no estilo contemporâneo e o gosto mediterrânico.

Jardim de prazerOs Jardins de Sa Torre Cega (Jardins de Sa Torre Cega / Jardines de Sa Torre Cega)
A villa Sa Torre Cega em Cala Rajada em Maiorca - Aleia de entrada. Clicar para ampliar a imagem.A renovação dos jardins que cercam a vila teve como inspiradora Leonor Servera, a esposa de Joan March, cuja jardinagem era um dos passatempos favoritos. Esta primeira renovação foi conduzida pelo arquitecto Guillem Forteza.

A villa Sa Torre Cega em Cala Rajada em Maiorca - Villa. Clicar para ampliar a imagem.É à sucessão de Joan March, por volta de 1964, que nasceram, na sua forma atual, famosos os jardins de Sa Torre Cega. Mais jovem dos filhos do multimilionário, de Bartomeu March Servera (1917-1998) tinha herdado da sua mãe a sua inclinação para a arte e, sobretudo, o seu interesse para a jardinagem. Comprometeu o famoso pintor e paisagista inglês Russell Página (1905-1985) para transformar o conjunto dos jardins.

A villa Sa Torre Cega em Cala Rajada em Maiorca - Aleia de entrada. Clicar para ampliar a imagem.A colina então era coberta de um bosque de pinheiros de Alepo bastante densa, que não permitia de ter uma vista global do jardim; Russell Página tirou partido criando múltiplos ilhéus de vegetação. À entrada de Sa Torre Cega, criou uma arca de ciprestes curvados que abrange a aleia que efectua à casa.

Outros paisagistas intervieram atrasado sobre os Jardins March: Leandro Silva Delgado (1930-2000) e Gabriel Alomar Esteve (1910-1997), fim conhecedor dos jardins ao italiano que trabalhou várias das propriedades de March.

EsculturaA Colecção de Esculturas Contemporâneas
A villa Sa Torre Cega em Cala Rajada em Maiorca - O dodecaedro de Eusebio Sempere. Clicar para ampliar a imagem.A ideia audaciosa de Bartomeu March - muito progressista nos anos 1960 - foi integrar ao jardim a sua colecção de esculturas contemporâneas, criando um contraste estético surpreendente com o magnífico enquadra natural do jardim.

A colecção muito ecléctico do parque conta mais de quarenta obras, figurativas ou abstractas, ainda experimentais, em em especial termos de riqueza texturas presentes, às assinaturas de artistas prestigiosos, como Auguste Rodin, Max Bill, Henry Moore (Large Totem Head), Xavier Corberó (coluna enlutada Fuente), Jose Manuel Alberdi, Agustin Cárdenas, Francisco Otero Besteiro (rinoceronte de basalto preto), César Montaña, Eusébio Sempere (esfera sideral Dodecaedro), Martín Chirino, Juan de Ávalos, e José María Sirvent, designadamente.

No fim da renovação, Bartolomé March decidiu abrir o jardim ao público.

A Restauração dos Jardins
A villa Sa Torre Cega em Cala Rajada em Maiorca - O jardim de Sa Torre Cega antes da tempestade de Novembro de 2001. Clicar para ampliar a imagem.Em Novembro de 2001, uma forte tempestade causou importantes uns prejuízos aos jardins e as esculturas, e abateu centena de árvores. Uma parte da colecção de escultura foi transferida à Palma, ao Museu de Arte Espanhol Contemporâneo (Museu d’Art Espanyol Contemporani) e ao Palácio March.

Desde então, um trabalho paciente e rigoroso de restauração tornou o seu esplendor aos jardins de Sa Torre Cega. Em Agosto de 2010, os jardins restaurados foram inaugurados pelo casal real, na presença de Maritín Cencillo, a viúva de Bartomeu March.

InformaçõesInformações práticas

Horas de visitaHoras de visita
A villa Sa Torre Cega em Cala Rajada em Maiorca - Placa à entrada de Sa Torre Cega. Clicar para ampliar a imagem.Jardins de Ca’n March (Sa Torre Cega)

Endereço: Carrer Joan March, 2

Em apenas visitas guiados sobre reserva junto do Serviço de Turismo (telefone: 00 34 971 819 467).

Horários de verão (do 1º de Maio ao 31 de Outubro): as quartas-feiras e quintas-feiras, à 10:30 e 12:00; as Sextas-feiras de 10:30, de 11:00, de 12:00 e de 18:00; os sábados e Domingos, à 11:00 e 18:00

Horários de inverno (do 1º de Fevereiro ao 30 de Abril): as quartas-feiras e sábados, à 11:00 e 12:30; as Sextas-feiras, à 11:00

Tarifa: 4,5 € (gratuito para as crianças menos de 12 anos).

Outros assuntosOutros assuntos

Filiação do assunto
Baleares > Maiorca > Condado do Llevant > Capdepera > Cala Rajada > Sa Torre Cega
Assuntos mais detalhados
Assuntos próximos
Assuntos mais largos
Ilhas Baleares
A cidade de Capdepera em Maiorca - O castelo
A aldeia de Cala Mesquida em Maiorca
A aldeia de Cala Rajada (Cala Ratjada) em Maiorca
A aldeia de Canyamel em Maiorca
[Assunto ascendente] [Minorca] [Maiorca] [Ibiza] [Formentera] [Cabrera] [Página inicial] [Ilhas Baleares] [Via Gallica]
Buscar sobre este Sítio
Buscar sobre a Tela
Recomendar esta página
Recomendar este sítio
AlbanieAllemagneAngleterreArméniePays basqueBiélorussieBulgarieCatalogneCroatieDanemarkEspagneEstonieFinlandeFranceGalicePays de GallesGéorgieGrèceHongrieIrlandeIslandeItalieEmpire romainLettonieLithuanieMacédoineMalteNorvègePays-BasPolognePortugalRoumanieRussieSerbieSlovaquieSlovénieSuèdeTchéquieUkraïne
Se atingir este quadro directamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.