O Quinta Jardins do Imperador é um solar histórico situado em parte superior da colina de Cobrição. Este quinta é uma dos mais emblemáticos de Madeira.
O Quinta Jardins do Imperador encontra-se no meio magníficas de árvores e roseraie policromo, qualquer isto numa paisagem de um romantismo notável que pende sobre Funchal.
Agapanthe azul (Agapanthus umbellatus)
? (?)
Volta Malakoff e roseraie
A volta Malakoff, de uma beleza sem similar, permite apreciar a paisagem romântica de Cobrição Funchal. Perto da volta, um jardim do mesmo nome protege uma pequena fonte e vasto roseraie às cores incontestáveis.
O quinta foi construído século X sob o nome de Quinta do Cobrição por James Gordon, que concebeu igualmente o jardim e a volta Malakoff.
Chama-o-se também Quinta Cossart em homenagem ao Britânico Leland Cossart houve.
Em 1899, foi comprada o banqueiro Luís da Rocha Machado que emprestou-o temporariamente em 1921 ao imperador Charles I de Habsbourg, por imperador da Áustria e IVe o rei da Hungria, forçado deixar a sua pátria na sequência do desmoronamento do império do Habsbourg em 1918. O imperador e sua houve em exílio do 19 de novembro de 1921 até à morte do imperador que sucumbir à uma pneumonia 1° de abril de 1922.
Esta propriedade foi igualmente a residência dos outros personagens famosos, como o artista de Madeira Lourdes Castro.
Hoje, esta propriedade pertence ao Estado, e os jardins do quinta do Cobrição foram restaurados.