A aldeia de Seixal

Rubricas[Fotos] [Apresentação] [Localização] [Visitas] [Cultura] [Informações práticas] [Outros assuntos]

[Assunto precedente] [Página inicial] [Assunto ascendente] [Assunto seguinte] [Via Gallica]

Página não editada

ApresentaçãoApresentação

Apresentação geralGeneralidades
. Clicar para ampliar a imagem.Muito perto de Porto Moniz, a pequena aldeia de Seixal é conhecida para as suas vinhas às uvas saborosos. Se encontra também um conjunto de piscinas de água de mar, um cais e uma bonita praia de areia preta.

As casas de Seixal, disseminação sobre um promontório de lava pontuado de escolhos, cercado de culturas e vinhedos expostos bem ao sol, constituem uma dos mais bonitos mapas postais de Madeira.

Para além de Seixal, a calçada, sempre húmida do escoamento das águas, escala até mais de 800 m em sobreinclinação do oceano. O túnel longo de 500 m cerca de foi aberto em 1954. Qualquer esta porção de estrada é bastante recente; cognominou-o-se “estrada do Ouro” (estrada do Oro), porque custou mais caro que nenhuma outra estrada portuguesa. Anteriormente, atingia-se Porto Moniz unicamente pelo Sul

As quedas de água que derretem sobre a montanha provêm das torrentes e os lagos do Paúl da Serra, cuja bandeja para-se ao limite mesmo dos penhascos, mais de 1.000 m de altitude. Não surpreende por conseguinte que a estrada seja inundada e frequentemente destroçada…

. Clicar para ampliar a imagem.. Clicar para ampliar a imagem.
EtimologiaEtimologia
Seixal (pronunciem “sé-chal”) deu o seu nome à uva de Sercial (produzindo o vinho de Madeira mais seco).

SituaçãoSituação

Seixal é estabelecido sobre um promontório prolongado de escolhos, entre os vinhedos.

VisitasVisitas

Mirante “de Véu da Noiva
. Clicar para ampliar a imagem.Três quilómetros antes da aldeia de Seixal, a estrada cruza um longo túnel acima do qual cai uma cascata abundante. À saída, um mirante oferece um bonito ponto de vista sobre a aldeia de Seixal.

Deu-se este nome “de vela de noiva” à este mirante devido à proximidade de uma cascata impressionante incluindo a água que cai muito elevado de forma uma vela sobre a vertente da montanha, fazendo pensar ao ornamento de uma noiva. Pode-se admirar melhor esta a esplêndida manifestação da natureza a partir da antiga estrada de São Vicente à Seixal.

Chão da Ribeira
À saída de Seixal, uma pequena estrada conduzido para o Sul ao vale de Chão da Ribeira, situado num grande vale que domina a paróquia de Seixal; o vale é cercado de muito rico umas variedades de plantas e arbustos que pertencem à floresta de laurisylve. A cama do rio, ocupada por terrenos agrícolas e cabanes à instrumentos, apresenta uma decoração tipicamente rural; é “a Suíça de Madeira” onde os habitantes da ilha gostam de tornar-se em família o fim de semana.
Ribeira da Janela
À embocadura ribeira da Janela, elaboram-se três ilhéus. Grande é furada de uma espécie de janela (janela), onde o nome do rio. Afastando-se da ponte, distingue-se a estranha configuração deste balanço.

InformaçõesInformações práticas

RestaurantesRestaurantes
Pôs em ordem de Pasto Justiniano
A Chão da Riheira: trutas e espetadas sobre braises.

Outros assuntosOutros assuntos

Filiação do assunto
Assuntos mais detalhados
Assuntos próximos
A aldeia de Achadas da Cruz
A aldeia de Santa
A aldeia de Ribeira da Janela
A aldeia de Seixal
A aldeia de Rabaçal
Assuntos mais largos
Página inicial
A cidade de Calheta
A cidade de Porto Moniz
[Assunto precedente] [Assunto ascendente] [Assunto seguinte] [Página inicial] [Madeira] [Via Gallica]
Buscar sobre este Sítio :
Buscar sobre a Tela :
Recomendar esta página :
Recomendar este sítio :
AlbanieAllemagneAngleterreArméniePays basqueBiélorussieBulgarieCatalogneCroatieDanemarkEspagneEstonieFinlandeFranceGalicePays de GallesGéorgieGrèceHongrieIrlandeIslandeItalieEmpire romainLettonieLithuanieMacédoineMalteNorvègePays-BasPolognePortugalRoumanieRussieSerbieSlovaquieSlovénieSuèdeTchéquieUkraïne
Se atingir este quadro diretamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.