Santo António da Serra, ou mais geralmente Santo da Serra, é uma estação de veraneio estival, às numerosas casas de campo e propriedades florescidas, enorgueillit possuir-se o único terreno de golfe de Madeira.
Santo da Serra é uma destas numerosas localidades dos arredores Funchal que devem existir ao fato que a capital da ilha pode mudar-se o verão num verdadeiro “caldeirão” onde reina um calor desanimador. Trata-se de uma aldeia agradável, apreciada dos habitantes Funchal para o seu clima fresco e o seu sítio baseado e onde pode-se descobrir de bonitos quintas de Madeira antigos. De parte e outro do lugar central estendem-se a igreja com o seu curioso campanário corre e o domínio do quinta da Junta.
O caráter específico de Santo da Serra é a sua falta de relevo. Não é uma vasta talvez bandeja como o de Paúl da Serra, mas é bastante grande para acolher um golfe de 27 buracos.
É a única comuna a ser dividida em dois conselhos de comuna: Santa Cruz et Machico.
O quinta da Junta, antiga propriedade da família Blandy, está livremente aberto à visita. A aleia principal de acessos é limitada de azalées, magnolias, camélias e myrtes. A esquerda, o pavilhão recortar esconde-se de trás os cedros e os fetos arborescentes, enquanto um pequeno parque zoologique aloja cervos e cervas (à direita).
Pode-se entrar no domínio em automóvel, mas 5 Mn à pé é suficiente para atingir o mirante (Miradouro dos Ingleses) sob abrigo que pende sobre o vale de Machico. O panorama estende-se por todo o vale de Machico, do colo Portela ao mar, seguidamente sobre a remota construiu uma ponte sobre de São Lourenço (à direita). Quando o tempo é claro, a mancha branca da ilha de Porto Santo desenha-se ao horizonte.
Desde Santo António da apertou uma estrada efetua ao colo do Poiso, à 8 Km, através da bandeja vulcânica de Chão Feiteiras, curtinhos como uma lande, onde os carneiros pretos vagueiam sobre o solo barbeado. A vertente oriental da bandeja foi rearborizada de eucaliptos, ácer e abetos.