Os dois arquipélagos de três ilhas cada um, abandonou e Selvagens, não é servido por nenhuma embarcação: único os pescadores e os iatistas podem frequentar-o. São, como os seus nomes indicam-o respetivamente, totalmente abandonada e selvagem.
A ilha abandonou Grande, longa de 15 Km e largo 2, essencialmente de montanhoso, culmina à 488 o Sr. há uma planta rarissime, o Chrysantheum heamatomma. Ao XIXe século, a urzela (variedade de líquene do qual tira-se uma matéria corante vermelha) era explorada sobre a ilha, como testemunham os vestígios de casas e as ruínas de uma capela cuja fundação sobe à 1430. Caçadores frequentam episodicamente estes parages povoados de cerca de cabras selvagens, de coelhos e várias variedades de pássaros.
As duas outras ilhas do arquipélago são balanços: Bugio culmina à 410 m e Chão distingue-se pelo Furilhão, uma ponta original que se elabora à sua extremidade nordeste.
Ilhas Selvagens
O Selvagens (Ilhas Selvagens) passa para ocultar o tesouro do capitão pirata Kidd, escondido aqui nos anos 1690, e que permanece ainda descobrir. Caçadores de pássaros e cueilleurs de líquenes (onde extrai-se ainda a urzela) visitam únicos estes ilhéus perdidos cheios Atlânticos.