A estrada da costa do norte de Madeira, de São Vicente àPorto Moniz, foi escavada na parede rochosa; é cruzada de túneis e travessia de quedas de água que se lançam da parte superior da montanha eventualmente excesso a estrada, enlameando eventualmente o teto dos automóveis. Construída em 1950, foi cognominada “a estrada do ouro” devido ao seu custo. Cortada de maneira espetacular em saliência ao flanco de um penhasco que mergulha abruptamente no Oceano, representa uma verdadeira proeza no domínio dos trabalhos públicos.
A estrada da costa do norte oferece uma paisagem de cascatas e de hortaliça notável e é considerada como uma dos mais bonitos e os mais impressionantes da ilha.
Cerca de cascatas precipitam-se da parte superior do Paúl da Serra e, às certas lugares próximas do nível do mar, os chuviscos das vagas regam a estrada. A água que desce da montanha à uma velocidade louco é utilizada em parte em estações hydro-électriques, mas lançada, para mais a grande parte, no mar.
Paralelamente à esta estrada, uma notícia, mais larga, recentemente tem sido construída. É contudo mais interessante emprestar à antiga estrada que permanece aberta no sentido de São Vicente para Porto Moniz.