A aldeia de Estreito de Câmara de Lobos dispõe-se em andares à 500 m de altitude, à direita da estrada. A sua igreja branca, que domina a aldeia, presente uma nave quase sumptuoso, decorada de bonitos lustros e um teto em berço.
Bananeraies desaparecem ao lucro da vinha que, na região de Estreito de Câmara de Lobos, faz o objecto de uma verdadeira monocultura. A região de Estreito de Câmara de Lobos é uma das principais produtoras de sercial.
Pode-se tornar-se à pé à aldeola de Jardim da Serra (800 m de altitude), situada à 6 Km, e Miradouro de Boca costas Namorados (900 m), quase à 10 Km. É um passeio agradável através das vinhas à perda de vista, sobretudo aquando da descida, com o mar que cintila distante, além butte penteado do campanário branco de São Martinho.
Uma pequena estrada ao lado da igreja conduz à parte elevada da aldeia, que dá acessos ao levada do Norte.
Seguindo o levada a partir de Estreito de Câmara de Lobos, atinge-se o vale ribeira da Caixa (2h à pé AR), verdadeira extremidade do mundo enchanteur enquadrado pelos terraços cultivados. Único o bruissement da água que corre no canal acompanha este passeio entre as flores. Os que dispõem de mais tempos podem contornar! evadiu até ao cabo Girão, seguidamente emprestar um caminho para ganhar Câmara de Lobos (atenção, os pontos de partida e de chegada são diferentes. Cerca de 13 Km - contar 4 à 5:00).
Depuis Cabo Girão: deixar o mirante que toma para o norte a estrada de acessos, em girar imediatamente à direita, contornam os apartamentos do complexo hotel até a juntar-se a um estreito levada (eventualmente a seco) que pode-se seguir em direção do norte (à esquerda). Desentupe cedo sobre o levada do Norte, mais largo, que corta ulteriormente a estrada onde param-se os autocarros para Funchal. Mas pode-se continuar sobre o levada do Norte até a Estreito de Câmara de Lobos (2 h até ao acórdão de autocarros).
Em setembro, na época das vindimas, uma festa elevada em cor é celebrada à Estreito de Câmara de Lobos, no curso da qual espetadas de carne, cozida sobre uma grelha ao carvão de madeiras, e de vinho novo são à honra. Vasto o lugar na frente da igreja paroissiale relativamente moderna de Estreito é então tenso de grinaldas policromas, a fanfarra joga e mais de uma conviva tocado tenta que esboce cerca de passos de dança. Domingo a manhã certamente “é regado menos”, mas muito também animado na pista principal de Estreito bem como os mercados do mercado vizinho: os agricultores dos arredores vêm assistir à missa e vender os seus produtos.