O Caldera de Bandama (caldeira) é o principal local vulcânica de Gran Canária. É uma circular cratera um quilómetro de diâmetro e 240 metros de profundidade que se formou durante uma erupção hidromagmática (sessão de lava e água). Este vulcão mostra impressionante a origem da ilha que é o resultado de explosões vulcânicas que ocorreram há milhões de anos.
Toda a cratera são a fazenda e campos de um único agricultor que vive lá completamente isolado do mundo exterior. Um caminho íngreme é o único acesso. Os caminhantes e aventureiros vai gostar de visitar o vulcão, tomando o caminho de cascalho e escorregadio que viaja o chão da cratera e passa as encostas em terraços cultivados, cavernas e uma fonte. calçado apropriado necessário.
O Pico de Bandama nas proximidades oferecer, desde a sua altura de 575 metros, uma vista panorâmica sobre a caldeira. O caminho para o cume já oferece diversas vistas deslumbrantes abaixo. Uma vez na plataforma mais alta da parte superior do vulcão de 570 metros, você pode ver toda a costa Oeste e Norte de Las Palmas e Telde. Um dia claro, pode-se até mesmo ver a ilha vizinha de Fuerteventura.