Menu deste sítio

A flora e a fauna da ilha de Fuerteventura

Página editada
Rúbrica[Fotos] [Apresentação] [Localização] [Visitas] [Cultura] [Informações práticas] [Outros assuntos]

[Assunto precedente] [Ilhas Canárias] [Assunto ascendente] [Assunto seguinte] [Via Gallica]

ApresentaçãoApresentação

Apresentação geralApresentação geral

Plantas herbáceasPlantas herbáceas

Grande parte da ilha de Fuerteventura se estende de colinas secas, áridas uniformemente com a palma de uma árvore.

A vegetação nativa de Fuerteventura é raro, limpo, semi-deserto ou estepe. A vegetação é geralmente limitada a três meios de planta, a partir da costa para as cimeiras: a «taibaba dulce» consiste principalmente de leiterena balsâmica (Euphorbia balsamifera), que se desenvolve em solos hiper-áridas ou áridas; os «cardonal» encostas consiste principalmente de leiterena das Canárias (Euphorbia canariensis), com o nome «cardón» em espanhol, reuniu-se nos solos semi-áridas; e «acebuchal» cimeiras, o mais elevado na terra semi-árida, que inclui cereja de oliva (Olea europaea subspecies cerasiformis) e o espinheiro em apuros (Rhamnus crenulata), com o nome «espino negro» em espanhol.

Uma planta - ou um líquen - característico de Fuerteventura é urzela (Roccella tinctoria), usado desde os tempos antigos para produzir um corante roxo muitas vezes usado para colorir as togas romanas, como animal roxo extraído da cochonilha. Os romanos também sabia Fuerteventura e Lanzarote sob o nome de «ilhas de Púrpero»; esta riqueza despertou, sem dúvida, interessa Jean de Béthencourt para estas duas ilhas.

Cactus, de origem americana, se adaptaram perfeitamente e são omnipresentes.

Aloe dos Barbados (Aloe vera)Fabagelle de Desfontaines (Zygophyllum fontanesii) (Uva de mar, Uvilla)
É uma planta costeira tolerante ao sal e tolerante à seca, pode suportar condições de luz solar e à seca intensa. Ela cresce em substratos rochosos e arenosos, especialmente os da costa norte, no caso das Ilhas Canárias.
A flora e a fauna de Fuerteventura. Campo de aloés, Aloe vera, Fuerteventura. Clicar para ampliar a imagem.A flora e a fauna de Fuerteventura. Planta halófila nas Salinas del Carmen. Clicar para ampliar a imagem.A flora e a fauna de Fuerteventura. Fabagelle de Desfontaines (Zygophyllum fontanesii) na ilha de Lobos. Clicar para ampliar a imagem em Adobe Stock (novo guia).
Almofada madrasta (Echinocactus grusonii) (Asiento de suegra, Bola de oro, Barril dorado, Barril de oro )
A flora e a fauna de Fuerteventura. Almofada madrasta (Echinocactus grusonii) em Antigua. Clicar para ampliar a imagem em Adobe Stock (novo guia).
Agave sisal (Agave sisalana)
O agave sisal é uma planta nativa do México, que produz uma fibra altamente resistente usado na cadeia de produção e tapete grosso.
A flora e a fauna de Fuerteventura. Agave sisal (Agave sisalana) em Antigua. Clicar para ampliar a imagem em Adobe Stock (novo guia).A flora e a fauna de Fuerteventura. Agave sisal (Agave sisalana) em Lobos. Clicar para ampliar a imagem.A flora e a fauna de Fuerteventura. Agave sisal (Agave sisalana) em Lobos. Clicar para ampliar a imagem em Adobe Stock (novo guia).
Statice tuberculado (Limonium tuberculatum)
O statice tuberculado é um arbusto denso, com folhas finas (as folhas basais espatuladas da planta jovem, em seguida, desaparecer). Articulada hastes e definir na base; inflorescências terminais ou sub-terminais, pseudo-umbelas. flores cor de rosa em cálice persistente.

A sua gama abrange África Ocidental (Marrocos, Sahara) e as Ilhas Canárias. Sua única população das Ilhas Canárias está na ilha de Lobos; a planta foi reintroduzida em Maspalomas, em Gran Canaria.

O Limonium tuberculatum cresce em solo arenoso perto do mar, crescendo entre rochas costeiras ou formando grupos densos perto das lagoas.

A flora e a fauna de Fuerteventura. Statice tuberculado (Limonium tuberculatum). Clicar para ampliar a imagem.A flora e a fauna de Fuerteventura. Statice tuberculado (Limonium tuberculatum). Clicar para ampliar a imagem.A flora e a fauna de Fuerteventura. Statice tuberculado (Limonium tuberculatum). Clicar para ampliar a imagem.

ÁrvoresÁrvores

Leiterena balsâmica (Euphorbia balsamifera)
A leiterena balsâmica é um arbusto de zonas áridas e semi-áridas, cuja distribuição se estende a partir da Arábia para as Ilhas Canárias, através do Saara. Sua seiva, não-tóxico, foi usado pelos aborígenes como goma de mascar para limpar os dentes; Por isso, é o epíteto balsâmica. Em espanhol este Euphorbia também é chamado tabaiba dulce.
A flora e a fauna de Fuerteventura. Leiterena balsâmica (Euphorbia balsamifera) em Lobos. Clicar para ampliar a imagem em Adobe Stock (novo guia).A flora e a fauna de Fuerteventura. Leiterena balsâmica (Euphorbia balsamifera) em Lobos. Clicar para ampliar a imagem em Adobe Stock (novo guia).
Traganum de Moquin (Traganum moquinii) (balancón)
O Traganum de Moquin é um arbusto ramificado de zonas áridas e semi-áridas; a sua gama abrange a Península Arábica, África do Norte e das Ilhas Canárias; que cresce em zonas costeiras de areia e pode atingir um metro de altura. As folhas de um cm de comprimento, são de inteira, peludo, cilíndrico e carnuda; as hastes são nervuras e não são articuladas. As flores são amareladas, são solitários e axilar e são protegidos por dois brácteas. Esta espécie é dedicado ao botânico francês Alfred Moquin-Tandon (1804-1863).
A flora e a fauna de Fuerteventura. Traganum de Moquin (Traganum moquinii). Clicar para ampliar a imagem em Adobe Stock (novo guia).A flora e a fauna de Fuerteventura. Traganum de Moquin (Traganum moquinii). Clicar para ampliar a imagem em Adobe Stock (novo guia).

InsetosInsetos e aracnídeos

Andrena hemorrhoa (Andrena haemorrhoa)?
A flora e a fauna de Fuerteventura. Andrena haemorrhoa sobre leiterena balsâmica, Antigua Cactus Garden. Clicar para ampliar a imagem em Adobe Stock (novo guia).A flora e a fauna de Fuerteventura. Andrena haemorrhoa sobre leiterena balsâmica, Antigua Cactus Garden. Clicar para ampliar a imagem em Adobe Stock (novo guia).A flora e a fauna de Fuerteventura. Andrena haemorrhoa sobre leiterena balsâmica, Antigua Cactus Garden. Clicar para ampliar a imagem.
Inseto a identificar
A flora e a fauna de Fuerteventura. Inseto juvenil a identificar em Corralejo. Clicar para ampliar a imagem.

MoluscosMoluscos

PeixesPeixes

RépteisRépteis

PássarosPássaros

O clima árido de Fuerteventura explica a presença na ilha por várias espécies de aves normalmente subdesert. Podemos observar em extensões planas cobertas com vegetação de estepe, tanto sul e norte da ilha. Todas estas espécies são caracterizadas por uma plumagem de cor clara, bege amarelo, mais ou menos salpicado de preto, imitando a cor do solo rochoso ou areia e vegetação seca. As aves têm plena confiança em sua camuflagem. Eles raramente voam, mas correr muito rápido. Perturbados, eles começam a correr, tentando remover o predador potencial do seu ninho escondido até o chão. Eles voam apenas quando visivelmente mais perto deles, e sempre em uma curta distância, reduzindo o stress ao mínimo e salvar as reservas de água escassos. Como a maioria das espécies do deserto, a sua atividade é principalmente noturno, e dificilmente se pode ver como as horas frescas do nascer e do pôr do sol. O mais raro e maior em tamanho destas aves é a abetarda houbara (Chlamydotis undulata) (hubara canaria), reconhecível pelas suas pernas, e sua relativamente longo pescoço, sua plumagem bege fortemente manchado com o preto, especialmente das Canárias; A abetarda houbara está em perigo de extinção. Menos raro é o cartaxo das Canárias (Saxicola dacotiae) (tarabilla canaria), um pequeno pássaro acostumado encostas rochosas cantor, com uma população de cerca de 750 pares; bem como a calhandrinha-das-marismas (Alaudala rufescens) (terrera marismeña). Bastante comum é o pintarroxo-trombeteiro (Bucanetes githagineus) (camachuelo trompetero). Ocasionalmente, pode haver cerca de vinte pares de abutres do Egipto (Neophron percnopterus) (guirre) que permanecem na ilha, o pouco que resta de um eliminador de que há apenas um século, invadiram as diferentes ilhas Canárias.

Três outras espécies, mais comuns, também habitam a península de Jandía, e a pequena deserto de El Jable para o norte. O maçarico real de pedra (Burhinus oedicnemus) chamou alcaraván em espanhol é reconhecido por sua plumagem bege com manchas, as suas asas riscadas de preto bem visíveis em vale, bico amarelo com ponta preta, e o grito lamentoso que empurra a noite. As Canárias têm uma subespécie endémica, Burrhinus oedicnemus distinctus, presente em todas as ilhas, mas vamos ser mais propensos a ver Fuerteventura. No entanto, o corcel de cor creme (Cursorius cursor) corredor em espanhol não é um gênero endémico: é da mesma espécie que Saara, reconhecível por sua plumagem bege, exceto abaixo asas e uma sobrancelha preta em seu bico curvo e, especialmente, suas longas pernas amarelas que permitem avanços surpreendentes que lhe dá nome em todas as línguas do corcel de cor creme é bastante abundante. Sorte também, talvez, vamos observar o cortiçol-de-barriga-preta (Pterocles orientalis) ortega em espanhol: é um pássaro em vez redonda com pernas curtas, plumagem amarela acima e preta abaixo, que normalmente vive no Norte de África e os planaltos áridos da Espanha continental.

Pardal espanhol (Passer hispaniolensis)
A flora e a fauna de Fuerteventura. Pardal espanhol (Passer hispaniolensis) em Betancuria. Clicar para ampliar a imagem.A flora e a fauna de Fuerteventura. Pardal espanhol (Passer hispaniolensis) em Betancuria. Clicar para ampliar a imagem.
Corre-caminhos (Anthus berthelotii)
A flora e a fauna de Fuerteventura. Corre-caminhos (Anthus berthelotii) os Lobos farol. Clicar para ampliar a imagem.A flora e a fauna de Fuerteventura. Corre-caminhos (Anthus berthelotii) os Lobos farol. Clicar para ampliar a imagem.
Picanço-grande (Lanius excubitor)
A flora e a fauna de Fuerteventura. Picanço-grande (Lanius excubitor) em El Cotillo. Clicar para ampliar a imagem.A flora e a fauna de Fuerteventura. Picanço-grande (Lanius excubitor) em El Cotillo. Clicar para ampliar a imagem.
Corvo comum (Corvus corax)Rola-do-mar ou vira-pedras (Arenaria interpres)
A flora e a fauna de Fuerteventura. Corvo comum (Corvus corax) em Betancuria. Clicar para ampliar a imagem.A flora e a fauna de Fuerteventura. Corvo comum (Corvus corax) em Betancuria. Clicar para ampliar a imagem.A flora e a fauna de Fuerteventura. Vira-pedras (Arenaria interpres) em Corralejo. Clicar para ampliar a imagem.
Garça-branca-pequena (Egretta garzetta)
A flora e a fauna de Fuerteventura. Garça-branca-pequena (Egretta garzetta) em Corralejo. Clicar para ampliar a imagem.A flora e a fauna de Fuerteventura. Garça-branca-pequena (Egretta garzetta) em Corralejo. Clicar para ampliar a imagem.A flora e a fauna de Fuerteventura. Garça-branca-pequena (Egretta garzetta) em Corralejo. Clicar para ampliar a imagem em Adobe Stock (novo guia).

MamíferosMamíferos

Mamíferos têm, na sua maior parte foram introduzidas pelos seres humanos, alguns muito recentemente, como o ouriço da Argélia (Atelerix algirus) (erizo moruno), que chegou em 1892 ou esquilo de Barbária (Atlantoxerus getulus) (ardilla moruna) em 1965, tanto do continente Africano. Outra invasor é o coelho, as outras espécies importadas.

As espécies nativas são apenas dois, a pipistrella de Kuhl (Pipistrellus kuhlii) (murciélago de borde claro), uma morcegos, musaranhos raras e localizadas Canárias (Crocidura canariensis) (musaraña de Canarias), um pequeno mamífero insetívoro .

Esquilo de Barbária (Atlantoxerus getulus)
O esquilo de Barbária (Atlantoxerus getulus) (ardilla moruna), importado do Atlas marroquino, tornou-se um invasor que está quase em todos os lugares de reunião, na ilha de Fuerteventura, o que ele gosta de inúmeras paredes de pedra onde ele poleiro para observar os arredores. O esquilo de Barbária é um esquilo terrestre à pelagem bege com listras longitudinais morenas, e uma cauda espessa longa cuja pele tem alternando luz e anéis escuros.
A flora e a fauna de Fuerteventura. Esquilo de Barbária nas Salinas del Carmen. Clicar para ampliar a imagem.A flora e a fauna de Fuerteventura. Esquilo de Barbária nas Salinas del Carmen. Clicar para ampliar a imagem em Adobe Stock (novo guia).A flora e a fauna de Fuerteventura. Esquilo de Barbária (Atlantoxerus getulus) em Betancuria. Clicar para ampliar a imagem em Adobe Stock (novo guia).
A flora e a fauna de Fuerteventura. Esquilo de Barbária (Atlantoxerus getulus) em Betancuria. Clicar para ampliar a imagem em Adobe Stock (novo guia).A flora e a fauna de Fuerteventura. Esquilo de Barbária (Atlantoxerus getulus) em Betancuria. Clicar para ampliar a imagem em Adobe Stock (novo guia).A flora e a fauna de Fuerteventura. Esquilo de Barbária (Atlantoxerus getulus) em Betancuria. Clicar para ampliar a imagem em Adobe Stock (novo guia).
Cabra (Capra aegagrus)
A flora e a fauna de Fuerteventura. Cabra na península de Jandía. Clicar para ampliar a imagem.

Outros assuntosOutros assuntos

Filiação do assunto
Canárias > Fuerteventura > Flora e Fauna
Assuntos mais detalhados
Assuntos próximos
Mapa interativo da ilha de Fuerteventura
A cidade de La Oliva em Fuerteventura
A cidade de Puerto del Rosario em Fuerteventura
A cidade de Antigua em Fuerteventura
A cidade de Tuineje em Fuerteventura
A cidade de Pájara em Fuerteventura
A cidade de Betancuria em Fuerteventura
A flora e a fauna da ilha de Fuerteventura
A ilha de Fuerteventura - Folheto OTC
Assuntos mais largos
Ilhas Canárias
Informações turísticas sobre as Canárias
A geografia das Ilhas Canárias
A história das Ilhas Canárias
A ilha de El Hierro nas Ilhas Canárias
A ilha de La Palma nas Ilhas Canárias
A ilha de La Gomera nas Ilhas Canárias
A ilha de Tenerife nas Ilhas Canárias
A ilha de Gran Canária nas Ilhas Canárias
A ilha de Fuerteventura nas Ilhas Canárias
A ilha de Lanzarote nas Ilhas Canárias
A flora e a fauna das Ilhas Canárias
O arquipélago das Ilhas Canárias - Folheto OTC (PDF)
[Assunto precedente] [Assunto ascendente] [Assunto seguinte] [Fuerteventura] [Grã Canária] [La Gomera] [La Palma] [Lanzarote] [Tenerife] [El Hierro] [Página inicial] [Canárias] [Via Gallica]
Buscar sobre este Sítio
Buscar sobre a Tela
Recomendar esta página
Recomendar este sítio
Traduzir esta página
AlbanieAllemagneAngleterreArméniePays basqueBiélorussieBulgarieCatalogneCroatieDanemarkEspagneEstonieFinlandeFranceGalicePays de GallesGéorgieGrèceHongrieIrlandeIslandeItalieEmpire romainLettonieLithuanieMacédoineMalteNorvègePays-BasPolognePortugalRoumanieRussieSerbieSlovaquieSlovénieSuèdeTchéquieUkraïne
Se atingir este quadro directamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.