Menu deste sítio

A cidade de Bol, ilha de Brač em Croácia

Página editada
Rubricas[Fotos] [Apresentação] [Localização] [Visitas] [Cultura] [Informações práticas] [Outros assuntos]

[Assunto precedente] [Croácia] [Assunto ascendente] [Assunto seguinte] [Via Gallica]

ApresentaçãoApresentação

Apresentação geralGeneralidades
Escudo de Bol. Clicar para ampliar a imagem.Bol (autor Marin0110). Clicar para ampliar a imagem.Bol é uma estação balnéaire e um porto cerca de de 1700 habitantes, situados sobre a costa do sul a ilha de Brač na Croácia.

Bol é também uma comuna que compreende, para além da cidade de Bol própria, a aldeia de Murvica; a comuna de Bol faz parte do condado Split-Dalmácia.

A estação balnéaire de Bol estende-se por vários quilómetros ao longo da costa e beneficia de numerosas praias, cujo as famosas é o Chifre de Ouro (Zlatni Rato); aquilo com efeito localidade mais frequentada da ilha de Brač.

Bol vista desde o mar. Clicar para ampliar a imagem.Praia de Zlatni Rato. Clicar para ampliar a imagem.
EtimologiaEtimologia
O topónimo “Bol” vem do nome latino “vallum”, um tipo fortification romano feito de terra superada palissade (“validos” significando “piedoso”). Existe, de facto, numerosos vestígios de uma colonização da região pelos Romanos.

Sob a República de Veneza Bol nomeava-se, em italiano, Vallo del Brazza.

A notar que “bol” significa “dor” em croata.

SituaçãoSituação

Bol vista desde Vidova Gora. Clicar para ampliar a imagem.Bolska Kruna. Clicar para ampliar a imagem em Adobe Stock (novo guia).O canal de Hvar visto desde Vidova Gora. Clicar para ampliar a imagem.
Bol vista desde o mar. Clicar para ampliar a imagem.A cidade de Bol é situada no meio da costa do sul da ilha de Brač, ligeiramente isolada do resto da ilha. Bol faz face à ilha de Hvar, situada de outro lado do canal que separa Brač de Hvar.

Bol encontra-se ao centro amphithéâtre de colinas chamado “a Coroa de Bol” (Bolska Kruna), incluindo a colina de Draževo (Draževo brdo) (627 m) e a colina do Koštilo que supera as ruínas extremamente de um ilírico. Além elabora-se a montanha de Vidova Gora, mais a elevada cimeira da ilha e, mesmo, de todas as ilhas croatas do Adriático (778 m).

Amphithéâtre de colinas de Bol. Clicar para ampliar a imagem.A cidade é assim de uma matéria fértil região que possui fontes permanentes de água potável alimentadas por este maciço montanhoso. Desenvolveu-se um vinhedo que produz um vinho famoso, o Bolski Plavac.

Bol é distante de 35 Km da capital da ilha, Supetar, pela estrada regional D113, bifurcando à direita à Gornji Humac onde encontra-se o pequeno aeroporto internacional da ilha (à 15 Km de Bol).

Bol vista desde o mar. Clicar para ampliar a imagem.Bol vista desde o mar. Clicar para ampliar a imagem.

VisitasVisitas

Bol (autor Kelovy). Clicar para ampliar a imagem.Bol é uma pequena cidade charmante, com pistas em declive que descem as inclinações das colinas em direcção do porto e o seu cais animado. A beleza das suas casas de pedra inspirou grande poète croata Assento Ujević.

Plano da cidade de Bol. Clicar para ampliar a imagem.Perto do frente de mar alinham-se a igreja paroissiale com o seu “pjaceta”, um palácio renascimento, uma cooperativa vinícola…

Ao oeste do porto encontram-se os complexos turísticos; ao leste, um passeio conduz a um mosteiro dominicano.

Uma casa à Bol. Clicar para ampliar a imagem em Adobe Stock (novo guia).Um restaurante à Bol. Clicar para ampliar a imagem.Uma casa à Bol. Clicar para ampliar a imagem em Adobe Stock (novo guia).
A Igreja Nossa Senhora do Carmelo (Crkva Gospe od Karmela)
A igreja Nossa Senhora do Carmelo. Clicar para ampliar a imagem em Adobe Stock (novo guia).A igreja Nossa Senhora do Carmelo. Clicar para ampliar a imagem em Adobe Stock (novo guia).A igreja paroissiale Nossa Senhora do Carmelo foi construída em várias etapas: começada ao XVIIe século, em 1668, foi terminada no fim do XVIIIe século, em 1788.

A sua fachada volutes, com decorações barrocas e toques claramente rococo, é a obra sculpteurs da ilha de Brač; foi encomendada pela família patricienne do Vužić, com o apoio da família Andreis e de ricos habitantes de Bol.

A Capela Santo António (Crkvica Svetog Ante)
A capela Santo António, originalmente capela Santo-Bernardino, foi construída no início século X.

Até ao início da Segunda Guerra mundial, a dança de Bol, “a cola”, era dançadas na frente da capela o dia da festa de santo Stipon.

A capela Santo António. Clicar para ampliar a imagem em Adobe Stock (novo guia).A capela Santo António. Clicar para ampliar a imagem em Adobe Stock (novo guia).A capela Santo António. Clicar para ampliar a imagem em Adobe Stock (novo guia).
O Palácio (Palača)
Este bonito palácio Renaissance do fim do XVIIe século apresenta carácteres do barroco o veneziano; é ornado sobre a sua fachada do sul de magníficas varandas sobre as quais são representados os símbolos do sol e armoiries da nobreza; sobre a porta encontra-se uma inscrição em latino que data de 1694 que, traduzida, dito: “Que continue sob a protecção do Seu nome”.

O palácio, situado oposto do porto, protege a galeria de arte moderna croata “Branislav Dešković” (Galeriju Branislav Dešković).

O palácio sobre o porto. Clicar para ampliar a imagem.O palácio Renaissance. Clicar para ampliar a imagem em Adobe Stock (novo guia).O palácio Renaissance. Clicar para ampliar a imagem em Adobe Stock (novo guia).
A Península de Glavica
Do lado é-se de Bol, seguindo o caminho costeiro, chega-se à península de Glavica onde elabora-se muito antiga capela e um mosteiro dominicano.
A península de Glavica. Clicar para ampliar a imagem.A península de Glavica. Clicar para ampliar a imagem em Adobe Stock (novo guia).A península de Glavica. Clicar para ampliar a imagem em Adobe Stock (novo guia).
A península de Glavica é cercada de bonitas praias menos frequentadas que a de Zlatni Rato.
A praia ao leste da península de Glavica. Clicar para ampliar a imagem.Praia ao leste de Bol (autor Kelovy). Clicar para ampliar a imagem.As águas turquesas de Bol. Clicar para ampliar a imagem.
A Capela Santos João e Theodore (Crkvica Svetih Ivana i Teodora)
A capela Santos João e Theodore é a mais antiga igreja de Bol: sobe ao IXe e Xe séculos. Esta igreja préromane foi construída sobre as fundações de um edifício, subindo à Antiguidade tardia (VI século), parte da qual uma, com frescos e uma cisterna, encontra-se nas fundações da capela.
A capela Santos João e Theodore. Clicar para ampliar a imagem em Adobe Stock (novo guia).A capela Santos João e Theodore. Clicar para ampliar a imagem.A capela Santos João e Theodore. Clicar para ampliar a imagem em Adobe Stock (novo guia).
O Mosteiro Dominicano (Dominikanski Samostan)
Bol é mencionada primeira vez em 1184 na Carta de Povlja (Povaljska listina) que posiciona um edifício chamado “palácio épiscopal” (Biskupija) construído sobre a península de Glavica.

Em 1462, os Dominicanos derretem uma comunidade à Bol. O 10 de Outubro de 1475, numa doação, o príncipe Zacharie de Brač dá a península de Glavica ao Dominicanos há a construção de um mosteiro. O mosteiro englobará a mais antiga igreja da aldeia, a capela Santos João e Theodore.

Visita:

O mosteiro dominicano encontra-se sobre a península de Glavica situado no leste de Bol.

Horários: de 8:00 à 12:00 e 17:00 à 20:00

Tarifa de entrada: 10 kunas.

O mosteiro possui igualmente um bonito jardim.

O mosteiro dominicano visto desde o mar. Clicar para ampliar a imagem em Adobe Stock (novo guia).O mosteiro São Domingos. Clicar para ampliar a imagem em Adobe Stock (novo guia).O mosteiro São Domingos. Clicar para ampliar a imagem em Adobe Stock (novo guia).
A Igreja Nossa Senhora da Misericórdia (Crkva Gospe Od Milosti)
A igreja Nossa Senhora da Misericórdia. Clicar para ampliar a imagem.A igreja do mosteiro dominicano é a Igreja Nossa Senhora da Misericórdia (XVe - XVIIe séculos) que resulta da ampliação, em 1650, da capela São Domingos.

A igreja protege obras do renascimento e a barroca; em especial, acima do mestre-altar, encontra-se um precioso retable século X atribuído ao mestre veneziano Renaissance, o Tintoret (Jacopo Tintoretto), “o Madone à Criança com os Santos” (1563). A igreja possui um tecto à caixões com, acima o coro, uma representação “Apothéose de santo Domínica” (Apoteoza svetog Dominika), uma obra do XVIIe século de um artista barroco local, Tripo Kokolje (1661-1713). Os altares laterais figuram entre mais bonita da ilha de Brač, em especial o altar Nossa Senhora-du-Rosaire.

O Museu do Mosteiro Dominicano (Muzej Dominikanskog Samostana)
Reprodução missel glagolitique. Clicar para ampliar a imagem.O fundado nos anos 1860, museu do mosteiro dominicano de Bol conserva numerosos objectos preciosos recolhidos durante séculos. O museu apresenta colecções de arqueologia pré-histórica e antiga, de arqueologia submarina, de arquitectura e de escultura romana e croata precoce, numismatique, e colecções incunables, de cartas e de decretos que datam século X, e algumas pinturas e ícones. A colecção de objectos consagrados compreende chasubles, livros religiosos e objectos litúrgicos.

O museu conserva um armário - que provem do mosteiro glagolitique do porto de Dračeva (Draceva Luka) - que leva inscrições glagolitiques que descrevem a cor dos pingamentos dos padres. Conserva também os vestígios de um exemplar do primeiro livro croata, documento impresso em carácteres glagolitiques, provindo igualmente ermitage de Dračeva Luka. Este livro - missel - foi imprimido em 1483, ou seja apenas 28 anos após a Bíblia de Gutenberg, o primeiro dos livros impressos; únicos 11 exemplares deste livro existem no mundo.

O Cemitério Marín (Groblje)
Devido à proibição dos enterros dentro das igrejas por razões de higiene, e sob a influência das reformas da administração francesa, a construção do cemitério de Bol (kapošanto) começou em 1828. Este cemitério marinho, situado numa enseada atractiva, é uma boa lugar para passar um momento de contemplação.
O cemitério de Bol. Clicar para ampliar a imagem.O cemitério de Bol. Clicar para ampliar a imagem em Adobe Stock (novo guia).O cemitério de Bol. Clicar para ampliar a imagem em Adobe Stock (novo guia).
A Cooperativa Vitícola (Vinski Podrum)
A cooperativa vitícola (autor Hedwig Storch). Clicar para ampliar a imagem.Sobre o porto encontra-se a bonita construção da primeira adega cooperativa vignerons Dalmácia, criada no início do XXe século.

Está hoje aberta ao público e permite apreciar o famoso vinho Plavac de Bol.

O Porto (Luka)
O porto de Bol. Clicar para ampliar a imagem.O porto de Bol. Clicar para ampliar a imagem em Adobe Stock (novo guia).O porto de Bol. Clicar para ampliar a imagem.
O porto de Bol. Clicar para ampliar a imagem em Adobe Stock (novo guia).O porto de Bol. Clicar para ampliar a imagem em Adobe Stock (novo guia).O porto (autor Hedwig Storch). Clicar para ampliar a imagem.
A Praia do Chifre de Ouro (Plaža Zlatni Rat)
A praia de Zlatni Rato (auteur Szabolcs Emich). Clicar para ampliar a imagem.Bol dispõe de numerosas e magníficas praias que se estendem por um comprimento total cerca de de 15 Km (partir da asa de Martinica ao leste até à asa de Blaca ao oeste). Mas mais famosa destas praias, e provavelmente mais bonita do Adriático, é a praia de Zlatni Rato; o seu nome significa “o Cabo de Ouro”, mas fala-se também “de Ponta de Ouro” e, touristiquement, “Chifre de Ouro”.

A praia de Zlatni Rato vista desde Vidova Gora. Clicar para ampliar a imagem.O Cabo de Ouro é um promontório constituído de um balanço, coberto de calhaus, de areia e de argila, que se avança mais de 500 m no mar, à ângulo direito com a costa. A particularidade do Chifre de Ouro é que a sua ponta, na forma de língua, desloca-se cada dia de um lado ou do outro de acordo com a direcção dos ventos e as correntes marinhas no canal de Hvar que separa a ilha de Brač da ilha de Hvar. De maneira espectacular, pinhos empurram no seu meio, e, de cada lado, uma praia limita-o. Este fenómeno geológico único - que dataria de um milhão de anos -, a sua beleza excepcional e a sua forma específica fizeram a imagem de marca de Bol e da Croácia.

A praia de Zlatni Rato (autor Hedwig Storch). Clicar para ampliar a imagem.A praia de Zlatni Rato (autor Hedwig Storch). Clicar para ampliar a imagem.Zlatni Rato é uma praia muito agradável com uma água turquesa e tão cristalino que as pedras que se encontram à 10 m de fundo parecem ais alcance; contudo a água está ligeiramente mais fria que noutro lugar devido à força da corrente no estreito de Hvar.
A praia de Zlatni Rato em inverno (auteur Josip Kirigin). Clicar para ampliar a imagem em Flickr (novo guia).Embarcação-táxi para Zlatni Rato (autor Neovoleo). Clicar para ampliar a imagem em Flickr (novo guia).A praia do Chifre de Ouro bondée em Julho e Agosto, com uma frequentação antes familiar e desportiva, mas é frequentada por nudistes na sua parte ocidental. É também um verdadeiro paraíso para surfeurs devido ao vento favorável que sopra incessantemente.

Uma aleia pedestre e pavimentada de pedras de Brač, bordado de lojas de lembranças e loueur de bicicletas, permite aceder facilmente desde a cidade; embarcação-táxis, eles também bondés, encaminham igualmente as pessoas em férias desde o porto de Bol.

Os Sítios de Mergulho
A costa do sul da ilha (ao oeste da asa Konjska) oferece excelentes umas possibilidades de mergulho e de pesca submarina (ver a brochura do OUTUBRO).
O Monte Vidova Gora
O monte Vidova Gora domina a cidade de Bol os seus 778 m de altitude. Um caminho de montanha muito abrupto permite tornar-se desde Bol, passando pelo Monte Koštilo.
O monte Vidova Gora acima Bol. Clicar para ampliar a imagem.Bol vista desde Vidova Gora. Clicar para ampliar a imagem.
As Ruínas do Extremamente Ilírico de Koštilo (Ilirska Gradina Koštilo)
Sobre o Monte Koštilo (660 m), acima Bol, encontram-se as ruínas extremamente de um ilírico.

História e tradiçõesHistória, literatura, artes, tradições, legendas, religiões, mitos, símbolos…

HistóriaHistória
Bol seria a mais antiga cidade da ilha de Brač. Numerosos sítios arqueológicos e monumentos confirmam longa a história de Bol que tira a sua origem da antiguidade: são tanques de água romanos, stèles e relevos tumulaires, bem como sarcófagos cristãos primitivos.
EconomiaEconomia
A economia de Bol é baseada tradicionalmente na agricultura, a viticultura e a pesca (salage das anchovas). A cidade é sobretudo hoje um destino turístico.

InformaçõesInformações práticas

Metereologia e previsões
O Serviço de Turismo de Bol
Endereço: Porat bolskih pomoraca b.b. (sobre o frente de mar, à extremidade do cais) - HR-21420 Bol

Horários: 8:30 - 14:00 (22 h em verão).

Telefone: 00.385 (0) 21.635.638

Sítio Internet: www.bol.hr

Os Transportes Rodoviários
Junta-se-se a Bol em automóvel por uma estrada sinueuse. Chegado à Bol, vale melhor evitar comprometer-se estreitas nas pistas do velho porto: corre o risco-se de continuar a ser bloqueado ou de conduzir sobre o molhe.

A estação rodoviária é situada no oeste da entrada do porto, à 15 Mn à pé da praia de Zlatni Rato.

Os Transportes Marítimos
O catamarã Split-Bol-Jelsa à Bol. Clicar para ampliar a imagem.Bol ligar várias vezes por dia à Split e de Jelsa (ilha de Hvar) por uma linha de catamarã do Jadrolinija entre Split e Jelsa, que faz escala à Bol; trata-se de um navio rápido para passageiros apenas.

Os horários do catamarã. Clicar para ampliar a imagem.Horários sobre o sítio da companhia Jadrolinija.

Car-ferries entre Split e Supetar (à 35 Km) permitem chegar em automóvel até a Bol.

O catamarã Split-Bol-Jelsa à Bol. Clicar para ampliar a imagem.O catamarã Split-Bol-Jelsa à Bol. Clicar para ampliar a imagem.
Os Transportes Aéreos
Bol situa-se apenas em 15 Km do pequeno aeroporto internacional de Brač (Zračna luka Brač). Algumas ligações existem - em sobretudo verão - com Zagreb e algumas cidades européias (Graz et cetera).

Trata-se de um aeródromo militar construído em 1993 durante a guerra da Jugoslávia, e utilizado para o tráfego comercial desde 1995.

HotéisHotéis
O Hotel Bluesun Elaphusa
Um hotel 4 estrelas superior situado perto da praia de Zlatni Rato.
O hotel Elaphusa visto desde Vidova Gora. Clicar para ampliar a imagem.
RestaurantesRestaurantes
Sobre o caminho costeiro que efectua ao mosteiro dominicano este café é uma verdadeira abra de paz.
Café ao leste de Bol (autor Kelovy). Clicar para ampliar a imagem.

Outros assuntosOutros assuntos

Filiação do assunto
Assuntos mais detalhados
A aldeia de Murvica, ilha de Brač em Croácia
Assuntos próximos
Mapa interactivo da ilha de Brać em Croácia
A cidade de Supetar, ilha de Brač em Croácia
A cidade de Postira, ilha de Brač em Croácia
A cidade de Pučišća, ilha de Brač em Croácia
A cidade de Selca, ilha de Brač em Croácia
A cidade de Bol, ilha de Brač em Croácia
A cidade de Nerežišća, ilha de Brač em Croácia
A cidade de Milna, ilha de Brač em Croácia
A cidade de Sutivan, ilha de Brač em Croácia
Assuntos mais largos
Croácia
O condado Split-Dalmácia em Croácia - Brochura Dalmácia central (PDF)
O condado Split-Dalmácia em Croácia - Brochura o Zagora dálmata (PDF)
O condado Split-Dalmácia em Croácia - Brochura Ilhas (PDF)
A cidade de Split na Croácia
O rio Cetina na Croácia
A cidade de Omiš na Croácia
A Riviera de Makarska na Croácia
O parque natural do Biokovo na Croácia
A ilha de Brač em Croácia
A ilha de Hvar em Croácia
[Assunto precedente] [Assunto ascendente] [Assunto seguinte] [Página inicial] [Croácia] [Via Gallica]
Buscar sobre este Sítio
Buscar sobre a Tela
Recomendar esta página
Recomendar este sítio
AlbanieAllemagneAngleterreArméniePays basqueBiélorussieBulgarieCatalogneCroatieDanemarkEspagneEstonieFinlandeFranceGalicePays de GallesGéorgieGrèceHongrieIrlandeIslandeItalieEmpire romainLettonieLithuanieMacédoineMalteNorvègePays-BasPolognePortugalRoumanieRussieSerbieSlovaquieSlovénieSuèdeTchéquieUkraïne
Se atingir este quadro diretamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.