Menu deste sítio

A aldeia de Murvica, ilha de Brač em Croácia

Página editada
Rubricas[Fotos] [Apresentação] [Localização] [Visitas] [Cultura] [Informações práticas] [Outros assuntos]

[Croácia] [Assunto ascendente] [Via Gallica]

ApresentaçãoApresentação

Apresentação geralGeneralidades
Murvica é uma aldeola de cerca de dezenas de habitantes situada sobre a costa do sul da ilha de Brač na Croácia.

Murvica faz parte da comuna de Bol no condado Split-Dalmácia.

Murvica é um excelente ponto de partida para explorar as colónias monastiques que foram criadas nos arredores século X.

EtimologiaEtimologia
O topónimo de Murvica provem do nome do arbusto “murva”, a amora à amoras, de resto chamado “morre” antigo franceses (do latino morum).

Sob a República de Veneza, Murvica nomeava-se em italiano Murvizza.

SituaçãoSituação

Murvica é distante de 6 Km do centro de Taça; desde Bol, uma estrada carrossable contorna a costa para o oeste até a Murvica.

A aldeia encontra-se bastante distante da margem - para ser ao abrigo dos ataques de piratas, como muitas localidades - abaixo das cavernas karstiques do maciço de Vidova Gora.

A aldeia de Murvica (autor Kelovy). Clicar para ampliar a imagem.

VisitasVisitas

A Caverna de Drakonjina (Drakonjina Špilja) ou Caverna do Dragão (Zmajeva Špilja)
A Caverna do Dragão (en croate Zmajeva Špilja ou Zmajeva Pecina) também é nomeada Caverna de Drakonjina (Drakonjina Špilja), do latino draco-draconis, dragão. É chamada assim devido misteriosa à uma escultura bas-relief que representa um dragão descoberta dentro. É uma caverna de 20 metros de profundidade, dividida em quatro salas que constituiam um mosteiro e uma igreja.
A caverna do Dragão (auteur Roni Marinovic). Clicar para ampliar a imagem em Flickr (novo guia).Na primeira sala da caverna encontra-se uma capela, a capela Nossa Senhora e um altar escavados no balanço. Esta capela foi edificada século X moines glagolitiques que desejavam estabelecer-se numa lugar inacessível para proteger-se dos Turcos otomanos. Nessa época, os exércitos otomanos com efeito tinham invadido as terras croatas sobre o continente, para além do canal de Brač, forçando as comunidades cristãs a fujir; colónias monastiques que vêm de Poljica encontraram refúgio nestas cavernas karstiques acima Murvica. Já que estas ordens monastiques eram érémitiques, vivendo uma vida ascética de oração solitária, estas cavernas isoladas, além de fornecer cachette certo, eram uma escolha lógica para estabelecer-se.

Escultura do Dragão. Clicar para ampliar a imagem.A caverna é esculpida de motivos fantásticos que representam cenas do Livro da Divulgação do Novo Testamento, igualmente conhecido como o Apocalypse. O Apocalypse é uma alegoria da luta entre o bem e o mal brincado por personagens como animais à cabeças múltiplos, um dragão representa Satan e o Cordeiro héroïque.

Sobre a parede de esquerda, ao oeste, encontra-se a escultura mais impressionante que deu o seu nome à caverna, a de um dragão, a boca boquiaberta, com um leão deitado acima a sua cabeça. Sobre o lado é, acima as pequenas capelas encontram-se figuras humanas, cujo uma simboliza a lua, e pássaros sobre os seus ninhos.

Sobre as paredes, muito ao redor, encontram-se buracos de diferentes formas e, à base, sedes de pedra. A caverna possui também cisternas de água, túmulos e nichos para a oração solitária.

Os cientistas colocam-se muitas questões a propósito deeste sítio misterioso; a maior parte entre eles pensa que contem elementos pagãos mythologie eslavo que coexiste com uma iconografia cristã. Mas estas esculturas, tão potentes e assim executadas bem, são certamente a obra de um soberano talhador de pedra.

A caverna do Dragão (autor Marilyn Cvitanic). Clicar para ampliar a imagem em Flickr (novo guia).A caverna do Dragão (auteur Roni Marinovic). Clicar para ampliar a imagem em Flickr (novo guia).A caverna do Dragão (autor Shana). Clicar para ampliar a imagem em Flickr (novo guia).
Visita:

A Caverna do Dragão encontra-se à cerca de 200 m acima Murvica, escondido à 300 m sob mais a elevada cimeira de Brač; um caminho bastante duro permite juntar-se à caverna desde Murvica numa vintena de minutos. Desde Bol a caverna é de 2 horas de degrau: prever uma excursão de um meio dia. Em recompensa, a caverna do Dragão oferece uma vista magnífica sobre a ilha de Hvar.

Uma vez aberta à visita, a caverna foi danificada e pilhada: doravante é fechada por uma porta de ferro; as visitas podem ser feitas apenas sobre encontros pelo menos 24 horas de antemão com um guia que à chave: Zoran (telefone: 091.514 9787); tarifa: 50 kunas por pessoa.

O Porto de Dračeva (Dračeva luka)
Manuscrito provindo ermitage. Clicar para ampliar a imagem.Acima do porto de Dračeva, pode-se ver uma igreja século X que foi a igreja antigo ermitage de Dračeva Luka. As abóbadas do interior são formadas do balanço natural de uma caverna. A fachada apresenta um portal ao aspecto característico, rosace e clocher tipicamente dálmata.

Outros assuntosOutros assuntos

Filiação do assunto
Assuntos mais detalhados
Assuntos próximos
Assuntos mais largos
Croácia
Mapa interactivo da ilha de Brać em Croácia
A cidade de Supetar, ilha de Brač em Croácia
A cidade de Postira, ilha de Brač em Croácia
A cidade de Pučišća, ilha de Brač em Croácia
A cidade de Selca, ilha de Brač em Croácia
A cidade de Bol, ilha de Brač em Croácia
A cidade de Nerežišća, ilha de Brač em Croácia
A cidade de Milna, ilha de Brač em Croácia
A cidade de Sutivan, ilha de Brač em Croácia

š

[Assunto ascendente] [Página inicial] [Croácia] [Via Gallica]
Buscar sobre este Sítio
Buscar sobre a Tela
Recomendar esta página
Recomendar este sítio
AlbanieAllemagneAngleterreArméniePays basqueBiélorussieBulgarieCatalogneCroatieDanemarkEspagneEstonieFinlandeFranceGalicePays de GallesGéorgieGrèceHongrieIrlandeIslandeItalieEmpire romainLettonieLithuanieMacédoineMalteNorvègePays-BasPolognePortugalRoumanieRussieSerbieSlovaquieSlovénieSuèdeTchéquieUkraïne
Se atingir este quadro diretamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.