Menu deste sítio

A cidade de Baška Voda na Croácia

Página editada
Rubricas[Fotos] [Apresentação] [Localização] [Visitas] [Cultura] [Informações práticas] [Outros assuntos]

[Assunto precedente] [Croácia] [Assunto ascendente] [Assunto seguinte] [Via Gallica]

ApresentaçãoApresentação

Apresentação geralGeneralidades
Escudo de Baska Voda. Clicar para ampliar a imagem.Baška Voda é uma pequena cidade costeira da Croácia, cerca de de 3000 habitantes.

Este antigo porto de pesca tornou-se principalmente um destino turístico, em especial desde a construção em 1968 da estrada nacional croata (Magistrala). É a mais importante estação, em termos de números turistas, riviera de Makarska.

Baška Voda é também um município que compreende cinco aldeias: Bast, Baska Voda, Bratus, Krvavica et Promajna. O município faz parte do condado Split-Dalmácia, ou seja Dalmácia central.

Baška Voda ao pé do Biokovo. Clicar para ampliar a imagem.Bâška Voda beneficia de atracções turísticas importantes: para além das suas praias e o seu porto, que dá acessos às ilhas muito próximas de Brač e Hvar, possui uma parte traseira país propício aos passeios na natureza preservada do parque natural do Biokovo.

O seu clima é o mais agradável: os principais ventos da região são o bora, o sirocco (o vento do Sul) e o mistral. O bora, o vento do nordeste, sopra em rabanadas orageuses do nordeste e refresca o ar ambiental, tornando a temperatura mais agradável, e melhora a visibilidade.

Os promotores do turismo local gostam de citar um grande médico, o Dr. Anđelo Antun Frari, que, em 1840, descrevia Baška Voda como:

“… um lugar onde todo respira a vida e a força, onde mesmo morrendo-o reanimam. ”
EtimologiaEtimologia
O topónimo de Baška Voda tem provavelmente uma origem mitológica que proviria de Biston, o fundador mythique do belliqueuse tribo thrace do Bistones. Biston era o filho de Ares, o Deus grego da guerra (Março para os Romanos), e déesse Kallirrhoè (καλλί-ρρόη, “a par bonita”), protector das águas. Símbolos estes divinités são visíveis perto da fonte de Baška Voda.

Voda significa “água” em croata.

Em italiano, Baška Voda nomeava-se de resto Porto Bestonio.

SituaçãoSituação

Baska Voda ao pé do Biokovo (autor Ostrovski Vladimir Kiev). Clicar para ampliar a imagem.Baška Voda e Brela. Clicar para ampliar a imagem.
Baška Voda é situado na parte ocidental do muito turístico “Riviera de Makarska” à 9,5 Km ao noroeste da cidade de Makarska Dalmácia central.

A cidade encontra-se sobre o litoral do Adriático, ao pé do Monte São Elias (Sveti Ilija) (1 640 m) majestueux no maciço do Biokovo.

Baška Voda encontra-se à 50 Km ao sudeste da cidade de Split, e 170 Km ao noroeste da de Dubrovnik.

Coordenadas geográficas:

latitude 43° 21 ' N; longitude 16° 57 ' E.

O Biokovo que domina Baška Voda. Clicar para ampliar a imagem.

VisitasVisitas

Plano de Baska Voda. Clicar para ampliar a imagem.Porto (autor Ostrovski Vladimir Kiev). Clicar para ampliar a imagem.O monte São Elias acima Baška Voda. Clicar para ampliar a imagem.
A costa ao norte de Baška Voda. Clicar para ampliar a imagem.Baška Voda e Brela. Clicar para ampliar a imagem.Baška Voda visto desde o mar. Clicar para ampliar a imagem.
A Igreja São Lourenço (Crkva Sveti Lovro)
Igreja São Lourenço (autor Ostrovski Vladimir Kiev). Clicar para ampliar a imagem.A igreja São Lourenço (Crkva Svetog Lovre) é uma igreja de estilo barroco tardio construída em 1750; ocupa provavelmente o lugar de edifícios religiosos mais antigos.

O dia São Lourenço - o 10 de Outubro - realiza-se à Baška Voda um festival “de klapa”, os cantos do bordo de mar da região de Makarska.

A Igreja São Nicolau (Crkva Sveti Nikola)
Igreja São Nicolau (autor Ostrovski Vladimir Kiev). Clicar para ampliar a imagem.A igreja São Nicolau (Crkva Svetog Nikole) foi terminada e consagrada em 1889 para substituir a igreja São Lourenço que tem-se tornado demasiado pequena para acolher a população sempre mais numeroso Baška Voda. É uma igreja de estilo néoromânico dedicado à santo Nicolas, o santo proprietário da cidade. A igreja possui muito um bonito campanile.

A igreja é o teatro de festas religiosas como procession da Sexta-feira Santa e a festa do Nicolas - o 6 de Dezembro.

Uma centena de anos após a sua construção, a igreja São Nicolau foi renovada inteiramente e recibo de preciosos vitrais, obras de Josip Botteri Dini (1987), e dos quadros do Caminho de Cruzes realizados por Josip Biffel (1989).

O adro da igreja protege um monumento dedicado ao Feliz Cardeal Alojzije Stepinac (1898-1960), màrtir croata do regime socialocomunista “jugoslavo”; é uma obra de Domagoj Kaan (2009).

A Igreja São Roque (Crkva Sveti Roko)
A igreja São Roque data século X.
As Ruínas de Gradina
Objectos arqueológicos encontrados à Gradina. Clicar para ampliar a imagem.A razão principal da colonização da região de Baška Voda foi a presença de uma fonte de água potável (voda significa água), situada sobre as alturas de Gradina, ao centro da localidade actual. A possessão desta fonte dava lugar à numerosos conflitos oponentes diferentes tribos: a colónia dut ser fortificado, com remparts de pedras secas, a fim de proteger a fonte.

Os vestígios desta colónia são ainda visíveis e descobertas arqueológicas importantes puderam ser feitas lá. Trata-se nomeadamente de sítios de enterro de urnas, lâmpadas, jóias, peças de moeda effigie Alexandre Severo Aurélien (221-235 após J. - C.) e de pedras tumulares que levam os nomes de treze dos primeiros habitantes de Baška Voda; mais bonita comemora um jovem rapaz chamado Ursinus, morrido em naufrage entre 100 e 150 após J. - C.

O Porto
Anteriormente aldeia de pescadores e de Marín, Baška Voda tornou-se uma cidade turística e o porto, uma marina; muitas embarcações de pesca foram convertidas em embarcações de excursão para as ilhas próximas de Brač e Hvar.
O porto. Clicar para ampliar a imagem.O porto. Clicar para ampliar a imagem em Adobe Stock (novo guia).Porto. Clicar para ampliar a imagem.
Porto. Clicar para ampliar a imagem em Adobe Stock (novo guia).Porto. Clicar para ampliar a imagem.Porto. Clicar para ampliar a imagem.
A Estátua de São Nicolau
Estátua de santo Nicolas. Clicar para ampliar a imagem.À entrada do porto, a estátua de bronze de santo Nicolas acolhe os viajantes que vêm do mar. São Nicolau, santo proprietário dos Marín e dos viajantes, é também o protector da cidade de Baška Voda.

A estátua é uma obra de Mladen Mikulin (1998).

Estátua de santo Nicolas (autor Ostrovski Vladimir Kiev). Clicar para ampliar a imagem.

As Praias
A praia de Baška Voda. Clicar para ampliar a imagem.A praia. Clicar para ampliar a imagem.O passeio costeiro ao Sul de Baška Voda. Clicar para ampliar a imagem.
Os Passeios à Baška Voda
Plano dos arredores de Baska Voda. Clicar para ampliar a imagem.Ver os itinerários de passeios à página Riviera de Makarska.
A Aldeia de Bast
A pequena aldeia de Bast é situada em 2 Km ao leste de Baška Voda; Bast é aninhado ao pé do Monte São Elias em redor de uma fonte de água suave. O topónimo de Bast proviria de Biston (ver à rubrica etimologia).

Esta aldeia é da repopulação de Baška Voda: no fim do XVIIe século, após a expulsão do Otomanos (1684), os seus habitantes deixaram as inclinações da montanha e desceram sobre a costa.

Bast possui uma igreja século X, a igreja São Roque de estilo gótico, e uma igreja de estilo barroco tardio, a igreja da Suposição da Virgem Maria, datando de 1636.

A Aldeia de Promajna
A aldeia de Promajna encontra-se à 4 Km ao sudeste de Baška Voda. A aldeia é dominada clocher da igreja dos Santos que data de 1999.
O Biokovo que domina Baška Voda. Clicar para ampliar a imagem.A aldeia de Promajna. Clicar para ampliar a imagem.Entre Baška Voda e Promajna. Clicar para ampliar a imagem.

História e tradiçõesHistória, literatura, artes, tradições, legendas, religiões, mitos, símbolos…

HistóriaHistória
Tabula peutingeriana. Clicar para ampliar a imagem.Na Antiguidade encontra-se, ao lugar de Baška Voda, a localidade de Aronia: a Mesa de Peutinger menciona a existência de uma cidade nomeada Aronia à esta lugar. A Mesa de Peutinger (Tabula Peutingeriana) é uma cópia século X de um antigo mapa romano em que figuram as estradas e as cidades principais do Império romano.

Na Antiguidade tardia, do fim do IVe século V, a localidade de Gradina é agitada pelas penetrações dos povos bárbaras de Avars.

Século V, os Eslavos apreendem-se da localidade e esta cessa existir.

Durante o milénio seguinte nenhum vestígio de vida organizado subsiste ao longo da costa. É provável que só há, conduzindo as manadas beber à fonte.

No fim ao XVIIe século, quando a ameaça dos piratas termina e posterior os Otomanos são caçados (1684), a população volta sobre a costa e estabelece progressivamente uma nova colónia, Baška Voda.

Baška Voda é mencionado primeira vez em 1688, sob o nome “de Basca”, sobre o mapa geográfico de Vincenzo Coronelli, como pequena aldeia viva da agricultura e a pesca.

InformaçõesInformações práticas

Metereologia e previsões
O Serviço de Turismo
Endereço: Obala SV. Nikole 31, HR-21320 Baška Voda

Telefone: 00.385.620 713

Excursões em mar
Excursões em mar, tipicamente à destino da ilha de Hvar (Jelsa) e a ilha de Brač (Taça), são organizadas à partida de Baška Voda.
Excursão em mar. Clicar para ampliar a imagem.Excursão em mar. Clicar para ampliar a imagem.
HotéisHotéis
RestaurantesRestaurantes
“O peka” do Biokovo
O Peka do Biokovo. Clicar para ampliar a imagem.Carnes diversas com batatas cozidas sob “o peka”, uma tampa de ferro na forma de sino, que abrange-se braises.

Põe-se num fogão especial os pedaços de carne de vitelo, de cordeiro e de frango, as salsichas do país e as batatas descascadas. Equipa-se o conjunto com pedaços de presunto dálmata, da cebola cortada em discos e as folhas de louro; abrange-se o todo com “o peka”, que abrange-se braises e faz-se cozer a carne durante uma hora e meia. O prato é servido com salade verde.

Ingredientes (para 6 pessoas): ½ Kg de carne de cordeiro, ½ de frango agrícola, ½ Kg de carne de vitelo, 3 pares de salsichas do país, 200 g de batatas descascadas, ½ couve, 1 cebola, de sal e pimenta, 1 dl de caldo de boi.

Outros assuntosOutros assuntos

Filiação do assunto
Assuntos mais detalhados
Assuntos próximos
A cidade de Brela na Croácia
A cidade de Baška Voda na Croácia
A cidade de Makarska na Croácia
Assuntos mais largos
Croácia
O condado Split-Dalmácia em Croácia - Brochura Dalmácia central (PDF)
O condado Split-Dalmácia em Croácia - Brochura o Zagora dálmata (PDF)
O condado Split-Dalmácia em Croácia - Brochura Ilhas (PDF)
A cidade de Split na Croácia
O rio Cetina na Croácia
A cidade de Omiš na Croácia
A Riviera de Makarska na Croácia
O parque natural do Biokovo na Croácia
A ilha de Brač em Croácia
A ilha de Hvar em Croácia
[Assunto precedente] [Assunto ascendente] [Assunto seguinte] [Página inicial] [Croácia] [Via Gallica]
Buscar sobre este Sítio
Buscar sobre a Tela
Recomendar esta página
Recomendar este sítio
AlbanieAllemagneAngleterreArméniePays basqueBiélorussieBulgarieCatalogneCroatieDanemarkEspagneEstonieFinlandeFranceGalicePays de GallesGéorgieGrèceHongrieIrlandeIslandeItalieEmpire romainLettonieLithuanieMacédoineMalteNorvègePays-BasPolognePortugalRoumanieRussieSerbieSlovaquieSlovénieSuèdeTchéquieUkraïne
Se atingir este quadro diretamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.