Menu deste sítio

A aldeia de Splitska, ilha de Brač em Croácia

Página editada
Rubricas[Fotos] [Apresentação] [Localização] [Visitas] [Cultura] [Informações práticas] [Outros assuntos]

[Assunto precedente] [Croácia] [Assunto ascendente] [Assunto seguinte] [Via Gallica]

ApresentaçãoApresentação

Apresentação geralGeneralidades
Splitska é uma aldeia costeira da ilha de Brač na Croácia cerca de de 400 habitantes; este pequeno porto é bloqueado estreita numa incisura das colinas.

Administrativamente, Splitska pertence à comuna de Supetar no condado Split-Dalmácia.

EtimologiaEtimologia
O topónimo Splitska é derivado de Split, a cidade que lhe faz face sobre o continente. A terminação “- ska” significa o porto de Split. À época romana, as pedras da ilha de Brač eram encarregadas à Splitska para ser transportadas para Split e Salona.

Em italiano Splitska nomeia-se levou di Spalato (Porta de Split).

SituaçãoSituação

Splitska é situado sobre a costa nordeste da ilha de Brač, sobre uma pequena baía calma envolvida de uma floresta de pinhos.

Pela estrada costeira regional, o porto é à uma distância de 7 Km ao leste da capital da ilha, Supetar, e à 3 Km ao oeste de Postira.

Splitska encontra-se à 25 Km do aeroporto da ilha de Brač, e 35 Km da estação balnéaire conhecida de Taça.

A aldeia histórica de Škrip, tradicionalmente muito ligado à Splitska, é à 4 Km ao Sul, por uma pequena estrada que monta através das colinas.

VisitasVisitas

A igreja Santa Maria (autor Gaetano56). Clicar para ampliar a imagem.A baía de Splitska (autor Clonath). Clicar para ampliar a imagem.Splitska é exposto parcialmente ao vento do norte de modo que as casas, reunidas em redor da igreja e os fortes, entassent sobre o flanco ensolarado da colina que expõe as suas fachadas pitorescas ao sol.
A Igreja do Feliz Virgem Maria de Stomorina (Crkva Posvećena Blaženoj Djevici Mariji u Stomorni)
A igreja Santa Maria (autor Poljezicanin). Clicar para ampliar a imagem.A igreja consagrada ao Feliz Virgem Maria de Stomorina (deformado do latino Sancta Maria) foi construída sobre as fundações de uma igreja mais antiga que data de 1228.

A nova igreja foi construída em parte com pedras recuperadas basicamente da baía: estas pedras, destinadas ao palácio de Diocleciano à Split, tinham vazado acidentalmente aquando do carregamento sobre os navios.

O altar apresenta um retable notável, “a Virgem com os Santos”, pinta em 1577 por Leandro Bassano, pintor veneziano Renaissance.

O Castelo de Cerinić
O castelo da família Cerinić foi construído em 1577 por Mihajlo Cerinić, um nobre dálmata da cidade de Škrip, para opôr-se à invasão turca. O castelo é situado no centro da aldeia; é composto de três construções ligar entre si em redor de uma elevada volta de defesa.

Está ainda estado hoje, e a varanda sem pavimento, que era destinado de derramar óleo bouillante sobre os assaltantes, é ainda visível.

O Porto
A igreja Santa Maria (autor Clonath). Clicar para ampliar a imagem.Splitska era o porto a partir do qual a pedra da ilha de Brač era transportada à Split para a construção do palácio de Diocleciano.
A Carreira de Rasohe
A carreira de pedra de Rasohe é uma da carreira romanos onde foi extraída a pedra com a qual foi construído o palácio de Diocleciano à Split.

Se pode-se ver, gravado no balanço, uma representação rústica Hercule (Héraclès), o personagem e demi-dieu mais importante da época romana sobre Brač.

A carreira de Rasohe, hoje desafectada, é situada cerca de em 800 m, em direcção do vale, da estrada principal que passa à Splitska; desde a aldeia, é necessário cerca de 20 Mn para tornar-se à pé.

História e tradiçõesHistória, literatura, artes, tradições, legendas, religiões, mitos, símbolos…

HistóriaHistória
A aldeia foi criada pelos Romanos, que extraía famosa a pedra branca de Brač utilizado para construir o palácio de Diocleciano à Split e para numerosas outras construções em toda a Europa.

Os primeiros habitantes croatas de Splitska vieram de Škrip, uma aldeia situada acima Splitska. Renovaram a antiga igreja Santa Maria (Sveta Marija), mas, século X, duram abandonar a aldeia devido à ameaça dos piratas de Omiš que destruíram Splitska.

O perigo causado pelos piratas cessou nos anos 1444, e Splitska foi reconstrói e desenvolveu-se durante do século X. O nome da aldeia foi mencionado primeira vez nos anos 1577, quando Mihajlo Cerinić houve um pequeno castelo.

EconomiaEconomia
As actividades económicas de Splitska continuam a cultura da oliveira e a vinha, e, cada vez mais, o turismo.

InformaçõesInformações práticas

Metereologia e previsões
HotéisHotéis
Não há hotéis à Splitska mas o alojamento é possível em câmaras privadas e apartamentos.

Outros assuntosOutros assuntos

Filiação do assunto
Assuntos mais detalhados
Assuntos próximos
A aldeia de Škrip, ilha de Brač em Croácia
A aldeia de Splitska, ilha de Brač em Croácia
A aldeia de Mirca, ilha de Brač em Croácia
Assuntos mais largos
Croácia
Mapa interactivo da ilha de Brać em Croácia
A cidade de Supetar, ilha de Brač em Croácia
A cidade de Postira, ilha de Brač em Croácia
A cidade de Pučišća, ilha de Brač em Croácia
A cidade de Selca, ilha de Brač em Croácia
A cidade de Bol, ilha de Brač em Croácia
A cidade de Nerežišća, ilha de Brač em Croácia
A cidade de Milna, ilha de Brač em Croácia
A cidade de Sutivan, ilha de Brač em Croácia
[Assunto precedente] [Assunto ascendente] [Assunto seguinte] [Página inicial] [Croácia] [Via Gallica]
Buscar sobre este Sítio
Buscar sobre a Tela
Recomendar esta página
Recomendar este sítio
AlbanieAllemagneAngleterreArméniePays basqueBiélorussieBulgarieCatalogneCroatieDanemarkEspagneEstonieFinlandeFranceGalicePays de GallesGéorgieGrèceHongrieIrlandeIslandeItalieEmpire romainLettonieLithuanieMacédoineMalteNorvègePays-BasPolognePortugalRoumanieRussieSerbieSlovaquieSlovénieSuèdeTchéquieUkraïne
Se atingir este quadro diretamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.