Menu deste sítio

A acrópole de Lindos, Rodes

Página editada
Rubricas[Fotos] [Apresentação] [Localização] [Visitas] [Cultura] [Informações práticas] [Outros assuntos]

[Grécia] [Assunto ascendente] [Assunto seguinte] [Via Gallica]

FotografiasFotografias

A acrópole de Lindos à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.Visto sobre a baía de São Paulo desde a acrópole de Lindos à Rodes. Clicar para ampliar a imagem em Adobe Stock (novo guia).Templo de Athéna Lindia da acrópole de Lindos à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.

ApresentaçãoApresentação

Apresentação geralGeneralidades
A acrópole de Lindos à Rodes, de noite. Clicar para ampliar a imagem.A acrópole de Lindos é certamente sítio arqueológico mais interessante de Rodes; atrai do mundo inteiro milhares de visitantes cada ano.

SituaçãoSituação

A acrópole de Lindos é situada à cimeira, formando uma bandeja triangular, de um balanço de 125 metros de parte superior.
Ensaio de reconstituição da acrópole de Lindos à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.A acrópole de Lindos à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.A acrópole de Lindos à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.
Vista da costa desde a acrópole de Lindos à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.Visto desde a acrópole de Lindos à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.A acrópole de Lindos à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.
O lado do sul da Acrópole oferece uma vista espetacular sobre a bonita Baía de Saint Paul, desde uma altura de 170 metros.
Visto sobre o golfo desde a acrópole de Lindos à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.Golfo visto desde a acrópole de Lindos à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.Penhasco da acrópole de Lindos à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.
Côordenadas: latitude: 36.091635 (36° 5 ' 29.9”) N; longitude: 28.08805 (28° 5 ' 17.0”) E

VisitasVisitas

A acrópole
A acrópole de Lindos à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.Entrada da acrópole de Lindos à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.Muito difícil de acessos, único escadas lado norte permitem atingir a parte inferior dos muralhas do castelo construído pelos Cavaleiros, e pela acrópole.

A acrópole é cercada de um muro hellénistique contemporâneo da escada que efectua à entrada do sítio arqueológico. É uma construção com cuidado feita com juntas verticais e horizontais. Um muro protegeu a acrópole após a guerra persa. Uma inscrição romana menciona que reparar foi feitos às expensas de P. Aelius Hagetor, o padre de Athéna (IIe século antes de J. - C.).

Visto sobre o golfo desde a acrópole de Lindos à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.Visto sobre o golfo desde a acrópole de Lindos à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.A acrópole de Lindos à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.
Visto sobre a baía de São Paulo desde a acrópole de Lindos à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.A acrópole de Lindos à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.Visto sobre a baía de São Paulo desde a acrópole de Lindos à Rodes. Clicar para ampliar a imagem em Adobe Stock (novo guia).
Ensaio de reconstituição da acrópole de Lindos à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.Em parte superior das escadas encontram-se as construções do palácio e a capela gótico; por uma passagem abobadada sobre a esquerda, acede-se à acrópole: vinte colunas dóricos aumentadas marcam o lugar do stoa dórico; a escada monumental conduz propylées; seguidamente, descobre-se o pequeno santuário de Athéna Lindia.
Exèdre
Exèdre da acrópole de Lindos à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.Ao pé da Acrópole, antes de escalar os últimos degraus da grande escada ascendente à citadela, encontra-se exèdre semicircular e bas-relief que surpreende de 4,5 m dos quase 5 m, esculpido na pedra, figurante nos seus mais menores detalhes a proa “de um trimolia” (trirème, navio de guerra rápido de concepção de Rodes geralmente utilizado nessa época).

Exèdre da acrópole de Lindos à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.Datando do IIe século antes de J. - C., é, de acordo com uma inscrição gravada sobre a sua base, provavelmente uma obra esculpida de Rodes pelo Pythékritos (Pythacritos), à que é atribuída igualmente famosa “a Vitória Samothrace”, exposta ao museu do Louvre à Paris, que ocupava um sítio análogo à este.

 

Exèdre da acrópole de Lindos à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.Exèdre da acrópole de Lindos à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.Este bas-relief servia de pedestal à estátua, hoje perdida, do almirante Agesandros, o herói do mar, vencedor de uma batalha naval em 180 antes de J. - C.; bas-relief ligar à estátua de modo que o almirante aparece de pé sobre o seu barco.
O templo de Athéna
Visto sobre a costa desde as ruínas do templo de Athéna Lindia à Lindos à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.O templo de Athéna é situado basicamente, ligeiramente sobre a esquerda. Construído ao ponto o mais elevado possível do balanço, à uma lugar exposta aos olhares, fecha a perspectiva em escada, dado o stoa e propylées que casam com o movimento ascendente do terreno.

A acrópole de Lindos à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.

Asa do norte do pórtico do templo de Athéna da acrópole de Lindos à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.Colunas do templo de Athéna Lindia à Lindos à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.Ruínas do templo de Athéna Lindia à Lindos à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.
Ruínas do templo de Athéna Lindia à Lindos à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.Ruínas do templo de Athéna Lindia à Lindos à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.
A origem mítico do templo de Athéna
De acordo com a legenda, um culto préhellénique de Athéna Lindia tinha lugar ao lugar da Acrópole para 2500 antes de J. - C. (idade neolítico).

De acordo com a mitologia, ao XVe século antes de J. - C., Danaos (o pai do Danaïdes), deixando o Egipto com as suas 50 raparigas, refugiou-se à Lindos, lá erigiu um templo e, sequência ao falecimento de três das suas raparigas, consagrou uma estátua de madeiras à Athéna. Mas, de acordo com Blinkenberg, à origem, não havia templo, mas apenas um recinto consagrado ao qual Pindare faria alusão.

Contudo, é certo que o lugar de culto é antigo, como provam-no dos objectos que datam do Neolítico e o Mycénien, bem como as cavernas cultuelles escavadas sob o templo.

O templo de Cléobule
O tirano de Lindos, Cléobule (Kléoboulos), na primeira parte da Vida século antes de J. - C., fez substituir esta primeira construção por um edifício mais grande e de melhor qualidade e ofereceu uma coroa de ouro à estátua de madeiras já existente da deusa. Este templo arcaico tinha o mesmo plano anfiteatro prostyle tétrastyle dórico que o templo que lhe sucedeu; uma escada monumental de 7,50 m de larga dava acessos ao santuário, bem como um altar.
O templo atual
Face ante do templo de Athéna Lindia à Lindos à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.O templo atual, do qual pode-se visitar atualmente as ruínas, dedicado à Athéna Lindia, data do IVe século antes de J. - C., porque para 342 antes de J. - C., um incêndio destruiu o templo de Cléobule, e o Lindiens reconstruiu outro no fim o IVe do século, talvez para 300, antes de erigir uma nova estátua da deusa.

Templo de Athéna Lindia à Lindos à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.O novo templo foi munido propylées e uma escada monumental. Era um edifício à dois pórtico semelhantes e apresentando quatro colunas de estilo dórico sobre as fachadas antes e adia. O novo templo media cerca de 22 de cada 8 metros, e comportava classicamente as três peças enfilades “pronaos” (vestíbulo), “naos” (cella que protegem a estátua da deusa) e “opisthodomos” (arrière-salle que serve de tesouro). Era construído em pedra e abrangido de gesso. A parte superior, arquitrave e saliência, era pintada.

Ao IIIe século frontear J. - C., o culto de Zeus Polieus foi instaurado embora Athéna permanecesse a deusa principal do santuário.

Templo de Athena à Lindos à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.Durante a antiguidade, o templo de Athéna Lindia um dos sítios foi consagrado mais uma Grécia. Alexandre o Grande e certos seus houve sacrifícios sumptuosos e dedicou armas à Athéna Lindia sequência às suas vitórias.

Lindos permaneceu o grande centro religioso da ilha bem muito tempo ainda após a fundação da cidade de Rodes.

Templo de Athéna à Lindos à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.Templo de Athéna à Lindos à Rodes. Clicar para ampliar a imagem em Adobe Stock (novo guia).Templo de Athéna à Lindos à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.
Propylées
É durante a primeira metade do IIIe século antes de J. - C. que a zona consagrada do santuário foi fechada propylées de estilo dórico (ou seja um pórtico e um vestíbulo que dá acessos um templo) e que foram construídas as escadas monumentais.

Visto sobre o golfo desde a acrópole de Lindos à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.Propylées eram construídos na forma de U sobre o modelo propylées da Acrópole de Atenas e tidos a mesma orientação que o pórtico. O corpo principal era furado de cinco portas e precedido de um pórtico dórico. Um pórtico abria dupla uma perspectiva grandiosa, por um lado sobre o altar aos sacrifícios e o templo, do outro sobre o porto (Megalos Ialos) e o atual Charaki e cabo Archangèlos. Era enquadrado de duas asas dissymétriques que comportam salas de banquete decoradas de obras de arte, das quais as fachadas, comportando quatro colunas dóricos, reproduzia a do templo. Propylées eram construídos em pedra e pintados sobre a sua parte superior.

Permanece praticamente nada: único as fundações propylées são ainda visíveis.

Propylées da acrópole de Lindos à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.Propylées da acrópole de Lindos à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.Propylées da acrópole de Lindos à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.
Propylées da acrópole de Lindos à Rodes. Clicar para ampliar a imagem em Adobe Stock (novo guia).Propylées da acrópole de Lindos à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.
O grande stoa dórico
Asa do sul do pórtico da acrópole de Lindos à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.No fim o IIIe do século antes de J. - C., acrescentou-se à base das escadas um grande pórtico (Mégali Stoa) dórico ainda mais monumental que propylées.

Reconstituição do stoa da acrópole de Lindos à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.O grande stoa estava na forma de Π grego e abria-se para o norte; comportava um corpo central ornado de 26 colunas em fachada que enquadra a escada e duas asas simétricas em progresso. O stoa media 87 metros de longo sobre 9 de largo e contava em toda uma 42 colunas 21 dos quais foram aumentada nos anos 1936-1938.

Asa do sul do pórtico da acrópole de Lindos à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.O frente tétrastyle das asas laterais do stoa copiava o do templo; as asas tinham fachadas hexastyle (à seis colunas) e eram abrangidas de um teto. De trás cada asa do stoa abria-se uma sala. A sala da asa ocidental era seguida de três câmaras mais pequenas e a asa está por só uma. Eram empregadas para depositar as ofertas votives destinadas à deusa. Estas câmaras abriam-se sobre um tribunal interno peristilo com um pórtico sobre três dos seus lados. Se encontrava um altar.

O muro do stoa não era contínuo mas deixava um espaço de dez colunas para dar melhor uma vista das escadas que monta propylées.

Os arquitectos por conseguinte tinham jogado ao mesmo tempo sobre as passagens alternadas em zonas de sombra e de luz, a despregadura horizontal das colunatas, duplica-o réduplication da fachada do templo (2 vezes propylées, 2 vezes ao stoa), a subida para o santuário e a espera cheia de emoção do contato com a divindade.

Atrasado, para o ano 200 antes de J. - C., o quarto lado do tribunal foi fechado por um pórtico iónico.

Asa do sul do pórtico da acrópole de Lindos à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.A acrópole de Lindos à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.Escada efectuando ao grande pórtico da acrópole de Lindos à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.
Atrasado, a esplanada na frente do stoa foi prolongada e duas cisternas subterrâneas foram construídas a fim de reunir a água de chuva do teto do stoa e a escada propylée. Esta esplanada era apoiada por arcadas (Ierséculo antes de J. - C.) ainda claramente visível hoje.
Terraço da acrópole de Lindos à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.Arcadas do terraço da acrópole de Lindos à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.
O templo de Dioclétien
A acrópole de Lindos à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.Ao IIIe século após J. - C., os Romanos construíram sobre a acrópole um templo consagrado, pensa, ao imperador divinisé Dioclétien.
Ruínas do templo de Dioclétien da acrópole de Lindos à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.A acrópole de Lindos à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.A acrópole de Lindos à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.
O teatro antigo
Teatro antigo de Lindos à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.Sobre o flanco sudoeste da colina, sob o templo de Athéna mas fora da acrópole, libertou-se os vestígios de um teatro antigo do IVe século antes de J. - C. a orquestra circular e os degraus de bancada foram escavados na colina. Os proèdres, sedes honoríficos situadas em redor da orquestra e destinadas aos funcionários, são sempre visíveis. Os três primeiros alinhamentos eram reservados igualmente aos funcionários e muret separava-o do resto do degrau de bancada. No prolongamento da cena do teatro encontra-se uma construção cujas colunas apoiavam um teto que cerca um tribunal central ao livre ar. A entrada do lado noroeste possuia um pórtico munido de um alinhamento de colunas que suportam uma arquitrave. O teatro podia acolher de 1500 à 1700 espectadores e era destinado à cerimónias religiosas.

A um período posterior a lugar tem sido ocupada sucessivamente por três igrejas cristãs.

Teatro antigo de Lindos à Rodes. Clicar para ampliar a imagem em Adobe Stock (novo guia).

História e tradiçõesHistória, literatura, artes, tradições, legendas, religiões, mitos, símbolos…

HistóriaHistória
O sítio foi restaurado pelos Italianos aquando da sua dominação da ilha (1912-1943). A interpretação das ruínas da acrópole de Lindos deve-se aos arqueólogos dinamarqueses K.F. Kinch e Christian Blinkenberg do instituto de Carlsberg, que empreenderam as escavações ao início do XXe século.

Durante a escavação do stoa em 1914, das seções de muros e a parte inferior de sete colunas foram posto ao dia. De 1936 à 1938,21 das 42 colunas existentes foram re-erigir. Muros foram construídos parcialmente e o terraço foi recreado.

Escavação do stoa de Lindos à Rodes em 1914. Clicar para ampliar a imagem.Restauração do stoa da acrópole de Lindos à Rodes de 1936 à 1938. Clicar para ampliar a imagem.

InformaçõesInformações práticas

Generalidades
Visto sobre o golfo de Lindos à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.Burro da acrópole de Lindos à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.Escada da acrópole de Lindos à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.Acede-se à Acrópole por um caminho e escadas, à pé ou, até um certo ponto, costass de burro. Esta espora rochosa deve escalar-se antes de 9:00 da manhã, sob penalidade de enfrentar temperaturas de mais 45° em agosto.

A ida e volta toma cerca de 1:00

Telefone: 00 30.224.403 12 58

A acrópole de Lindos à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.

Observar o monte Krana que se elabora oposto da espora da acrópole (ao oeste): o seu flanco é escavado de túmulos, dos quais um de época hellénistique, que figura uma fachada de templo dórico. Pode-se escalar à cimeira do balanço para gozar do magnífico panorama (acessos desde o sudeste por uma pista da aldeia e um caminho).
Horas de visitaHoras de visita
Aberto de 8:00 à 18:40 de terça-feira a domingo desde julho até setembro e até a 15:00 desde outubro até junho.

Outros assuntosOutros assuntos

Filiação do assunto
Assuntos mais detalhados
Assuntos próximos
A acrópole de Lindos, Rodes
As fortificações de Lindos, de Rodes
A velha cidade de Lindos, Rodes
Assuntos mais largos
Grécia
A aldeia de Koskinou, Rodes
Os banhos de Kalithéa, Rodes
A aldeia de Kalithies, Rodes
A aldeia de Faliraki, Rodes
A aldeia de Psinthos, Rodes
A aldeia de Afantou, Rodes
A aldeia de Archipolis, Rodes
A aldeia de Kolympia, Rodes
O vale das sete fontes, Rodes
O mosteiro de Tsambikas, Rodes
A aldeia de Archangélos, Rodes
A aldeia de Charaki, Rodes
A aldeia de Kalathos, Rodes
A aldeia de Pylona, Rodes
A aldeia de Vlicha, Rodes
A cidade de Lindos, Rodes
A aldeia de Pefkos, Rodes
A aldeia de Lardos, Rodes
O mosteiro de Tharri, Rodes
[Assunto ascendente] [Assunto seguinte] [Página inicial] [Grécia] [Via Gallica]
Buscar sobre este Sítio
Buscar sobre a Tela
Recomendar esta página
Recomendar este sítio
Traduzir esta página
AlbanieAllemagneAngleterreArméniePays basqueBiélorussieBulgarieCatalogneCroatieDanemarkEspagneEstonieFinlandeFranceGalicePays de GallesGéorgieGrèceHongrieIrlandeIslandeItalieEmpire romainLettonieLithuanieMacédoineMalteNorvègePays-BasPolognePortugalRoumanieRussieSerbieSlovaquieSlovénieSuèdeTchéquieUkraïne
Se atingir este quadro diretamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.