AlbâniaAlemanhaInglaterraArméniaPaís bascoBielorússiaBulgáriaCatalunhaCroáciaDinamarcaEspanhaEstóniaFinlândiaFrançaGalizaPaís de GalesGeórgiaGréciaHungriaIrlandaIslândiaItáliaImpério romanoLetóniaLituâniaMacedóniaMaltaNoruegaPaíses BaixosPolóniaPortugalRoméniaRússiaSérviaEslováquiaEslovéniaSuéciaChéquiaUcrânia
Se atingir este quadro diretamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.
Busca personalizada

O pequeno vale das Borboletas, Rodes

[Assunto precedente] [Assunto ascendente] [Assunto seguinte] [Página inicial] [Grécia] [Via Gallica]
Rubricas[Fotos] [Apresentação] [Localização] [Visitas] [Cultura] [Informações práticas] [Outros assuntos]Página editada

FotografiasFotografias

O pequeno vale das borboletas à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.Cascata do pequeno vale das borboletas à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.Retido de água do pequeno vale das borboletas à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.
O pequeno vale das borboletas à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.O pequeno vale das borboletas à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.O pequeno vale das borboletas à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.

ApresentaçãoApresentação

Apresentação geralGeneralidades
O pequeno vale das borboletas à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.Painel de entrada do pequeno vale das borboletas à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.“O Vale das Borboletas”,Pétaloudès, (η κοιλάδα των πεταλούδων) é estreito vallon rochoso de um quilómetro de longo, húmido e muito arborizado, nomeadamente de pinhos e aliboufiers.

SituaçãoSituação

Folhas de aliboufier ao pequeno vale das borboletas à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.O Pequeno vale das Borboletas é situado à 24 Km de Rodes, sobre a costa ocidental dailha, dentro das terras.

Sobre a estrada costeira do oeste, entre as aldeias de Krémasti e Paradissi e não distante o sítio arqueológico de Camiros, tomará-se, à esquerda, a estrada que escala até famoso ao vale, à 4 Km. O estacionamento está ligeiramente ao desvio do sítio.

Côordenadas: latitude: 36.333174 (36° 19 ' 59.4”) N; longitude: 28.043675 (28° 2 ' 37.2”) E

VisitasVisitas

O pequeno vale das borboletas à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.O Pequeno vale das Borboletas é uma lugar florestal de uma notável beleza, com cascatas, lagos, riachos, pontes estreitas de madeiras e caminhos protegidos que trazem frescor e calmo.
O pequeno vale das borboletas à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.O pequeno vale das borboletas à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.O pequeno vale das borboletas à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.
Durante os meses de verão, desde junho até setembro, este pequeno vale protege impressionantes umas nuvoes de borboletas vermelhas e morenas, atraídas suave pelo perfume das folhas de aliboufiers. Quando passeia-se-se sobre o caminho grimpant ao longo da torrente, não se vê nada: é necessário aproximar-se balanços ou moita para descobrir estas borboletas. Mas, mais menor ao barulho, dos milhões de borboletas soltam-se por nuvoes das folhas das árvores e os moita.
O pequeno vale das borboletas à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.O pequeno vale das borboletas à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.
Ciclo de vida do lascamento matizado ao pequeno vale das borboletas à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.As borboletas que vivem nestas despesas pequeno vale pertencem à espécie escama matizadas (Callimorpha quadripunctaria, syn. Euplagia quadripunctaria) (Callimorpha= “na forma de lascamento”,quadripunctaria= “à 4 pontos”). De cor morenos escuros quando são postos, os lascamentos matizados mostram em voo coloridos preto, moreno, branco e vermelho.

É para o fim do verão que tem lugar a postura; em abril, as lagartas rolantes desabrocham, e, após a metamorfose, que ocorre em junho, as borboletas passam o verão no pequeno vale.

A presença desta espécie de borboleta nesta lugar precisa de Rodes explica-se por uma particularidade botânica: é o único sítio de Rodes onde empurram aliboufiers cuja seiva balsâmica atrai estas borboletas.

A população de lascamento matizada diminuiu fortemente nos últimos anos devido à frequentação do sítio.

PE crisálidas de lascamento matizado ao pequeno vale das borboletas à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.PE crisálida de lascamento matizada ao pequeno vale das borboletas à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.Lascamento matizado ao pequeno vale das borboletas à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.
Os aliboufiers (Styrax officinalis) segregam uma resina (“storax” ou “benjoin”) muito apreciada em perfumaria e farmácia, que tem o odor da baunilha e que é utilizadas pelas igrejas locais para a fabricação do incenso. O nome “storax” serve também impropriamente a designar a resina do liquidambar.
Aliboufier, tábua de identificação de Koehler. Clicar para ampliar a imagem.Aliboufier, pequeno vale das borboletas à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.O pequeno vale das borboletas à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.

InformaçõesInformações práticas

Generalidades
GR - 651 06 Kató Kalamónas

Telefone: 00 30 22410 23.255

Horas de visitaHoras de visita
Cerâmica ao pequeno vale das borboletas à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.Períodos de abertura desde julho até agosto: de 8:00 à 19:00; desde maio até junho e em setembro: de 8:00 à 18:00; abril e outubro: de 8:00 à 16:00 - fechado desde novembro até março.

Oração de não incomodar as borboletas…

Tarifas desde julho até agosto: 3 €; desde maio até junho e desde setembro até outubro: 5 € (Abril gratuito).

Outros assuntosOutros assuntos

Filiação do assunto
Assuntos mais detalhados
Assuntos próximos
A aldeia de Ixia, Rodes
A aldeia de Trianta, Rodes
O sítio de Ialyssos, Rodes
O monte Filérimos, Rodes
A aldeia de Krémasti, Rodes
A aldeia de Paradissi, Rodes
A aldeia de Maritsa, Rodes
A aldeia de Théologos, Rodes
A aldeia de Soroni, Rodes
A aldeia Kalopétra, Rodes
O pequeno vale das Borboletas, Rodes
O sítio de Camiros, Rodes
O monte Profitis Ilias, Rodes
A aldeia de Salakos, Rodes
O mosteiro Santo Nectarios, Rodes
A aldeia de Eléoussa, Rodes
O mosteiro São Nicolau Fountoukli, Rodes
A aldeia de Profitis Ilias, Rodes
A aldeia de Platania, Rodes
A aldeia de Apollona, Rodes
A aldeia de Kamirou Skala, Rodes
A ilha de Chalki, Rodes
A aldeia de Kritinia, Rodes
A aldeia de Emponas, Rodes
O mosteiro São Nicolau, Rodes
O monte Atavyros, Rodes
A aldeia de Ágios Isidoros, Rodes
A aldeia de Siana, Rodes
O monte Akramitis, Rodes
A aldeia de Glyfada, Rodes
A aldeia de Monolithos, Rodes
Assuntos mais largos
Página inicial
Mapa interativo da Rodes
Informações turísticas sobre Rodes
A geografia de Rodes
A história de Rodes
A cidade de Rodes, Rodes
A costa ocidental de Rodes
A costa oriental de Rodes
A costa meridional de Rodes
A flora e a fauna de Rodes
Assunto precedente ] [ Assunto ascendente ] [ Assunto seguinte ]
Recomendar esta página :
Recomendar este sítio :
Busca personalizada
Se atingir este quadro diretamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.