AlbâniaAlemanhaInglaterraArméniaPaís bascoBielorússiaBulgáriaCatalunhaCroáciaDinamarcaEspanhaEstóniaFinlândiaFrançaGalizaPaís de GalesGeórgiaGréciaHungriaIrlandaIslândiaItáliaImpério romanoLetóniaLituâniaMacedóniaMaltaNoruegaPaíses BaixosPolóniaPortugalRoméniaRússiaSérviaEslováquiaEslovéniaSuéciaChéquiaUcrânia
Se atingir este quadro diretamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.
Busca personalizada

A porta Santa Catarina à Rodes

[Assunto precedente] [Assunto ascendente] [Assunto seguinte] [Página inicial] [Grécia] [Via Gallica]
Rubricas[Fotos] [Apresentação] [Localização] [Visitas] [Cultura] [Informações práticas] [Outros assuntos]Página editada

FotografiasFotografias

Leve Santa Catarina fortifications de Rodes. Clicar para ampliar a imagem.

ApresentaçãoApresentação

Porta de cidadeA Porta Santa Catarina ou Porta do Mar
Leve Santa Catarina fortifications de Rodes. Clicar para ampliar a imagem.A Porta Santa Catarina (Pilí Agias Ekaterinis), ou leva do Mar (Thalassiní Pilí), ou ainda leva do Port (Pili Limaniou) era a porta principal da cidade. Foi construída em 1478 pelo Grande Soberano Pierre de Aubusson como uma parte do esforço de reforço das fortificações de Rodes contra um ataque otomano muito temido: este ataque produziu-se atrasado com efeito exatamente dois anos.

VisitasVisitas

Contudo, a porta era uma lugar pouco provável para um possível assalto do Otomanos: o espaço entre os muros e o porto era limitado demasiado para permitir o estabelecimento de um campo à esta lugar. Aquilo explica porque esta porta é mais uma obra de arte, uma espécie de entrada monumental, que uma estrutura de defesa.
Leve Santa Catarina fortifications de Rodes. Clicar para ampliar a imagem.Leve da Marinha fortificações de Rodes. Clicar para ampliar a imagem.A Porta Santa Catarina fortifications de Rodes fotografada por Lucien Roy por volta de 1911. Clicar para ampliar a imagem.
Mâchicoulis da Porta Santa Catarina fortifications de Rodes. Clicar para ampliar a imagem.A Porta Santa Catarina é flanqueada de duas bonitas torres binoculares entalhados mâchicoulis e um arco cheio-curvatura.
Acima a porta, observa-se bas-relief, superado de uma plataforma que representa a Virgem Marie e a Criança, santo Pierre à esquerda e santo Jean-Baptiste à esquerda, reunidos bas-relief infelizmente mutilado. Abaixo bas-relief é esculpido o ecu aos lys da França coroado, entre os escudos da Ordem e o Grande Soberano Pierre de Aubusson que fez-o construir.
Leve Santa Catarina fortifications de Rodes - Bas-relief do Virgem. Clicar para ampliar a imagem.Leve Santa Catarina fortifications de Rodes - Armas de Pedra de Aubusson. Clicar para ampliar a imagem.Leve Santa Catarina fortifications de Rodes - Ecu aos lys da França. Clicar para ampliar a imagem.
Muralhas das fortificações de Rodes vistos do porto. Clicar para ampliar a imagem.A Porta Santa Catarina dá acessos ao cais do porto de comércio, exatamente oposto môle dos moinhos.
Leve Santa Catarina fortifications de Rodes - Fotografia Lucien Roy por volta de 1911. Clicar para ampliar a imagem.A Porta Santa Catarina fortifications de Rodes fotografada por Lucien Roy por volta de 1911. Clicar para ampliar a imagem.A Porta Santa Catarina fortifications de Rodes fotografada por Lucien Roy por volta de 1911. Clicar para ampliar a imagem.
A Porta Santa Catarina fortifications de Rodes fotografada por Lucien Roy por volta de 1911. Clicar para ampliar a imagem.A Porta Santa Catarina fortifications de Rodes fotografada por Lucien Roy por volta de 1911. Clicar para ampliar a imagem.

Outros assuntosOutros assuntos

Filiação do assunto
Assuntos mais detalhados
Assuntos próximos
Mapa interativo das fortificações de Rodes
A porta Santa Catarina à Rodes
A torre de Naillac à Rodes
A porta Amboise à Rodes
O forte São Nicolau à Rodes
Assuntos mais largos
Página inicial
Mapa interativo da cidade medieval de Rodes
Imagem satélite da cidade medieval de Rodes
O Collachium de Rodes
As fortificações de Rodes
Assunto precedente ] [ Assunto ascendente ] [ Assunto seguinte ]
Recomendar esta página :
Recomendar este sítio :
Busca personalizada
Se atingir este quadro diretamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.