Menu deste sítio

A cidade de Korčula, ilha de Korčula em Croácia

Página editada
Rubricas[Fotos] [Apresentação] [Localização] [Visitas] [Cultura] [Informações práticas] [Outros assuntos]

[Croácia] [Assunto ascendente] [Assunto seguinte] [Via Gallica]

FotografiasFotografias

. Clicar para ampliar a imagem.. Clicar para ampliar a imagem.. Clicar para ampliar a imagem.

ApresentaçãoApresentação

Apresentação geralGeneralidades
Escudo de Korcula. Clicar para ampliar a imagem.Plano. Clicar para ampliar a imagem.
Velha cidade. Clicar para ampliar a imagem.Pendurada sobre uma península, em frente de Pelješac, a um lugar estratégico para controlar os navios sobre o Adriático, Korčula é uma que deleita cidade fortificada, exemplo do urbanismo dálmata ao tempo da República de Veneza.

A cidade de Korčula vista de avião. Clicar para ampliar a imagem.

Cidade de Korčula. Clicar para ampliar a imagem.Cidade fechada vista desde mar. Clicar para ampliar a imagem.
Ulica Korčulanskog statuta 1214. Clicar para ampliar a imagem.Ulica Ismaelis. Clicar para ampliar a imagem.As ruas de Korčula adoptam uma engenhosa disposição em espinhas de peixe em redor longa de uma rua central; este plano, que data século X, mas ainda visível hoje, permite as ruas direitas do lado ocidental deixar precipitar-se o maestral, um vento suave agradável em verão, enquanto que as ruas é são sinueuses para impedir o bura, um vento particularmente violento em inverno, infiltrar-se na cidade. A rua principal travessa a cidade num eixo norte-sul. Do lado dos ventos frios, ao leste, as ruas são arqueadas. O conjunto contribui para quebrar a força bourrasques e para evitar as correntes de ar na cidade.

Para paliar a falta de espaço no recinto da velha cidade, os lugares são pequenos, as casas estreitas, as igrejas e os edifícios públicos construídos em altura.

A fortaleza da cidade, construída com pedras que provêm da ilha vizinha de Vrnik, tomou a sua forma actual dos sécs XIV e XVe.

Cidade fechada de Korčula. Clicar para ampliar a imagem.Cidade fechada de Korčula. Clicar para ampliar a imagem em Adobe Stock (novo guia).
EtimologiaEtimologia
Korčula foi fundado pelos Gregos século I antes de J. - de C., que nomeavam-o Κορκυρα Μελαινα (Korkyra Melaina). Os Romanos deram-lhe o nome latino de Corcyra Nigra, em francês Corcyre preto.

Korčula é nomeado Cùrzola em italiano.

SituaçãoSituação

Plano. Clicar para ampliar a imagem.. Clicar para ampliar a imagem.
Korčula situa-se na extremidade nordeste da ilha do mesmo nome, sobre uma península no estreito de Pelješac em Dalmácia Meridional na Croácia.

Situação. Clicar para ampliar a imagem.

VisitasVisitas

Fortificações
Plano. Clicar para ampliar a imagem.Primeiros remparts transferiram o dia do lado do mar como o da terra, aquando da construção da cidade século X. Construídos, restaurados e reforçados por Veneza até ao XVIIe século, estes fortificações, que julgou-se então inútil, cessaram seguidamente ser mantidos e degradaram-se gradualmente, até o município decide demulir-o, na segunda metade do XIXe século. A administração de Korčula herdou e pôs enchères a retirada das ruínas. O recinto da cidade ligar as duas portas à várias voltas de guarda oito das quais subsistiram. As únicas foram conservadas a parte do sul remparts e oito voltas.

Uma volta da cidade pelo exterior remparts (séculos X) permite compreender a estrutura defensiva:

  • lado leste, parede pende sobre os balanços, como outrora. O ângulo sueste é guardado pelos pela volta de Todos-os-Santos e seus canhões.
  • lado oeste, um cais foi arranjado, o longo do qual passa-se sucessivamente na frente da volta Kanavelić, a porta do Mar e por último a volta do Governador.
. Clicar para ampliar a imagem.Cidade fechada de Korčula. Clicar para ampliar a imagem.. Clicar para ampliar a imagem.
Velha cidade. Clicar para ampliar a imagem.Extremamente do porto. Clicar para ampliar a imagem.
A Porta da Terra Firme
Entra-se na cidade fechada escada monumental acrescentado ao XIXe século, e pela porta meridional, a porta de Terra fecha, duplicada de um arco de triunfo barroco erigido em 1650 na honra de um general veneziano vencedor dos Turcos. Esta volta quadrangulaire é ornada armoiries de Veneza, o brasão dos governadores Korčula, de Barabaro e de Loredan e do do doge de Veneza. Uma placa comemorativa foi afixada em 1925 para o milénio da coroação do rei Tomislav. Acede-se à volta século X escalier-ponte de pedra construído bem atrasado em 1863. Substituiu uma ponte mais antiga.
Volta. Clicar para ampliar a imagem.Leve do Sul. Clicar para ampliar a imagem.Leva terra firme. Clicar para ampliar a imagem.
Leva a Terra Firme. Clicar para ampliar a imagem em Adobe Stock (novo guia).Leva a Terra Firme. Clicar para ampliar a imagem.
A Grande Volta do Ravelin (Kula veliki Revelin)
Grande Volta do Ravelin. Clicar para ampliar a imagem.À esquerda da porta de Terra-Firme, a grande volta de Ravelin (kula veliki Revelin) é apoiada contra remparts do sul e considerada como a parte mais antiga do sistema fortification e defesa da cidade.

A volta acolhe uma exposição sobre o moreška e oferece um panorama sobre a cidade e o porto.

Visita de 9:00 à 20:30.

Entrada onerosa: 10 kunas.

Lutador de moreska. Clicar para ampliar a imagem.Moreska. Clicar para ampliar a imagem.Moreska. Clicar para ampliar a imagem.
A Torre Zakerjan (Kula Zakerjan)
À extremidade da rua principal, para o norte, a volta Zakerjan faz face à Pelješac. Além dos brasões dos governadores, leva também o de Veneza.
A Torre Kanavelić (Kula Kanavelić)
A volta Kanavelić é semicilíndrica e leva os brasões do governador Barbarigo (1485-1488).
A Porta do Mar (Morska Vrata)
A Torre Marinha (morska vrata) apresenta uns bonitos escada austríacos (1907).

Acima a porta, encontra-se as armas do governador Leoni e uma inscrição de 1592 que relata que após a queda Troie, de Korčula foi fundado pelo herói grego Anténor.

A Grande Volta do Governador (Velika kunaseževa Kula)
Grande Volta do Governador. Clicar para ampliar a imagem.Construída em sobreinclinação do porto e o palácio do governador, a enorme volta do Reitor marca o ângulo sudoeste da cidade. Século X os soldados que havia responsável da sua defesa.
A Pequena Torre do Governador (Mala kunaseževa Kula)
A Pequena Torre do Governador, construída em 1483, é cilíndrica. São esculpidas lá as armas do governador Lombardo.
A Torre Todos-os-Santos (ou de Todos-os-Santos) (Kula Svih Svetih)
A Torre de Todos-os-Santos foi construída em 1493; havia lado a volta quadrada mais antiga, que foi demulida infelizmente ao XIXe século.

Colocou-se três canhões do XVIIIe século em parte superior da volta.

O Arsenal
O arsenal foi acrescentado, no fim do século X, do lado externo remparts. A entrada é superada armoiries de Veneza. O espaço deixado em ruína foi reconstrói ao XXe século. Protege doravante o hotel Korčula.
A Catedral São Marcos (Katedrala Svetoga Marka)
A catedral São Marcos (Sveti Marko) é indubitavelmente joyau da cidade de Korčula, seu grandes e mais bonito monumento.

Encontra-se em parte superior da cidade, à cimeira da colina. Dois factos foram da sua construção: a implantação do évêché século X e a prosperidade económica graças ao artesanato da dimensão da pedra. Foi construída ao XVIIe século com pedra calcária de Korčula. Utilizou-se partes de velhas igrejas bem como monumentos já sobre o lugar.

Várias gerações de talhadores de pedra e de pedreiros aplicaram-se à obra, que durou um toda uma século (o século X). Houve nombre d' artistas de Korčula, mas também dos Italianos. Pouco depois a realização da catedral foi acrescentada a capela votive de São Roque (1525), suposta afastar as epidemias de peste.

O edifício é de estilo gótico e renascimento, elevados sobre um plano basilical românico. O portal magnificamente esculpido foi realizado pelo mestre italiano Bonino IP Campione. Dos dois lados sobre elevadas consolas são esculpidos dos leões que têm um cordeiro nas suas garras. Sob as suas patas, um homem e uma mulher realizam-se accroupis e representam sem dúvida Adam e Eve.

A sua fachada rosace é ornada frise esculpido de personagens fantásticos: personagens antes insólitos (para uma igreja) decoram corniche do frontão, como esta sirene à dois rabos e uma grande cabeça de elefante stylisée…

O campanile, colado à fachada, é mais antigo que a catedral, pelo menos o seu primeiro nível (novela) que data século X. Acima este primeiro andar encontra-se o quadrante do relógio. Exactamente inferior, uma pequena bola metálica móvel, pintada preta e ouro, gira sobre um eixo de acordo com as fases da lua. O segundo andar do campanile é gótico e termina-se terrasse penteado de uma cúpula octogonale; foi construída por Marko Andrijić, mais famoso sculpteur da ilha de Korčula.

Catedral São Marcos. Clicar para ampliar a imagem.Catedral. Clicar para ampliar a imagem.Adam e eve. Clicar para ampliar a imagem.
Catedral, pintura do tintoret. Clicar para ampliar a imagem.Dentro, o plano da catedral é três nefs. É muito irregular: nefs laterais são de amplitudes diferentes e os muros não são paralelos.

A forma do tecto recorda a de um casco de embarcação. Sobre o muro em nef central, de trás o ciborium que contem o ciboire, encontra-se baldaquin do mestre-altar, realizado por Andrijić (1486), que protege um quadro que representa santos os proprietários da cidade, santos Marco, Jérôme e Bartolomeu, pintados por Jacopo Tintoreto, o Tintoret, em 1550. É uma obra de juventude, encomendada pelas autoridades da ilha. Observa-se os efeitos de luz e coloridos característicos das suas obras, bem como os rostos notavelmente pintados.

Sobre a direita, em nef do sul, notar um diptyque que representa a Anunciação, atribuído ao Tintoret ou, mais provavelmente, o seu atelier, e um Virgem (século X) dita “miraculoso” dado que teria ajudado à vitória sobre os Turcos!

A catedral protege igualmente uma estátua de bronze dourado de são Brás e uma ancorou realizados por Ivan Meštrović, um grande artista croata do XXe século.

Sobre a esquerda do coro, notar bonita a porta gótico sacristie e os seus motivos de músicos.

Visita de Maio à Outubro, de 9:00 à 20:00; dirigir-se ao serviço de turismo o resto do ano.

Entrada onerosa: 25 kunas.

Catedral São Marcos. Clicar para ampliar a imagem.Catedral São Marcos. Clicar para ampliar a imagem.Catedral São Marcos. Clicar para ampliar a imagem.
O Palácio Episcopal (Opatska riznica)
Palácio épiscopal. Clicar para ampliar a imagem em Adobe Stock (novo guia).Ao lado da catedral encontra-se o palácio abbatial, vindo substituir, ao XIXe século, o antigo palácio épiscopal, abandonado após a partida do évêché, em 1828, mas cujos certos elementos reencontram-se “no novo” edifício, construído em estilo néobaroque.

O palácio abbatial protege, ao primeiro andar, “o Tesouro abbatial” que reune raras pinturas consagradas, pinturas e desenhos italianos (século X), manuscritos antigos (século X), deleitando statuettes de alabastro e uma surpreendente colecção de relíquias miniaturas.

O Museu da Cidade (Gradski Muzej)
Museu da cidade. Clicar para ampliar a imagem.Oposto da catedral, o museu da Cidade ocupa muito um bonito palácio século X, o palácio Gabrielis, um mais dos bonitos palácios Renaissance de Korčula, que a rico família do mesmo nome fez construir. O edifício tem dois andares e cúmulos. Anteriormente, o rés-do-chão servia de armazém enquanto que os andares estavam ao uso da habitação. As armas da família são representadas em relevo ao centro da varanda. Reconstrói várias vezes, o museu instalou-se em 1957. No museu encontram-se objectos reencontrados sobre a ilha aquando de escavações arqueológicas e contando a sua história.

As colecções representam a história, a cultura e as condições sociais da cidade e a ilha como um todo. Contudo, certas épocas apenas são representadas parcialmente porque os materiais sempre não foram conservados. Na primeira sala são expostos dos fragmentos de pedras e uma colecção de monumentos que conta a história da ilha sob os Gregos e os Romanos. Na segunda sala é exposta a arte da dimensão de pedra. Se pode-se observar um atelier de talhador de pedra que data do XIXe século (enquadramentos de janelas, de portas, os capiteis, armoiries, corniches decorativos e outros elementos que provêm de edifícios danificados ou demulidos).

Museu da Cidade. Clicar para ampliar a imagem em Adobe Stock (novo guia).Na última sala do rés-do-chão, é apresentada uma colecção de utensílios de cozinha. Ao primeiro andar são expostas as descobertas submarinas, com principalmente ânforas e informações sobre a construção naval na ilha. Na primeira sala pode-se observar lodos gregos que datam século I antes de J. - C. outros objectos foram reencontrados nos fundos marinhos em redor da ilha.

Por último, a grande sala do 2.o andar, serve de galeria à uma colecção de arte e de cultura. Diferentes documentos, móveis e quadros que ilustram a história dálmata são expostos uma primeira parte da sala. Na segunda parte, encontra-se do móvel de feira que data do fim do XVIIIe e início do XIXe século, bem como os objectos decorativos da mesma época. Sob os cúmulos, é arranjada uma cozinha, com o seu móvel rústico, os seus equipamentos e utensílios característicos da região.

Visita de Julho à Agosto, todos os dias de 10:00 à 21:00; em Setembro, de 10:00 à 14:00 e 19:00 à 21:30; o resto do ano, todos os dias excepto Domingo, de 10:00 à 14:00

Entrada onerosa: 20 kunas.

O Museu de Arte Religioso
Évêché de Korčula foi fundado em 1300. A partir do primeiro edifício, bastante modesta, o palácio épiscopal alargou-se progressivamente até às casas vizinhas e foi transformado consideravelmente. Aos trabalhos mais importantes tiveram lugar sob épiscopat de Mgr. Franjo Manola (1643-1664). É enquanto que foi construída a grande varanda que leva o brasão e a inscrição “o bispo Franjo Manola, de Split, fez erigir Santo Marco no ano de graça 1654”. A partir de 1868, o palácio foi deixado ao abandono, seguidamente demulido e reconstruído. É hoje um palácio néobaroque. Certas partes do antigo palácio réemployées na construção deste novo edifício: elementos do portal, janelas, inscrições e a grande varanda. No palácio do bispo hoje são expostos os tesouros da catedral, acompanhados de uma rico colecção de quadros Renaissance, antigos manuscritos bem como os fatos de cerimónia.
A Igreja São Pedro (Crkva Svetog Petra)
Igreja São Pedro. Clicar para ampliar a imagem em Adobe Stock (novo guia).Ao norte da catedral encontra-se a pequena igreja São Pedro, construída à borra. O seu portal de madeiras esculpido século X por Bonino IP Milano, sculpteur de Veneza, representa Apôtres. Dentro, treze estátuas barrocas de madeiras, Apôtres e évangélistes. São Pedro encontra-se sobre o altar. São obras de artistas venezianos anónimos. Velhos ladrilhos funerários cobrem o solo da igreja.
A Capela Nossa Senhora das Neves (Gospa Od Snijega)
Dentro remparts, sobre a esquerda da porta de Terra-Firme, a pequena capela votive Nossa Senhora das Neves (Gospa Od Snijega) evoca o papel do Virgem a miraculosa na resistência victorieuse a um ataque turco em 1531 (à época, os bispos e o notável tivessem tomado a fuga, deixando só os habitantes).
A Capela São Miguel (Crkva Svetog Mihovila)
Capela São Miguel. Clicar para ampliar a imagem.À direita da porta da Terra Firme, em frente do Câmara Municipal Renaissance, a capela São Miguel (Sveti Mihovil) pertence à confraria do mesmo nome.

A igreja São Miguel apresenta este famoso estilo barroco acrescentado ao XVIIe e XVIIIe século, da mesma maneira que o mestre-altar de mármore e o quadro de Domenico Maggiotto (“Virgem da Consolação”, XVIIIe século). A visita da colecção da confraria permite descobrir mais antiga (1615) e mais gorda dos círios procession (100 Kg), bem como de alguns bonitos ícones (XIVe e XVe século).

Visita de Julho à meados de Setembro, os todos os dias de 9:00 à 13:00 e 17:30 à 23:00

Entrada onerosa: 7 kunas.

A Igreja de Todos-os-Santos (Svih Svetih)
A igreja Todos-os-Santos (Svi Sveti), dedicado à Todos-os-Santos, protege também uma exposição permanente de objectos e de documentos que reconstituem a história da cidade.

Aberto todos os dias.

Entrada livre.

O Museu dos Ícones (Zbirka ikona)
Ao ângulo sueste da cidade, a pista que contorna São Miguel conduzida ao museu dos Ícones, alojado pela confraria de Todos-os-Santos, cuja capela pode-se ver as auroras e os círios. Para além dos ícones, mais bonitas as peças estão na capela: um polyptyque de Blaž Jurjev (1439) e crucifix crétobizantino de madeiras pinta (século X).

A fundada em 1301, confraria Todos-os-Santos reuniu e conservou na sua casa e a igreja numerosos objectos litúrgicos, documentos e objectos de arte e preciosos. A sala de apresentação foi instalada em 1960 e aberta ao público. Na sala principal reinam uma grande mesa de madeiras e bancos, utilizados para as refeições solenes. Ao redor é disposto dos círios de cerimónias, tuniques de algodão branco com um capuz ornado de uma pequena cruz vermelha anteriormente levados pelos confrades. Encontra-se também uma cruz processionnelle de dinheiro, médaillon do Virgem na dor (símbolo da confraria), os objectos de culto dos XVIIe e XVIIIe séculos, dos recolhimentos de canto e uma urna de voto para a eleição da administração da confraria. Basicamente da sala é exposta uma grande pintura Cène, pintado sobre madeiras por um artista anónimo ao XVIIe século. À direita, inferior escadas, situa-se a mais antiga igreja da cidade. Ao lado da estátua da Santa Lúcia, pode-se ver um bom número ex-voto que representam-o, olhos esculpidos em dinheiro. Era com efeito a proprietária da cidade.

Visita todos os dias de 10:00 à 13:00 e 17:00 à 20:00

Entrada onerosa: 10 kunas.

A Casa de Marco Polo (Kuća Marka Pola)
Seguindo a rua principal, chega à casa de Marco Polo, uma estranha pequena construção de estilo gótico tardio, que enjambe uma viela. A legenda local quer que celebra-o navegador seja um nativo da ilha, com para prova a frequência deste patronímico à Korčula… É nesta casa que teria nascido, contudo nada prova-o.

A construção é uma ruína gótico a tardia, junto das quais elaboram-se as ruínas de uma volta quadrada, construída sobre a ponte acima a pista, que termina por uma lógia-mirante. A subida à lógia do 1 andar oferece uma bonita vista sobre os tectos e clocher da catedral.

Visita de Abril à Outubro, de 9:00 à 20:30.

Entrada onerosa: 10 kunas.

Casa de Marco Polo. Clicar para ampliar a imagem.Casa marco polo. Clicar para ampliar a imagem.Casa de Marco Polo. Clicar para ampliar a imagem.
A Torre Forteca
A Torre Forteca foi elevada sobre uma colina que domina a cidade, em 1815, pelo governo inglês. Oferece uma magnífica vista sobre o canal de Pelješac.

História e tradiçõesHistória, literatura, artes, tradições, legendas, religiões, mitos, símbolos…

HistóriaHistória
. Clicar para ampliar a imagem.Korčula, como Dubrovnik, atravessou a história. Várias civilizações cruzaram-se: grego, romano, ilírica, croata e veneziano.

A cidade de Korčula foi criada bem após Vela Luka, seguidamente Lumbarda, fundados pelos Gregos a partir da VI século antes de J. - C. não conheceu mesmo a ocupação romana (a partir do século I), dos Eslavos e os Croatas (século V) e a chegada do Venezianos, no ano 1000. É à Idade $média que estes construíram a cidade, que viveu então, como o resto da ilha, valse inteiro dominateurs que sucedem à Cidade do Doges: a Áustria, a França, a Rússia, a Inglaterra…

Rendido à Áustria pelo Congresso de Viena, Korčula foi integrado à Jugoslávia em 1921 e seguido Dalmácia na República da Croácia.

Até ao XVIIe século, todos os habitantes da cidade viviam dentro remparts. Está apenas ao XVIIIe século que casas foram construídas ao Sul de Korčula. É agora fora da velha cidade que encontram-se a maioria dos habitantes, bem como as lojas.

PersonagensPersonagens
Marco Polo
Como outras cidades da bacia mediterrânica, nomeadamente Veneza ou Calvi em Córsega, Korčula afirma ser a cidade natal do famoso navegador italiano. A casa na qual teria nascido é transformada em museu.

O que é certo, é que a família Polo habitou a ilha durante séculos, como atestam-o de numerosos documentos nos arquivos de Korčula. Há também um hotel Marko Polo, uma agência de viagens Marko Polo, e a companhia Jadrolinija deu o nome do navegador à seu grande e mais bonito ferry.

A cidade de Korčula festejou mesmo, em 1954, o 700e aniversário de Marco Polo, cuja suposta casa natal é-o à proximidade imediata da catedral São Marcos, à direita do campanile sobre o lugar principal, entre as outras residências bourgeoises da cidade. Nada não é absolutamente certo, mas em 1995, Korčula celebrou o 700e aniversário do regresso do navegador da China.

Só um facto é absolutamente incontestado pelos historiadores: Marco Polo participou bem, em 1298, à uma batalha naval perto de Korčula, oponente Veneza em Génova, luta no fim da qual foi feito prisioneiro, o 7 de Setembro de 1298.

TradiçõesTradições
As Confrarias
Moreska. Clicar para ampliar a imagem.À Idade $média, o laica pertencendo às confrarias eram encarregados fazer penitência para os seus coreligionnaires. A esse respeito, participavam todas as nas celebrações e défilaient procession. Igualmente deviam assistência aos mais necessitados e os mais fracos. A mais antiga confraria é a de Todos-os-Santos (1301), seguida da de São Roque, fundada após uma epidemia de peste em 1575. A confraria de São Miguel (1603) também é dedicada ao Virgem.

Durante a Semana santa, as confrarias participam processions num grande fervor. Mais solene tem lugar a Sexta-feira, quando mais de 600 pessoas défilent em fatos. Membros há a lavagem dos pés apôtres numa bacia de dinheiro, onde flutuam flores brancas.

InformaçõesInformações práticas

Metereologia e previsões

Outros assuntosOutros assuntos

Filiação do assunto
Assuntos mais detalhados
A aldeia de Žrnovo, ilha de Korčula em Croácia
A aldeia de Lumbarda, ilha de Korčula em Croácia
A aldeia de Račišće, ilha de Korčula em Croácia
A aldeia de Pupnat, ilha de Korčula em Croácia
Assuntos próximos
A cidade de Korčula, ilha de Korčula em Croácia
A ilhota de Badija, ilha de Korčula em Croácia
A cidade Vela Luka, ilha de Korčula na Croácia
Assuntos mais largos
Croácia
A cidade de Ploče na Croácia
A cidade de Metković na Croácia
A cidade de Slivno na Croácia
A ilha de Korčula em Croácia
A ilha de Lastovo em Croácia
A península de Pelješac em Croácia
A ilha de Mljet em Croácia
A cidade de Dubrovnik na Croácia
A comuna do Konavle na Croácia
[Assunto ascendente] [Assunto seguinte] [Página inicial] [Croácia] [Via Gallica]
Buscar sobre este Sítio
Buscar sobre a Tela
Recomendar esta página
Recomendar este sítio
AlbanieAllemagneAngleterreArméniePays basqueBiélorussieBulgarieCatalogneCroatieDanemarkEspagneEstonieFinlandeFranceGalicePays de GallesGéorgieGrèceHongrieIrlandeIslandeItalieEmpire romainLettonieLithuanieMacédoineMalteNorvègePays-BasPolognePortugalRoumanieRussieSerbieSlovaquieSlovénieSuèdeTchéquieUkraïne
Se atingir este quadro diretamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.