Menu deste sítio

A cidade fechada de Dubrovnik na Croácia - Bairro dos Dominicanos

Página editada
Rubricas[Fotos] [Apresentação] [Localização] [Visitas] [Cultura] [Informações práticas] [Outros assuntos]

[Assunto precedente] [Croácia] [Assunto ascendente] [Assunto seguinte] [Via Gallica]

ApresentaçãoApresentação

Apresentação geralGeneralidades
Mosteiro dominicano. Clicar para ampliar a imagem em Adobe Stock (novo guia).Casa destruída. Clicar para ampliar a imagem em Adobe Stock (novo guia).O mosteiro dos Dominicanos é um dos monumentos mais preciosos do património cultural, artístico e histórico da velha cidade de Dubrovnik.

Mosteiro dominicano. Clicar para ampliar a imagem em Adobe Stock (novo guia).O conjunto constituído pela igreja e o mosteiro dominicanos apresenta um andamento fortificado, praticamente integrada no sistema defensivo remparts da cidade.

Aquando do sismo de 1667, o mosteiro dominicano não sofrerá graves estragos, de modo que seu somptuosité monumentale com efeito uma das mais bonitas realizações arquitecturais da velha cidade de Dubrovnik.

SituaçãoSituação

Mosteiro dominicano, clocher. Clicar para ampliar a imagem.O mosteiro dominicano encontra-se na parte está da cidade, no meio seus elevados remparts e sob a protecção da fortaleza do Ravelin.

Ao início, o mosteiro era situado fora dos muros, sobre um ponto estratégico da defesa da República Raguse. Foi integrado cedo no sistema da defesa da cidade, como elemento inseparável.

Mosteiro dominicano. Clicar para ampliar a imagem em Adobe Stock (novo guia).Para atingir o mosteiro dominicano desde o porto, permanecendo ao mesmo tempo sobre o cais, contornar o palácio do Reitor, a volta do Relógio e virar à esquerda eventualmente sob a lógia. Subir ulica Svetoga Dominika à direita, até largo escada do mosteiro dominicano, sobre a esquerda.

VisitasVisitas

O Mosteiro Dominicano (Dominikanski Samostan)
Clocher do mosteiro dos Dominicanos. Clicar para ampliar a imagem em Adobe Stock (novo guia).A segunda grande comunidade monastique da cidade Raguse, a dos Dominicanos, ou Irmãos Brancos (Bijeli Frati), rival do Franciscanos, foi fundados em 1225.

O mosteiro dominicano foi construído em várias etapas, dos sécs XIV e XVIe, e mesmo atrasado, algumas das suas partes várias vezes alteradas ulteriormente. Lá são por conseguinte visíveis dos elementos que pertencem à estilos diferentes, românicos e barrocos, com predominância dos elementos gótico florescido e Renaissance.

Os trabalhos de construção deste grande complexo urbano intensificaram-se partir de 1301, com a assistência financeira do governo da República Raguse e a participação activa dos habitantes do bairro nos trabalhos de construção (sobre a ordem do governo). Os trabalhos foram realizados pelos mestres de Dubrovnik e de Zadar, em colaboração com mestres italianos.

O mosteiro teve a sua forma definitiva século X quando foram-lhe acrescentadas três asas que, com a igreja, cintam o claustro. Protegem, designadamente, sacristie e a sala capitular que marcam a introdução do primeiro aparecimento Renaissance na arquitectura consagrada de Dubrovnik.

Fora, o edifício é muito sóbrio, à parte magnífico o portal do sul da igreja que conserva elementos românicos sob um arco quebrado gótico. Apesar de seu clocher (século X) que penteia uma cúpula, o conjunto guarda um andamento fortificado, praticamente integrada no sistema defensivo remparts da cidade a fim de reforçá-lo. Abside é a única parte que leva ainda a marca do estilo românico inicial.

Acima sacristie encontra-se clocher à quatro andares, com uma lanterna. A sua construção foi começada em 1390 por Cecho de Monopoli, e vários outros mestres houve durante os períodos de 1404 para 1531; assinala-se sobre este clocher os estilos gótico, renascimento e barroco. A sua construção foi terminada apenas ao XVIIIe século. Clocher possui três sinos antigos, fondues em Raguse: a estreia de 1463, trabalha Bartolomeo de Cremona; o segundo de 1515, derretido por Jean-Baptista de Rab; e o terceiro de 1622, por Gaudencije Lastovac (Gaudentius de Lastovo).

Mosteiro dominicano. Clicar para ampliar a imagem em Adobe Stock (novo guia).Mosteiro dominicano. Clicar para ampliar a imagem em Adobe Stock (novo guia).Mosteiro dominicano. Clicar para ampliar a imagem em Adobe Stock (novo guia).
Mosteiro dominicano. Clicar para ampliar a imagem em Adobe Stock (novo guia).Mosteiro dominicano. Clicar para ampliar a imagem.Mosteiro dominicano, clocher. Clicar para ampliar a imagem em Adobe Stock (novo guia).
Rue Saint Dominique. Clicar para ampliar a imagem em Adobe Stock (novo guia).Acede-se à igreja e o mosteiro dos Dominicanos montando largo escada externo à graciosas colunetas, curiosamente obturado à sua parte inferior. Diz-se que os interstícios foram suprimidos moines que queriam evitar que os tensores apercebessem as cavilhas do paroquianos…

Visita: aberto todos os dias, de Abril à Novembro, de 9:00 à 18:00 (17 h de Dezembro à Março).

Entrada onerosa: 20 kunas.

Endereço: ulica Svetog Dominika, 4.

Entrada do mosteiro dos Dominicanos. Clicar para ampliar a imagem em Adobe Stock (novo guia).Entrada do mosteiro dos Dominicanos. Clicar para ampliar a imagem em Adobe Stock (novo guia).Entrada do mosteiro dos Dominicanos. Clicar para ampliar a imagem.
A Igreja dos Dominicanos
De uma grande sobriedade, a igreja do mosteiro dos Dominicanos tem sofrido modificações ao longo dos séculos, mas no entanto guardou o seu andamento românico inicial, e reencontra-se, como na maior parte dos principais monumentos, esta mistura gótico e Renaissance característico de Dubrovnik. A composta nef principal e duas capelas sobre os lados, igreja oferece um contraste entre abside antigo, sobre a pista, vestígio do primeiro edifício que leva o vestígio da arquitectura românica inicial, e nef barroco.
Mosteiro dominicano. Clicar para ampliar a imagem em Adobe Stock (novo guia).Mosteiro dominicano. Clicar para ampliar a imagem em Adobe Stock (novo guia).Mosteiro dominicano, clocher. Clicar para ampliar a imagem em Adobe Stock (novo guia).
Sacristie gótico foi construído para o fim século X famoso pelo mestre ragusain Paskoje Miličević, construtor das várias construções importantes à Dubrovnik. Em sinal de agradecimento, o seu nome e uma inscrição laudativa são gravados sobre a pedra da igreja do mosteiro, na qual é enterrado, junto de outro Ragusains notáveis.
Mosteiro dominicano. Clicar para ampliar a imagem em Adobe Stock (novo guia).Mosteiro dominicano. Clicar para ampliar a imagem em Adobe Stock (novo guia).Mosteiro dominicano. Clicar para ampliar a imagem em Adobe Stock (novo guia).
O seu portal do sul, ricamente ornamentado, de origem, é alterado de acordo com uma inspiração gótico. É a obra da soberana Bonino de Milão.
Portal do sul da igreja dos Dominicanos. Clicar para ampliar a imagem em Adobe Stock (novo guia).Portal do sul da igreja dos Dominicanos. Clicar para ampliar a imagem.
Portal do sul da igreja dos Dominicanos. Clicar para ampliar a imagem em Adobe Stock (novo guia).Portal do sul da igreja dos Dominicanos. Clicar para ampliar a imagem em Adobe Stock (novo guia).Portal do sul da igreja dos Dominicanos. Clicar para ampliar a imagem em Adobe Stock (novo guia).
Sanctuaire oculta numerosas obras dos de sécs arte do XIVe e de XVe:

Mais bonito elemento é imenso crucifix pinta (1394), de influência bizantina, oferecido ex-voto após a grande epidemia de peste de 1394.

Um quadro do Titien descansa acima do mestre-altar.

Observa-se também que diverte-o chaire esculpido ou gisants de pedra selados no muro.

Os concertos da música consagrada no âmbito do Festival de verão de Dubrovnik desenrolam-se bonita na igreja do mosteiro, cuja acústica extraordinária e decoração interna majestueux reservam aos visitantes momentos inoubliables.

Entra-se na igreja pelo claustro.

Mosteiro dominicano, clocher. Clicar para ampliar a imagem em Adobe Stock (novo guia).Mosteiro dominicano, clocher. Clicar para ampliar a imagem.Mosteiro dominicano, clocher. Clicar para ampliar a imagem.
O Claustro dos Dominicanos
Com as suas elegantes arcadas góticos que enquadram um delicioso jardim plantado orangers, o claustro do mosteiro dos Dominicanos está indubitavelmente o lugar mais mágico da cidade, imprime de um frescor calmo, distante da agitação da rua.

Este magnífico claustro néogothique século X, que associa elementos góticos e Renaissance, foi construído entre 1456 e 1483, de acordo com a concepção do mestre florentino do meio século X, Maso di Bartolomeo. Faz parte das realizações arquitecturais somptueuses gótico florescido o dálmata.

Mosteiro dominicano, galeria claustro. Clicar para ampliar a imagem em Adobe Stock (novo guia).Mosteiro dominicano, galeria claustro. Clicar para ampliar a imagem em Adobe Stock (novo guia).Mosteiro dominicano, galeria claustro. Clicar para ampliar a imagem em Adobe Stock (novo guia).
O claustro do mosteiro limitado sobre os seus quatro lados de arcadas góticos abertas de baías trilobées, ornado de colunas, pórtico, triforiums esplêndidos, com um poço de pedra ao meio, foi construído, esculpido e ornamentado pelos mestres locais Utišenović, Grubačević, Radmanović, Pripko Radončić e outro.

Durante a ocupação napoléonienne, o mosteiro dos Dominicanos foi requisitado para alojar os bandos e o claustro protegeu os cavalos: vê-se ainda entre as colunas do lado do sul as cavidades escavadas para fazer-o beber.

Mosteiro dominicano, galeria claustro. Clicar para ampliar a imagem em Adobe Stock (novo guia).Mosteiro dominicano, galeria claustro. Clicar para ampliar a imagem.Poço do claustro do mosteiro dos Dominicanos à Dubrovnik. Clicar para ampliar a imagem em Adobe Stock (novo guia).
Ao centro do claustro, um que deleita jardim orangers, árvores fétiches da cidade, e palmas cerca um poço.

Acesso livre em inverno.

Claustro do mosteiro dos Dominicanos à Dubrovnik. Clicar para ampliar a imagem.Claustro do mosteiro dos Dominicanos à Dubrovnik. Clicar para ampliar a imagem.Claustro do mosteiro dos Dominicanos à Dubrovnik. Clicar para ampliar a imagem em Adobe Stock (novo guia).
Claustro do mosteiro dos Dominicanos à Dubrovnik. Clicar para ampliar a imagem em Adobe Stock (novo guia).Claustro do mosteiro dos Dominicanos à Dubrovnik. Clicar para ampliar a imagem em Adobe Stock (novo guia).Claustro do mosteiro dos Dominicanos à Dubrovnik. Clicar para ampliar a imagem em Adobe Stock (novo guia).
Jardim do claustro do mosteiro dos Dominicanos à Dubrovnik. Clicar para ampliar a imagem.Jardim do claustro do mosteiro dos Dominicanos à Dubrovnik. Clicar para ampliar a imagem.Jardim do claustro do mosteiro dos Dominicanos à Dubrovnik. Clicar para ampliar a imagem.
Jardim do claustro do mosteiro dos Dominicanos à Dubrovnik. Clicar para ampliar a imagem.Jardim do claustro do mosteiro dos Dominicanos à Dubrovnik. Clicar para ampliar a imagem.Jardim do claustro do mosteiro dos Dominicanos à Dubrovnik. Clicar para ampliar a imagem.
Jardim do claustro do mosteiro dos Dominicanos à Dubrovnik. Clicar para ampliar a imagem.Jardim do claustro do mosteiro dos Dominicanos à Dubrovnik. Clicar para ampliar a imagem.Jardim do claustro do mosteiro dos Dominicanos à Dubrovnik. Clicar para ampliar a imagem.
Poço do claustro do mosteiro dos Dominicanos à Dubrovnik. Clicar para ampliar a imagem.Poço do claustro do mosteiro dos Dominicanos à Dubrovnik. Clicar para ampliar a imagem em Adobe Stock (novo guia).Poço do claustro do mosteiro dos Dominicanos à Dubrovnik. Clicar para ampliar a imagem em Adobe Stock (novo guia).
Poço do claustro do mosteiro dos Dominicanos à Dubrovnik. Clicar para ampliar a imagem em Adobe Stock (novo guia).Poço do claustro do mosteiro dos Dominicanos à Dubrovnik. Clicar para ampliar a imagem em Adobe Stock (novo guia).Poço do claustro do mosteiro dos Dominicanos à Dubrovnik. Clicar para ampliar a imagem em Adobe Stock (novo guia).
Poço do claustro do mosteiro dos Dominicanos à Dubrovnik. Clicar para ampliar a imagem em Adobe Stock (novo guia).Poço do claustro do mosteiro dos Dominicanos à Dubrovnik. Clicar para ampliar a imagem.
O Museu dos Dominicanos
Situado na asa está do mosteiro, museu dos Dominicanos é mais bonita da cidade, com excepcionais colecções de obras de arte de arte consagrada, nomeadamente do polyptyques dos sécs XV e XVIe marcados pela influência italiana, esculturas, relicários e utensílios consagrados de uma rara lisura, e de numerosos manuscritos antigos inestimáveis (das quais um manuscrito beneditino século X) recolhidos pelos Dominicanos através dos séculos.

O mosteiro possui uma preciosa colecção orfèvreries de ouro de grande valor artístico fabricados pelos artesões ragusains, entre qual calices admiráveis, o ostensoir em estilo gótico renascimento e a cruz de dinheiro são mais notável.

Entre as colecções de relicários e de objectos consagrados, distingue-se encensoir de dinheiro, na forma de navio (o n° 7, século X), fabricado à Dubrovnik, para recordar a vocação marítima da cidade, sobre o delicado dedo relicário de santo Domínica, dinheiro, vermeil e campo levantado (século X) ou ainda sobre as cabeças relicários.

O mezanino apresenta alguns exemplos de jóias ex-voto tradicionais, dando uma ideia do estilo regional, com as pérolas e breloques filigrane de ouro que reencontra-se ainda nos fatos folclóricos e as joalharias da cidade. Ao muro, um pequeno fragmento tympan préroman (século X) arvora as tranças e motivos geométricos característicos deeste período.

Entre as obras de pintores antigos, crucifix pinta do grande artista veneziano Paolo Veneziano, obra de um grande valor artístico (século X), a pintura de altar “Santa Madeleine e são Brás” (1550) do Titien (século X), quadro que confirma a riqueza do generoso doador (consta de resto da direita da pintura), os ícones dos mestres de Creta e de Veneza (século X) e o diptyque dos mestres florentino (século X) são um mais notável.

O mosteiro possui também uma rico colecção de obras picturais preciosas realizadas pelos grandes pintores ragusains:

  • somptueux polyptyque “do Baptismo Christ” (1448) e “o Polyptyque” de Lovro Dobričević (século X), um artista local que retem o olhar para o seu estilo Renaissance e a sua influência italiana;
  • “o Tríptico” de Mihajlo Hamzić (século X);
  • vários quadros de Nikola Božidarević (início século X), cujo “Tríptico” representante, entre as mãos do São Brás, a cidade de Dubrovnik do início século X e o seu magnífico “Annonciation” (1513). O tríptico de Nikola Božidarević merece que se demora-se-se porque figura um são Brás que tem a cidade como estava antes do grande tremor de terra. Observa-se bem como remparts eram muito diferentes e que clochers eram pontiagudos…
  • a colecção contem várias obras de Vlaho Bukovac, celebra pintor croata, nativo de Cavtat (XXe século), incluindo a pintura de altar “Milagre de santo Domínica”;
  • Se encontram igualmente obras do pintor moderno dubrovnikois Ivo Dulčić.
São Brás, pintura de Nikola Božidarević. Clicar para ampliar a imagem.São Brás - detalhe. Clicar para ampliar a imagem.
A Biblioteca dos Dominicanos
A biblioteca, datando século X, e os arquivos do mosteiro dos Dominicanos conservam numerosos manuscritos enluminés, dos quais 220 incunables preciosos. A ornamentação das cartas iniciais de certos manuscritos é de uma beleza extraordinária. A biblioteca contem nomeadamente opuscule de Santo Thomas de Aquin, século X.

Entre o XVe e XVIIe séculos, foi uma mais das grandes bibliotecas da Europa.

A Rua São Domingos (Ulica svetog Dominika)
Rue Saint Dominique. Clicar para ampliar a imagem.
Rue Saint Dominique. Clicar para ampliar a imagem.Rue Saint Dominique. Clicar para ampliar a imagem.Rue Saint Dominique. Clicar para ampliar a imagem.
A Capela São Sebastião
Perto da igreja dos Dominicanos, encontra-se a capela São Sebastião, acrescentada entre 1466 e 1469. Durante a ocupação francesa, esta capela foi transformada em prisão e sofrida modificações consideráveis.
Capela São Sebastião. Clicar para ampliar a imagem em Adobe Stock (novo guia).Capela São Sebastião. Clicar para ampliar a imagem em Adobe Stock (novo guia).
Capela São Sebastião. Clicar para ampliar a imagem em Adobe Stock (novo guia).Capela São Sebastião. Clicar para ampliar a imagem em Adobe Stock (novo guia).
A Capela São Lucas
Capela São Lucas. Clicar para ampliar a imagem.A capela préromane São Lucas é mencionada primeira vez em 1245. Foi aumentada várias vezes, a última vez em 1787. As estátuas góticos colocadas acima do portal são provavelmente a obra de Léonard e de Petar Petrović, do fim século X.
A Capela de Anunciação (Nuncijata)
À esquerda da capela São Lucas, encontra-se a capela de Anunciação com um bonito portal. Foi construída em 1536, num estilo que reaparece, com alguns elementos góticos, por Petar, filhos Marko Andrijić, e restaurada em 1910.
Capela de Anunciação. Clicar para ampliar a imagem em Adobe Stock (novo guia).Capela de Anunciação. Clicar para ampliar a imagem em Adobe Stock (novo guia).

Outros assuntosOutros assuntos

Filiação do assunto
Assuntos mais detalhados
Assuntos próximos
Mapa interactivo da cidade fechada de Dubrovnik na Croácia
A cidade fechada de Dubrovnik na Croácia - Bairro do Franciscains
A cidade fechada de Dubrovnik na Croácia - Bairro do norte
A cidade fechada de Dubrovnik na Croácia - Bairro do Dominicanos
A cidade fechada de Dubrovnik na Croácia - Bairro da Lógia
A cidade fechada de Dubrovnik na Croácia - Bairro da Catedral
A cidade fechada de Dubrovnik na Croácia - Bairro Jésuites
A cidade fechada de Dubrovnik na Croácia - Bairro do sul
Assuntos mais largos
Croácia
Mapa interactivo da cidade de Dubrovnik na Croácia
A cidade fechada de Dubrovnik na Croácia
Fortificações de Dubrovnik em Croácia
A cidade moderna de Dubrovnik na Croácia
A ilha de Lokrum em Croácia
As ilhas Elafitas na Croácia
A aldeia de Zaton em Croácia
A aldeia de Trsteno em Croácia
[Assunto precedente] [Assunto ascendente] [Assunto seguinte] [Página inicial] [Croácia] [Via Gallica]
Buscar sobre este Sítio
Buscar sobre a Tela
Recomendar esta página
Recomendar este sítio
AlbanieAllemagneAngleterreArméniePays basqueBiélorussieBulgarieCatalogneCroatieDanemarkEspagneEstonieFinlandeFranceGalicePays de GallesGéorgieGrèceHongrieIrlandeIslandeItalieEmpire romainLettonieLithuanieMacédoineMalteNorvègePays-BasPolognePortugalRoumanieRussieSerbieSlovaquieSlovénieSuèdeTchéquieUkraïne
Se atingir este quadro diretamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.