AlbâniaAlemanhaInglaterraArméniaPaís bascoBielorússiaBulgáriaCatalunhaCroáciaDinamarcaEspanhaEstóniaFinlândiaFrançaGalizaPaís de GalesGeórgiaGréciaHungriaIrlandaIslândiaItáliaImpério romanoLetóniaLituâniaMacedóniaMaltaNoruegaPaíses BaixosPolóniaPortugalRoméniaRússiaSérviaEslováquiaEslovéniaSuéciaChéquiaUcrânia
Se atingir este quadro directamente, clicar nesta relação para indicar as ementas.
Investigação personalizada

A cidade de Felanitx em Maiorca - O santuário de Sant Salvador

[Tópico superior] [Próximo tópico] [Minorca] [Maiorca] [Ibiza] [Formentera] [Cabrera] [Acolhimento] [Site Home] [Via Gallica]
Rubricas[Fotografias] [Apresentação] [Situação] [Visitas] [Cultura] [Informações práticas] [Outros assuntos]Página editada

ApresentaçãoApresentação

Apresentação geralApresentação geral
O santuário de Nossa Senhora de São Salvador (Santuari de Mare de Déu de Sant Salvador / Santuario de la Madre de Dios de San Salvador) é um santuário da ilha de Maiorca situado ao sudeste da cidade de Felanitx.

Não confundir o santuário de Sant Salvador de Felanitx com o santuário Sant Salvador d'Artà, que se encontra à uma cinquentena de quilómetros ao nordeste, sobre um outro monte nomeado ele-também o Puig de Sant Salvador.

O santuário de Sant Salvador, fundado ao século XIV, é um mais dos grandes dos mais lugares de peregrinação da ilha.

SituaçãoSituação

O santuário de Sant Salvador de Felanitx em Maiorca - O Sul de Maiorca visto desde o santuário - Clicar para ampliar a imagem
O santuário de Sant Salvador de Felanitx em Maiorca - Vista para sudeste - Clicar para ampliar a imagem
O santuário de Sant Salvador de Felanitx em Maiorca - O puig de Sant Salvador visto desde a planície (autor Frank Vincentz) - Clicar para ampliar a imagemO santuário de Sant Salvador é situado à cimeira do Puig de Sant Salvador na parte sueste de Maiorca. O monte de Sant Salvador (510 m de altitude) é o ponto culminante da parte meridional da cadeia do Levante (Serra de Llevant).

O santuário é distante de 6,5 km da cidade de Felanitx, ao desvio da estrada Ma-4010 que ligar Felanitx ao porto de Portocolom sobre a costa leste de Maiorca. Uma pequena estrada de 5 km toma sobre a direita, e monta em laços apertados até ao santuário; a estrada oferece numerosos pontos de vista, passagem na frente de uma pequena capela, na frente de uma grande cruz de pedra, a Creu del Picot, seguidamente na frente do monumento ao Cristo Rei.

Esta estrada, em bom estado, foi construída em do 1923-1927; é utilizada por numerosos ciclistas como percursos de treino.

O santuário de Sant Salvador de Felanitx em Maiorca - Vista para o Sul - Clicar para ampliar a imagemO santuário de Sant Salvador de Felanitx em Maiorca - Vista da costa leste de Maiorca desde o monumento ao Cristo Rei - Clicar para ampliar a imagemA subida pode também fazer-se à pé, partir da estrada que vai à Portocolom: 1,5 km após a saída de Felanitx, um caminho balizado efetua ao santuário de Sant Salvador.

Por tempo claro, os terraços do santuário, e as do monumento ao Cristo Rei e a Creu del Picot, quase oferecem vistas magníficas sobre toda a ilha de Maiorca:

Côordenadas geográficas do santuário: 39° 27' 20" N; 3° 11' 10" E

VisitasVisitas

IgrejaO Santuário de São Salvador (Santuari de Sant Salvador / Santuario de San Salvador)
O santuário de Sant Salvador de Felanitx em Maiorca - Vista sobre o noroeste desde o monumento ao Cristo Rei - Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia)O santuário de Sant Salvador foi fundado ao século XIV, em 1342. Em 1348 a primeira capela era terminada; duas outras igrejas sucederam-lhe, incluindo o último que data do início do século XVIII. O santuário é um conjunto que compreende, para além da igreja, um antigo mosteiro e uma hospedaria, anteriormente reservada aos peregrinos, mas que acolhe hoje os viajantes.

Além de ser um lugar de peregrinação, o santuário conheceu diferentes usos secundários ao longo dos séculos: ao XVIe século, houve “uma escola de gramática”; ao XVIIe século, a construção serviu de torre de vigia para premunir-se contra os ataques dos piratas berberes. A igreja e as construções reservadas aos peregrinos foram reconstruídas na corrente do século XVIII.

O santuário de Sant Salvador de Felanitx em Maiorca - O santuário visto desde a Creu del Picot - Clicar para ampliar a imagemEm 1824, foi criado ao santuário uma comunidade de ermitas houve até 1851. Em 1885, a cidade de Felanitx, que era proprietário do santuário, as construções adicionais e as terras (finca) do Puig de Sant Salvador, vendeu-o em leilão. O novo proprietário foi Don Juan Antonio Puig y Montserrat (1813-1894), nativo de Felanitx, que foi bispo do Puerto Rico. Antonio Puig fez dom do conjunto à diocese de Maiorca, que confiou o santuário à uma congregação maiorquina de monges eremitas em 1891.

O santuário de Sant Salvador de Felanitx em Maiorca - O santuário visto desde o terraço - Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia)A Congregação dos Ermitas de São Paulo e Santo António (Congregació de Ermitans de Sant Pau i Sant Antoni / Congregación de Ermitaños de San Pablo y San Antonio) encarregou-se do santuário até 1992, quando último moine desapareceu. A montanha e o santuário são sempre a propriedade da Diocese de Maiorca, mas são geridos por irmãos e irmãs laicas de Felanitx.

Embora o santuário tenha o aspecto de uma fortaleza, conserva dois tesouros culturais notáveis: um retábulo gótico da Paixão da Efígie do Salvador e uma efígie da Virgem.

O santuário é sempre um lugar de peregrinação popular; numa sala situada sobre o pátio, oposto da igreja, pode-se ver numerosos ex-voto e orações comoventes à Nossa Senhora de Sant Salvador. Sobre a estrada de peregrinação que monta ao santuário, encontra-se uma pequena capela que contem uma escultura que representa a tradição popular da descoberta por um pastor da efígie da Mare de Déu de Sant Salvador.

O Vestíbulo de Entrada
No vestíbulo de entrada do santuário, pode-se ver uma “Ceia” de madeira esculpida, do século XVII, que é uma cópia da “Ceia” do portal do Mirante (Porta del Mirador) da catedral de Palma.

Em um tipo mais profano, é exposto os seis de campeão do mundo de ciclismo Guillermo Timoner Obrador, um ciclista sobre pista nativo de Felanitx.

O santuário de Sant Salvador de Felanitx em Maiorca - O vestíbulo da hospedaria - Clicar para ampliar a imagemO santuário de Sant Salvador de Felanitx em Maiorca - O vestíbulo da hospedaria - Clicar para ampliar a imagemO santuário de Sant Salvador de Felanitx em Maiorca - O vestíbulo da hospedaria - Clicar para ampliar a imagem
IgrejaA Igreja de Nossa Senhora de Sant Salvador (Mare de Déu de Sant Salvador)
O santuário de Sant Salvador de Felanitx em Maiorca - A fachada da igreja - Clicar para ampliar a imagemUma primeira capela foi edificada em 1348 à cimeira da colina que nomeia-se hoje Puig de Sant Salvador; Pedro III, rei de Aragão e príncipe de Catalunha, era o senhor alodial das terras que compreendem o Puig de Sant Salvador; Pere III de Catalunya-Aragó autorizou o município de Felanitx a construir, à cimeira do puig, uma capela dedicada ao culto da Paixão da Imagem do Salvador (Passio Imaginis Salvatoris), para colocar a população da cidade sob a proteção do Salvador após terrível uma epidemia de peste preta que tivesse devastado a Europa e tivesse feito 900 mortes - A metade da população  - Felanitx em 1348. A capela de São Salvador foi terminada a partir do ano seguinte. O Puig nomeou-se portanto Puig de Sant Salvador.

Ao século XV, um retábulo de pedra foi colocado de trás o mestre-altar desta capela de origem; este retábulo representa a Paixão da Imagem Cristo de Beirute (Passió de la Imatge del Crist de Berit / Pasión de la Imagen de Cristo de Berit). Este retábulo encontra-se agora numa capela de direita da igreja atual.

O santuário de Sant Salvador de Felanitx em Maiorca - O mestre-altar da igreja - Clicar para ampliar a imagemA partir do meio do século XVI e ao século XVII, havia, à cimeira do Puig de Sant Salvador, uma igreja da qual ignora-se se fosse uma nova igreja ou uma ampliação da capela de século XIV. Esta igreja do séculos XVI-XVII comportava duas capelas: a principal era consagrada à Paixão da Imagem do Cristo (Passio Imaginis Christi); a segunda capela era dedicada à Virgem Maria (Mare de Déu), representada por uma escultura de pedra do século XV, que conhecia uma grande devoção. O monte de Sant Salvador era conhecido sob o nome de monte Nossa Senhora de São Salvador (Puig da Mare de Déu de Sant Salvador).

O santuário de Sant Salvador de Felanitx em Maiorca - A nave da igreja - Clicar para ampliar a imagemEm frente do afluxo dos peregrinos, que se tornavam sobre a colina os dias de festa, a igreja existente não é suficiente mais. Em 1707, começou a construção de uma nova igreja de Nossa Senhora de São Salvador (Mare de Déu de Sant Salvador), que é a igreja atual. Em 1715, a igreja não ainda completamente terminada, foi consagrados. Os 23 e 24 de Agosto do ano seguinte, em 1716, foi celebrados com solenidade a transferência da estátua da Virgem desde a capela lateral para o novo retábulo do mestre-altar situado em abside da nova igreja. Este retábulo barroco do início do século XVIII, datado de 1713, é a obra de um escultor valenciano, Pere Joan Codonyer.

O santuário de Sant Salvador de Felanitx em Maiorca - A nave da igreja - Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia)O santuário de Sant Salvador de Felanitx em Maiorca - A nave da igreja - Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia)O santuário de Sant Salvador de Felanitx em Maiorca - A nave da igreja - Clicar para ampliar a imagem
O santuário de Sant Salvador de Felanitx em Maiorca - A igreja - Clicar para ampliar a imagemO santuário de Sant Salvador de Felanitx em Maiorca - O presépio da igreja - Clicar para ampliar a imagemO santuário de Sant Salvador de Felanitx em Maiorca - O presépio da igreja - Clicar para ampliar a imagemO culto da Paixão da Imagem Cristo que tem caído em desuso, o retábulo da Paixão foi transferido para o altar de uma capela lateral.

Durante os anos 1930-1942 o santuário súbito de grandes restaurações, e um novo altar, esculpido em alabastro, foi construído. Efígie da Mare de Déu de Sant Salvador teve a honra da coroação pontifical em 1934, tida solenemente sobre o adro da igreja paroquial de Felanitx.

Um presépio em diorama encontra-se perto da entrada da igreja.

CapelaA Capela da Paixão da Efígie do Cristo
O santuário de Sant Salvador de Felanitx em Maiorca - Retábulo da Paixão da Imagem Cristo - Clicar para ampliar a imagemA capela da Paixão da Efígie do Cristo encontra-se sobre a direita da igreja de Nossa Senhora de Sant Salvador. Esta capela contem um altar cujo retábulo representa a Paixão da Imagem do Cristo (Passió de la Imatge del Crist / Pasión de la Imagen de Cristo). Este retábulo ornava o mestre-altar da capela de origem; foi transferido nesta capela lateral quando o culto da Paixão da Efígie do Cristo periclitou.

Este culto da Paixão da Efígie do Cristo (Passio Imaginis Christi) apareceu nas igrejas dos de séculos Ocidente a partirem do XII e de XIII. Esta devoção era baseada numa legenda, trazida pelo segundo Concílio de Niceia (787), relativa um ícone da cidade de Beirute (Berit), então na Síria. De acordo com esta legenda, este ícone do Salvador, após ter sido apresentado ao gozo e a crueldade dos judeus, que imitavam as da Paixão de Cristo, verteram do sangue e o suor, e realizaram numerosos milagres. Este acontecimento tinha-se desenrolado no ano 765 à Beirute.

O santuário de Sant Salvador de Felanitx em Maiorca - Retábulo da Paixão da Imagem Cristo - Clicar para ampliar a imagemEste milagre é celebrado o 9 de Novembro no Martirológio Romano:

Beryti in Syria, commemoratio Imaginis Salvatoris, quae a iudaeis crucifixa, tam copiosum emisit sanguinem, ut orientales et occidentales ecclesiae ex eo ubertim acceperint”.

“Beirute na Síria, comemoração da Imagem do Salvador, que os judeus crucificaram, que verteu tanto sangue como as Igrejas do Oriente e do Ocidente receberam em abundância”.

Este culto estendeu-se todas as às catedrais do Principado de Catalunha, onde teve os seus limpos altares, e em cerca de igreja e capelas dedicadas tardiamente ao Salvador, como a capela de Sant Salvador de Felanitx ou a de Sant Salvador d'Artà.

O retábulo da Paixão da Efígie do Salvador é uma obra do escultor maiorquino Huguet Barxa (1428-1462), do meio do XV século; trata-se do único retábulo gótico à Maiorca. O retábulo de pedra policromo - esculpido em baixo-relevo em pedra de Santanyí - representa um grupo de judeus cujo um fura o flanco do crucifixo. Pode-se ainda ver restos de policromia sobre o retábulo.

EstátuaO Monumento ao Cristo Rei (Monument a Crist Rei / Monumento a Cristo Rey)
O santuário de Sant Salvador de Felanitx em Maiorca - O monumento ao Cristo Rei - Clicar para ampliar a imagemÀ cimeira do Puig de Sant Salvador, à cerca de dezena de metros ao sudeste do santuário, elabora-se o monumento ao Cristo Rei (Jesus Christus Rex). Este imenso monumento, de 37 metros de altura, leva uma estátua do Cristo Rei. Esta estátua de cobre, elevada de 7 metros, estica a mão direita em sinal de bênção. A primeira pedra do monumento foi posta e abençoada o 20 de Maio de 1928; o monumento foi inaugurado em 1934, por ocasião da coroação pontifical da efígie de Nossa Senhora de Sant Salvador.

O santuário de Sant Salvador de Felanitx em Maiorca - O monumento ao Cristo Rei - Clicar para ampliar a imagemO santuário de Sant Salvador de Felanitx em Maiorca - Vista para o sudeste e monumento ao Cristo Rei - Clicar para ampliar a imagem

O santuário de Sant Salvador de Felanitx em Maiorca - O monumento ao Cristo Rei - Clicar para ampliar a imagemO santuário de Sant Salvador de Felanitx em Maiorca - O monumento ao Cristo Rei - Clicar para ampliar a imagemO santuário de Sant Salvador de Felanitx em Maiorca - O monumento ao Cristo Rei - Clicar para ampliar a imagem
EstátuaA Cruz di Pico (Creu del Picot / Cruz del Pico)
O Pico (Picot) é uma cimeira secundária (477 m) do Puig de Sant Salvador, situado ao norte da cimeira do puig onde encontra-se o santuário; a estrada de acessos ao santuário passa entre as duas cimeiras. Atinge-se o Picot por um caminho que toma sobre a esquerda pouco antes da chegada ao santuário.

No fim do século XIX e ao início do XX, havia, sobre a cimeira do Picot, uma cruz de madeira; de 1928 à 1951, houve uma cruz de ferro e de cobre. Em 1957 foi edificado uma cruz monumental em pedra artificial, de 14 metros de altura, a Creu del Picot.

O santuário de Sant Salvador de Felanitx em Maiorca - Vista sobre a Creu del Picot - Clicar para ampliar a imagemO santuário de Sant Salvador de Felanitx em Maiorca - A Creu del Picot - Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia)O santuário de Sant Salvador de Felanitx em Maiorca - A Creu del Picot vista desde o monumento ao Cristo Rei - Clicar para ampliar a imagem

ConhecimentosHistória, geografia, artes, tradições, flora…

TradiçãoTradições
As festividades anuais de Sant Salvador de Felanitx têm lugar - com uma grande participação da população - O Domingo o mais parentes possível do 8 de Setembro, data aniversário da coroação pontifical da Mare de Déu de Sant Salvador em 1934. O primeiro Domingo após Páscoas, o Domingo do Anjo (Diumenge do Àngel / Domingo del Angel) dá igualmente lugar à festividades.

A missa sempre é celebrada na igreja, os dias de festas.

InformaçõesInformações práticas

HotelHotéis
A Hospedaria do Santuário de Sant Salvador
O santuário de Sant Salvador de Felanitx em Maiorca - A hospedaria do santuário - Clicar para ampliar a imagemA hospedaria foi construída, em grande parte, ao século XVIII. Dispõe de um restaurante e uma dúzia de câmaras simples, renovadas em 2002, para os peregrinos e os viajantes.

Telefone: 00 34 971 836 136

Outros assuntosOutros assuntos

Filiação do assunto
Baleares > Maiorca > Condado do Migjorn > Felanitx > Santuário de Sant Salvador
Assuntos mais detalhados
Assuntos próximos
A cidade de Felanitx em Maiorca - O santuário de Sant Salvador
A cidade de Felanitx em Maiorca - O castelo de Santueri
A aldeia de Portocolom, ou Porto Colom, em Maiorca
Assuntos mais largos
Página inicial
A cidade de Felanitx em Maiorca
A cidade de Santanyí em Maiorca
A cidade de Ses Salines em Maiorca
A ilha de Cabrera em Maiorca
A cidade de Campos em Maiorca
A cidade de Llucmajor em Maiorca
Tópico superior ] [ Próximo tópico ]
Recomendar esta página :
Recomendar este sítio :
Investigação personalizada
Se atingir este quadro directamente, clicar nesta relação para indicar as ementas.