AlbâniaAlemanhaInglaterraArméniaPaís bascoBielorússiaBulgáriaCatalunhaCroáciaDinamarcaEspanhaEstóniaFinlândiaFrançaGalizaPaís de GalesGeórgiaGréciaHungriaIrlandaIslândiaItáliaImpério romanoLetóniaLituâniaMacedóniaMaltaNoruegaPaíses BaixosPolóniaPortugalRoméniaRússiaSérviaEslováquiaEslovéniaSuéciaChéquiaUcrânia
Se atingir este quadro directamente, clicar nesta relação para indicar as ementas.
Investigação personalizada

A cidade de Felanitx em Maiorca - O castelo de Santueri

[Tópico anterior] [Tópico superior] [Próximo tópico] [Minorca] [Maiorca] [Ibiza] [Formentera] [Cabrera] [Acolhimento] [Site Home] [Via Gallica]
Rubricas[Fotografias] [Apresentação] [Situação] [Visitas] [Cultura] [Informações práticas] [Outros assuntos]Página editada

ApresentaçãoApresentação

Apresentação geralApresentação geral
O castelo de Santueri (Castell de Santueri / Castillo de Santueri) é um castelo fortificado medieval situado sobre o Puig de Santueri, perto da costa sueste de Maiorca. É um dos três castelos fortes de montanha da ilha, com o castelo de Alaró e o Castell del Rei perto de Pollença; é mais completa e melhor conservado do três.
EtimologiaEtimologia e toponímia
O topónimo de “santueri” refere-se claramente à presença de um santuário à cimeira desta montanha; da palavra latina “sanctuarium”, santuário. Foi conveniente provavelmente, durante a ocupação romana ou mais cedo, à época pré-histórica, um lugar de culto à esta lugar.

De acordo com o geógrafo de Granada Al-Zuhri, o castelo nomeava-se, sob a ocupação mourisca, Hisn Falanis, uma palavra a aproximar de Felanitx.

No recolhimento das terras em possessão do Conde Nunyo Sanç, o castelo aparece sob o nome de “Santoris”. Ao longo dos séculos é mencionado com diferentes ortografias: San Tueri, Santueri, Sentueri, Santuiri, et cetera.

SituaçãoSituação

O castelo de Santueri de Felanitx em Maiorca - Puig de Santueri (autor JM92) - Clicar para ampliar a imagemO castelo de Santueri é construído contra a parede sudoeste do Puig de Santueri. O Puig de Santueri é uma bandeja limitada, excepto ao sudoeste, de um penhasco de desmoronamento quase vertical, que com efeito uma fortaleza natural inexpugnável. O castelo foi construído únicamente ao ponto onde a cimeira do monte era acessível, de forma a fechar totalmente o acesso à bandeja.

O Puig de Santueri é um mais das elevadas dos mais cimeiras da parte do sul de Serra de Llevant; culmina à 423 m de altitude. A entrada do castelo situa-se à uma altitude de cerca de 380 m.

O castelo encontra-se à 7 km ao sudeste de Felanitx; é acessível desde a estrada que ligar Felanitx à Cas Concos des Cavaller, seguidamente à Santanyí; 2 km após à Felanitx, uma pequena estrada toma sobre a esquerda, e monta ao castelo em 5 Km. Esta pequena estrada também é assinalada por um painel que indica “Camí de Binifarda”, um finca que pratica o agro-turismo.

Côordenadas geográficas do estacionamento: 39° 25' 53" N; 3° 11' 14.68" E

O castelo de Santueri de Felanitx em Maiorca - Vista sobre a costa leste de Portocolom à Cala d'Or - Clicar para ampliar a imagemDesde o castelo uma vista magnífica oferece-se aos visitantes: uma larga franja da costa leste do condado do Migjorn, desde Portocolom até Cala d'Or e Portopetro. Aos pés do castelo encontra-se as aldeias de S'Horta e Calonge.

Desde a bandeja - quando é possível - pode-se ver, ao norte, o santuário de Sant Salvador de Felanitx; ao oeste, a planície de Maiorca (Es Pla de Mallorca); ao sul, quando o tempo é claro, até à ilha de Cabrera.

VisitasVisitas

Pensa-se que houve uma fortaleza sobre o Puig de Santueri a partir da época da ocupação romana, partir de 123 antes de JC; esta fortaleza teria sido encarregada supervisionar os portos romanos da costa sudeste. Sabe-se por um texto do geógrafo de Granada do século XII, Al-Zuhri, sobre a conquista muçulmana da ilha em 903, que, entre as três fortalezas conquistadas pelos exércitos de Hicham El Khaoulani, havia uma fortaleza nomeada Hisn Falanis, coincidindo com a localidade vizinha de Felanitx; as duas outras fortalezas eram a de Alaró (hisn Alârûn), ao noroeste, e a do Castell del Rei (hisn Bullânsa), ao norte, perto de Pollença.

Dos séculos X e XIII, os Mouros reforçaram a fortaleza de Santueri, e esta jogou um papel aquando da reconquista da ilha pelos catalães. Santueri foi um dos últimos lugares de resistência dos Mouros, e foi tomado por Jaume I apenas em 1231. O lugar quase inexpugnáveis, os Catalães tiveram recurso um estratagema: os habitantes da região organizaram uma festa, com a música e danças, abaixo do castelo, para desviar a atenção da guarnição; durante este tempo um ataque foi efetuado do outro lado do castelo. Os Mouros foram vencidos e mortos, e lançados da parte superior dos muros do castelo. Alguns encontraram refúgio num bálsamo ao pé do penhasco (la cova des Confessionari dels Moros); os Catalães sitiaram-o de novo, pensando que os Mouros morreriam de fome. Mas uma legenda conta que os Mouros recebiam cada dia do peixe fresco por um túnel, situada no fundo da gruta, que efetuava até ao mar.

Após a reconquista, o rei Jaume I distribuiu as terras de Maiorca entre seu vassalos e os que tivessem-o ajudado na campanha. O rei guardou para parte-lhe -o do leão - mais ou menos a metade da ilha, incluindo as fortalezas de Alaró e do Castell del Rei. Mais a grande parte do sudeste da ilha - incluindo o castelo de Santueri - foi dada ao seu tio, Nunyo Sanç, Conde do Rossilhão (Comte de Rosselló). Como os arquivos da família Sanç, conservados à Perpinhã e Mompilher, foram perdidos em grande parte, ele dispõe de poucas fontes históricas sobre o castelo de Santueri durante o século XIII.

O castelo de Santueri de Felanitx em Maiorca - A muralha do castelo - Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia)O castelo retornou ao domínio real apenas por volta de 1300. Ao século XIV, desde 1316, grandes trabalhos de reconstrução da fortaleza foram empreendidos, no objectivo de proteger a costa contra os ataques dos piratas berberes. Os muralhas e torres foram reconstruídos e, dentro, a capela foi restaurada e um moinho construído. É desta época único data o aspecto atual do castelo. A fortaleza era dirigida por um governador, assistido de um tenente e uma guarnição de soldados cujo número variava de acordo com a situação de paz ou de guerra. Contudo, o castelo de Santueri não foi o teatro de nenhum fato de armas importante.

O castelo de Santueri de Felanitx em Maiorca - A muralha do castelo (autor Frank Vincentz) - Clicar para ampliar a imagemAo século XV, em 1459, o príncipe Carlos de Viana (Carlos de Viana) foi encarcerado no castelo sobre ordem de seu pai, João de Aragão, com que era em guerra. Em 1489, a torre da Homenagem (Torre de l'Homenatge / Torre del Homenaje) foi restaurados.

Ao século XVI, entre 1521 e 1523, aquando da revolta das “germanies” (confrarias), o castelo serviu de refúgio a um grande número de “mascarats”, o partido dos nobres ricos, adversários das “germanies”, partido dos camponeses e dos artesões em revolta.

A partir do século XVII, o castelo perdeu da sua importância estratégica devido ao desenvolvimento da artilharia que fazia fortalezas, pendurados sobre as montanhas, dos alvos fáceis; pelo contrário, os tiros de artilharia para baixo, desde as fortalezas, eram difíceis. A ruína rápida do castelo de Santueri começou ao XVIII século; em 1811, foi vendido um particular.

Este castelo em ruína é cercado de uma terá de mistério: o arquiduque Luís Salvador da Áustria ele mesmo traz que o castelo tem a reputação a ser assombrado pelos fantasmas. A legenda quer também que nenhum viajante não beba a água das suas cisternas.

O castelo de Santueri de Felanitx em Maiorca - A torre da Homenagem (autor Ranku) - Clicar para ampliar a imagem em Panoramio (novo guia)O castelo de Santueri é apoiado contra o penhasco e constituído por um muralha, penetração de mortíferos, e flanqueada de torres quadrados provavelmente de origem mourisca. Único a torre da Homenagem, que data do século XVI, é circular; protege o portal de entrada. Certos muros e solos foram construídos utilizando a técnica do opus spicatum, muito característico da Idade Média, que consiste a dispôr as pedras na forma de espiga de trigo (do latino spica, espiga).

O castelo de Santueri de Felanitx em Maiorca - A muralha do castelo - Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia)O castelo de Santueri de Felanitx em Maiorca - O portal do castelo (autor Frank Vincentz) - Clicar para ampliar a imagemPenetra-se na fortaleza por um portal em arca, situado sobre a fachada principal. Dentro encontram-se as ruínas de cerca de construções, como a sala de guarda e o alojamento do governador, das cisternas e os armazéns subterrâneos para armazenar a água e o alimento para a guarnição; há uma pequena fonte, que alimentava provavelmente a cisterna. Há também, dentro do recinto, uma capela, a capela de São Bernardo (capella de Sant Bernat), um moinho e cerca de terras cultivadas.

InformaçõesInformações práticas

Horas de visitaHoras de visita
O castelo de Santueri de Felanitx em Maiorca - Puig de Santueri visto desde o santuário Sant Salvador - Clicar para ampliar a imagemO castelo de Santueri de Felanitx em Maiorca - Vista sobre Portocolom - Clicar para ampliar a imagemO castelo de Santueri é uma propriedade privada. Na sequência de vandalismo e voos de peças arqueológicos, o castelo foi fechado à visita. Devia ser reaberto em 2012 após dez anos de restauração, mas parece sempre fechado.

Mesmo se não for possível entrar no castelo, é sempre interessante visitar o sítio porque o terraço do estacionamento oferece bonitas vistas sobre a costa sueste de Maiorca, e pode-se sempre admirar os muralhas e torres da fortaleza.

HotelHotéis
La Finca Binifarda
Sobre as inclinações Puig de Santueri encontra-se um encantador hotel rural, a finca Binifarda, que dispõe apenas de cerca de câmaras.

Outros assuntosOutros assuntos

Filiação do assunto
Baleares > Maiorca > Condado do Migjorn > Felanitx > Castelo de Santueri
Assuntos mais detalhados
Assuntos próximos
A cidade de Felanitx em Maiorca - O santuário de Sant Salvador
A cidade de Felanitx em Maiorca - O castelo de Santueri
A aldeia de Portocolom, ou Porto Colom, em Maiorca
Assuntos mais largos
Página inicial
A cidade de Felanitx em Maiorca
A cidade de Santanyí em Maiorca
A cidade de Ses Salines em Maiorca
A ilha de Cabrera em Maiorca
A cidade de Campos em Maiorca
A cidade de Llucmajor em Maiorca
Tópico anterior ] [ Tópico superior ] [ Próximo tópico ]
Recomendar esta página :
Recomendar este sítio :
Investigação personalizada
Se atingir este quadro directamente, clicar nesta relação para indicar as ementas.