AlbâniaAlemanhaInglaterraArméniaPaís bascoBielorússiaBulgáriaCatalunhaCroáciaDinamarcaEspanhaEstóniaFinlândiaFrançaGalizaPaís de GalesGeórgiaGréciaHungriaIrlandaIslândiaItáliaImpério romanoLetóniaLituâniaMacedóniaMaltaNoruegaPaíses BaixosPolóniaPortugalRoméniaRússiaSérviaEslováquiaEslovéniaSuéciaChéquiaUcrânia
Se atingir este quadro diretamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.
Busca personalizada

O santuário de Gràcia de Randa em Maiorca

[Assunto precedente] [Assunto ascendente] [Assunto seguinte] [Minorca] [Maiorca] [Ibiza] [Formentera] [Cabrera] [Página inicial] [Ilhas Baleares] [Via Gallica]
Rubricas[Fotografias] [Apresentação] [Situação] [Visitas] [Cultura] [Informações práticas] [Outros assuntos]Página editada

ApresentaçãoApresentação

Apresentação geralApresentação geral
O santuário de Nossa Senhora de Graça (Santuari de Nostra Senyora de Gràcia / Santuario de Nuestra Señora de Gracia), geralmente nomeado Santuari de Gràcia, é um santuário situado dentro das terras da ilha de Maiorca, sobre as inclinações do Puig de Randa. Dos três santuários que se encontram sobre o Monte de Randa, santuário de Gràcia é mais pequena, mas sem dúvida mais bonita.

SituaçãoSituação

O santuário de Gràcia de Randa em Maiorca - O santuário ao pé da Penya Falconera (autor Antoni Salvà). Clicar para ampliar a imagem.O santuário de Gràcia é construído sob um bálsamo, ao pé do penhasco impressionante do Penya Falconera (a Rocha Falcoeira), um rochedo, onde aninhem falcões, situado sobre o flanco sueste Puig de Randa.

O santuário de Gràcia de Randa em Maiorca - O penhasco Penya Falconera (autor Frank Vincentz). Clicar para ampliar a imagem.Acima este penhasco encontra-se o Ermita de Sant Honorat.

Desde a aldeia de Randa atinge-se o Santuari de Gràcia pela pequena estrada que monta à ermida de Sant Honorat seguidamente ao santuário de Cura, situada à cimeira do monte. 1,3 km após a saída da aldeia, curta uma estrada alcatroada parte sobre a direita e descobre o santuário de Gràcia; o pequeno santuário, aos muros branqueados à cal, é construído como um ninho de andorinhas sobre a cornija.

Embora situado sobre o monte de Randa, o santuário de Gracia pertença à comuna de Llucmajor no condado do Migjorn vizinho, enquanto que a aldeia de Randa faz parte da comuna Algaida no condado da Pla de Mallorca. O santuário é estreitamente ligado à cidade Llucmajor; um antigo caminho de peregrinação conduzia desde a cidade até ao santuário.

O terraço do santuário oferece uma vista magnífica sobre as terras agrícolas do Sul da planície de Maiorca (Es Pla).

VisitasVisitas

O santuário de Gràcia de Randa em Maiorca - A entrada do santuário (autor Frank Vincentz). Clicar para ampliar a imagem.O santuário de Gràcia encontra a sua origem no gruta de S'Aresta, onde, no meio do XV do século (em 1440), dois moines franciscanos começaram a viver eremitas sob a parede abrupta da Penya Falconera. O irmão franciscano, originário Llucmajor, Antoni Caldés e o seu companheiro construiu uma primeira ermida.

No fim o XV do século uma epidemia de peste golpeou Llucmajor e a população invocou o socorro de Nossa Senhora de Graça. Em 1497, uma capela gótico dedicada à Nossa Senhora foi construídos à ermida de Gràcia; o irmão franciscano Antoni Tomàs, tão originário Llucmajor, foi encarregado velar sobre a estátua de Nossa Senhora. Esta estatueta, esculpido por Gabriel Mòjer, encontra-se hoje no coro da igreja do santuário.

A partir o XVI do século, o santuário de Gràcia tornou-se um centro de peregrinação marial para a região, mas sobretudo para os habitantes Llucmajor. Um caminho de peregrinação limitado de esculturas de pedra, representando as sete alegrias e as sete dores da Virgem Maria, conduzia Llucmajor até ao santuário.

Ao século XVII, a capela de origem foi substituída por uma nova capela, de estilo neoclássico. Da capela de origem foi conservada apenas a abside, que se tornou a capela de Santa Ana, a primeira capela lateral sobre a esquerda.

O santuário de Gràcia de Randa em Maiorca - O santuário (autor Frank Vincentz). Clicar para ampliar a imagem.O santuário de Gràcia de Randa em Maiorca - O jardim do santuário (autor Frank Vincentz). Clicar para ampliar a imagem.A última reconstrução essencial do conjunto teve lugar ao início do XX Século; foi realizada com a participação do famoso escultor e arquitecto catalão Antoni Gaudí.

Entre 1976 e 1983, a esplanada que efectua ao santuário foi alargado e a hospedaria foi renovada.

Em 2005, o santuário foi fechados aos visitantes durante meses, devido a trabalhos de estabilização após um desabamento do penhasco. À esta ocasião, o santuário de Gracia foi renovado igualmente e brilhado agora de uma nova fenda.

CapelaA Capela do Santuário
O santuário de Gràcia de Randa em Maiorca - O santuário (autor Manfred Bölke). Clicar para ampliar a imagem.O santuário de Gràcia de Randa em Maiorca - A nave da igreja (autor Frank Vincentz). Clicar para ampliar a imagem.A nova capela de Nossa Senhora de Graça, conservada até hoje, foi construída de 1622 à 1691 com pedras da montanha de Randa e pedras de grés do Puig de Galdent, situado à cerca de quilómetros ao oeste Puig de Randa. É uma igreja só uma uma uma nave retangular com uma abóbada em berço, um coro abside, e das capelas laterais.
O Coro
O coro é coberto por um teto na forma de casca. Dos dois lados do mestre-altar encontram-se dois quadros ovais; em um encontra-se uma representação da Anunciação e no outro uma representação da Visitação, obras de Guillem Ferrer Puig (1759-1833).

Sobre a abóbada do coro encontra-se uma pintura que representa a coroação da Virgem com o globo terrestre, e, ao meio, o Cristo reanimado e a Cruz, com um anjo de cada lado. A sacristia encontra-se à direita do altar.

O santuário de Gràcia de Randa em Maiorca - O quadro da Anunciação (autor Frank Vincentz). Clicar para ampliar a imagem.O santuário de Gràcia de Randa em Maiorca - O coro da igreja (autor Absinthias). Clicar para ampliar a imagem em Flickr (novo guia)O santuário de Gràcia de Randa em Maiorca - O quadro da Visitação (autor Frank Vincentz). Clicar para ampliar a imagem.
O santuário de Gràcia de Randa em Maiorca - Estátua de Nossa Senhora de Graça (autor Frank Vincentz). Clicar para ampliar a imagem.De trás o mestre-altar encontra-se estatueta de Nossa Senhora de Graça (Nostra Senyora de Gràcia). Trata-se magnífica de uma escultura policroma sobre madeira, de estilo gótico; a Virgem tem as mãos juntadas num gesto de adoração, com, sobre os seus lados, dois anjos barrocos que ele guardam e, ao pé, um escudo com o monograma de Maria.

O santuário de Gràcia de Randa em Maiorca - Estátua de Nossa Senhora de Graça (autor Frank Vincentz). Clicar para ampliar a imagem.Esta estátua de Maria - que é conservada ao santuário de Gràcia desde 1501 - é de um grande interesse histórico e artístico porque é mais antiga a imagem da Virgem venerada à Maiorca; é uma obra Gabriel Mòjer, pintor e escultor maiorquino.

CapelaAs Capelas Laterais
O santuário de Gràcia de Randa em Maiorca - A capela de Santa Ana (autor Frank Vincentz). Clicar para ampliar a imagem.O santuário de Gràcia de Randa em Maiorca - A capela de Santa Ana (autor Frank Vincentz). Clicar para ampliar a imagem.A primeira capela sobre a esquerda é a capela de Santa Ana que está ao lugar da cabeceira da primeira igreja do século XV. Em 1988, na sequência de uma renovação, descobriu-se os muros e o solo da primeira igreja e os vestígios de um cemitério.

A capela de Santa Ana contem, num nicho, uma efígie de Santa Ana, a mãe da Virgem Maria. Esta efígie conhecia anteriormente uma grande devoção entre as jovens raparigas Llucmajor que havia agulhas assim, de acordo com a tradição, de encontrar um bons namorados.

Os muros da capela de Santa Ana são ladrilhados de maiólica de Valência, os quadrados de faiança no estilo italiano, representando cenas bíblicas.

A segunda capela sobre a esquerda protege um retábulo santa Cândida (santa Càndida), a santa padroeira Llucmajor.

Na terceira capela encontra-se um retábulo da glorificação de Santa Catalina dividiu em tomos, a quarta capela é a capela de São José (Sant Josep), cônjuge da Virgem Maria, com, de trás, a cruz com Jesus crucificado.

O santuário de Gràcia de Randa em Maiorca - A capela de Santo António Abade (autor Frank Vincentz). Clicar para ampliar a imagem.A primeira capela sobre a direita é a capela de Santo António Abade (Sant Antoni Abat); é a única que tem sempre um altar; num nicho encontra-se uma efígie de sant Antoni Abad. Vêm seguidamente a porta lateral da capela do santuário, seguidamente uma cadeira.

Na segunda capela de direita encontra-se um retábulo da Virgem do Rosário ou a Coroa.

Na terceira capela encontra-se o altar de São Miguel Arcanjo, o santo padroeiro de Llucmajor.

A quarta capela contem uma “das alegrias” do século XV, de estilo gótico, que se encontrava sobre o caminho de peregrinação Llucmajor até ao santuário.

HotelA Hospedaria (Hospederia)
O santuário de Gràcia de Randa em Maiorca - O relógio de sol da hospedaria (autor Frank Vincentz). Clicar para ampliar a imagem.A pousada de origem, destinada aos peregrinos, foi construída em 1700. As construções atuais agora é juntadas à esquerda da capela, na sequência de desmoronamentos do penhasco.

A fachada da hospedaria é alongada com três arcas baixadas; a arca do meio, que serve de entrada, é acessível por uma escada que dá sobre esplanada.

Ao andar, encontra-se igualmente três arcas; um relógio de sol circular leva a divisa “Adeamus cum fiducia ad thronum Gratiae” (venham com confiança ao trono da graça), sem dúvida para tranquilizar os hóspedes inquietos da massa rochosa que domina a hospedaria.

InformaçõesInformações práticas

Informação geralInformação geral
Oração de observar o silêncio; os grupos podem ver-se recusar o acesso.

Outros assuntosOutros assuntos

Filiação do assunto
Baleares > Maiorca > Condado da Pla de Mallorca > Algaida > Randa > Santuário de Gràcia
Assuntos mais detalhados
Assuntos próximos
O santuário de Cura de Randa em Maiorca
O santuário de Gràcia de Randa em Maiorca
A ermida de Sant Honorat de Randa em Maiorca
Assuntos mais largos
Página inicial
A aldeia de Randa em Maiorca
Assunto precedente ] [ Assunto ascendente ] [ Assunto seguinte ]
Recomendar esta página :
Recomendar este sítio :
Busca personalizada
Se atingir este quadro directamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.