AlbâniaAlemanhaInglaterraArméniaPaís bascoBielorússiaBulgáriaCatalunhaCroáciaDinamarcaEspanhaEstóniaFinlândiaFrançaGalizaPaís de GalesGeórgiaGréciaHungriaIrlandaIslândiaItáliaImpério romanoLetóniaLituâniaMacedóniaMaltaNoruegaPaíses BaixosPolóniaPortugalRoméniaRússiaSérviaEslováquiaEslovéniaSuéciaChéquiaUcrânia
Se atingir este quadro diretamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.
Busca personalizada

A ermida de Sant Honorat de Randa em Maiorca

[Assunto precedente] [Assunto ascendente] [Minorca] [Maiorca] [Ibiza] [Formentera] [Cabrera] [Página inicial] [Ilhas Baleares] [Via Gallica]
Rubricas[Fotografias] [Apresentação] [Situação] [Visitas] [Cultura] [Informações práticas] [Outros assuntos]Página editada

ApresentaçãoApresentação

Apresentação geralApresentação geral
A ermida de São Honório (ermita de Sant Honorat / ermita de San Honorato) é uma ermida da ilha de Maiorca situada sobre o Puig de Randa. É um dos três santuários do monte de Randa, mais importante, pela dimensão, que o santuário de Cura que se encontra à cimeira do monte.

SituaçãoSituação

A ermida de Sant Honorat de Randa em Maiorca - Vista desde a ermida de Sant Honorat de Randa. Clicar para ampliar a imagem.A Ermita de Sant Honorat é situada sobre as inclinações inferiores da vertente do sul do Puig de Randa, que domina o centro da planície de Maiorca.

Desde a aldeia de Randa, situada ao pé do monte, uma pequena estrada serpentina conduz à montanha de Randa (Carrer de Cura, seguidamente estrada Ma-5018); após cerca de 1,3 Km, atinge-se uma pequena estrada que efetua ao santuário de Gràcia; após ainda 1 km encontra-se um caminho que bifurca à ângulo agudo sobre o lado direito; este caminho conduz ao terraço do santuário de Sant Honorat.

A ermida encontra-se acima um penhasco que domina o santuário de Gràcia. Desde o terraço, plantado de carvalhos verdes, e desde os jardins de Sant Honorat, pode-se ver a parte meridional de Maiorca, as planícies Llucmajor e de Campos, e até à ilha de Cabrera ao sudeste.

Sant Honorat encontra-se sobre a comuna de Algaida, da qual São Honório é o santo padroeiro: Sant Honorat é festejado lá o 16 de Janeiro por fogos de alegria e as danças tradicionais maiorquinos dos “Cossiers”.

VisitasVisitas

A ermida de Sant Honorat de Randa em Maiorca - Placa comemorativa ermite Arnau Desbrull (autor Frank Vincentz). Clicar para ampliar a imagem.A Ermita de Sant Honorat estêve fundada, no fim o XIV do século, por um cavaleiro originário da cidade de Inca, Arnau Desbrull, acompanhado de Mateu Catlar, originário de Selva perto Inca. Após ter vivido ermites durante 30 anos sobre a montanha de Randa, pediram, em 1394, ao bispo de Maiorca, Lluis de Prades, a autorização que construa uma ermida dedicada à São Honório (sant Honorat). Arnau Desbrull escolhe a parte da montanha orientada ao sul, o abrigo dos ventos do tramontane e o mistral, para construir a capela que foi abençoada o 16 de Janeiro de 1397, como indica-o uma placa colocada sobre o sítio da capela atual.

Devido ao estado de ruína da capela primitiva, uma nova capela foi construída, de 1654 à 1661, “pelos trabalhadores, os jurados e o reitor de Algaida”. Durante os séculos XVII e XVIII a capela permaneceu sob a administração e a proteção dos jurados e os reitores da cidade de Algaida.

A ermida de Sant Honorat de Randa em Maiorca - Placa comemorativa Consagrados dos Corações (autor Frank Vincentz). Clicar para ampliar a imagem.Em 1763, a Congregação diocesana das Eremitas de São Paulo e de Santo António, fundada pelo venerável Joan Mir de la Concepción, passou um acordo com o conselho municipal Algaida para estabelecer-se na ermida de Sant Honorat; houve até ao fim do século XIX.

Em 1805 dos membros da Congregação da ermida de Sant Honorat partiu fundar a ermida de Betlem à Colònia de Sant Pere.

De 1860-1861 o futuro Beato Francesc Palau i Quer retirou-se à ermida de Sant Honorat e reorganizou-o.

Em 1890, a ermida foi dirigidos pelo Pai Joachim Rosselló i Ferrà onde fundou a Congregação dos Missionários Consagrados dos Corações de Jesus e de Maria (Missioners dels Sagrats Cors / Misioneros de los Sagrados Corazones).

A construção foi restaurada em 1962.

A ermida de São Honório compreende uma pequena capela e cerca de construções monásticas. Um grande pátio plantado de carvalhos verdes efetua à fachada principal, construída em 1888, que se articula em redor de dois portais à arcos de cheia curvatura superados de uma pequena cruz, com uma efígie Ramon Llull no tímpano. O portal de direita abre sobre o loja do vigia do santuário (porteria) e o de esquerda sobre o pátio da igreja. Entre os dois portais encontra-se uma cerâmica, datada de 1976, que representa o santo padroeiro do santuário, santo Honrado.
A ermida de Sant Honorat de Randa em Maiorca - Fachada da ermida (autor Frank Vincentz). Clicar para ampliar a imagem.A ermida de Sant Honorat de Randa em Maiorca - Faiança. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).A ermida de Sant Honorat de Randa em Maiorca - Porta da ermida (autor Frank Vincentz). Clicar para ampliar a imagem.
CapelaA Capela
A capela que vemos hoje data de 1661; substituiu uma capela do século XIV; da capela de origem permanece apenas uma placa de pedra, que se encontra acima do portal de entrada, que é gravada em caráteres góticos e que comemora a consagração da primeira capela em 1397.

A fachada da capela apresenta um portal superado de uma efígie de santo Honrado, colocada num nicho flanqueado de dois escudos nobres que representam as armas das famílias Tagamanent e Amar.

A ermida de Sant Honorat de Randa em Maiorca - Pátio da igreja. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).A ermida de Sant Honorat de Randa em Maiorca - Fachada da igreja. Clicar para ampliar a imagem.A ermida de Sant Honorat de Randa em Maiorca - Frontão da igreja (autor Frank Vincentz). Clicar para ampliar a imagem.
A ermida de Sant Honorat de Randa em Maiorca - Moine que solicita na nave da igreja. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).A pequena igreja é de plano retangular com três capelas de cada lado. A nave é coberta por uma abóbada em berço. Entre as imagens que são veneradas nas capelas laterais observa-se uma Virgem barroco e uma cruz do Santo Cristo das Ermitas (Sant Crist dels Ermitans), provavelmente do século XIV, do qual a primeira menção data de 1450 e que teria sido trazido por Arnau Desbrull.

A ermida de Sant Honorat de Randa em Maiorca - Nave da igreja (autor Frank Vincentz). Clicar para ampliar a imagem.Os nichos de trás o altar contêm esculturas Ramon Llull, de santo Honrar e de Francesc Palau.

Jardim de prazerO Jardim da Ermida
A ermida de Sant Honorat de Randa em Maiorca - O jardim do mosteiro (autor Manfred Bölke). Clicar para ampliar a imagem.A ermida de Sant Honorat de Randa em Maiorca - A capela do Beato Francesc Palau. Clicar para ampliar a imagem.O jardim compreende a capela do feliz Francesc Palau e o cemitério que se encontra na parte oriental do jardim.

InformaçõesInformações práticas

Horas de visitaHoras de visita
A ermida de Sant Honorat de Randa em Maiorca - Seminário. Clicar para ampliar a imagem.Excepto a capela, a ermida de Sant Honorat não é aberta aos visitantes não registados.

A ermida, gerida pela ordem dos Missionários dos Consagrados-Coração, recebe grupos de seminário; há duas salas de conferência e uma sala para cerca de 22 participantes.

Sítio sobre a Tela: www.ermitasanthonorat.org

Outros assuntosOutros assuntos

Filiação do assunto
Baleares > Maiorca > Condado da Pla de Mallorca > Algaida > Randa > Santuário de Sant Honorat
Assuntos mais detalhados
Assuntos próximos
O santuário de Cura de Randa em Maiorca
O santuário de Gràcia de Randa em Maiorca
A ermida de Sant Honorat de Randa em Maiorca
Assuntos mais largos
Página inicial
A aldeia de Randa em Maiorca
Assunto precedente ] [ Assunto ascendente ]
Recomendar esta página :
Recomendar este sítio :
Busca personalizada
Se atingir este quadro directamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.