AlbâniaAlemanhaInglaterraArméniaPaís bascoBielorússiaBulgáriaCatalunhaCroáciaDinamarcaEspanhaEstóniaFinlândiaFrançaGalizaPaís de GalesGeórgiaGréciaHungriaIrlandaIslândiaItáliaImpério romanoLetóniaLituâniaMacedóniaMaltaNoruegaPaíses BaixosPolóniaPortugalRoméniaRússiaSérviaEslováquiaEslovéniaSuéciaChéquiaUcrânia
Se atingir este quadro diretamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.
Busca personalizada

A aldeia de Randa em Maiorca

[Assunto ascendente] [Minorca] [Maiorca] [Ibiza] [Formentera] [Cabrera] [Página inicial] [Ilhas Baleares] [Via Gallica]
Rubricas[Fotografias] [Apresentação] [Situação] [Visitas] [Cultura] [Informações práticas] [Outros assuntos]Página editada

ApresentaçãoApresentação

Apresentação geralApresentação geral
A aldeia de Randa em Maiorca - A cruz de Randa (autor Lisa Maria Sykes). Clicar para ampliar a imagem em Flickr (novo guia)Randa é uma pequena aldeia, de uma centena de habitantes, situada na planície de Maiorca (Es Pla). Randa faz parte da comuna de Algaida no condado da Pla de Mallorca.

Randa encontra-se à 4 km Algaida e 32 km Palma de Maiorca.

A aldeia sobretudo é conhecida para a montanha que domina a aldeia, Puig de Randa, onde encontram-se três famosos santuários.

O calvário de Randa, a Cruz de Randa (Creu de Randa), é o monumento emblemático da aldeia.

EtimologiaEtimologia e toponímia
O topônimo de Randa provem da palavra árabe “arrenda”, que significa “louro”.

VisitasVisitas

IgrejaA Igreja da Imaculada e do Beato Raimundo Lúlio (Església de la Immaculada i el Beat Ramon Llull)
A aldeia de Randa em Maiorca - O campanário da igreja (autor Andreas Weinrich). Clicar para ampliar a imagem em Flickr (novo guia)A igreja paroquial da Imaculada Conceição e do Beato Raimundo Lúlio foi construída ao século XVIII, de 1765 à 1770, à memória de Raimundo Lúlio, um personagem estreitamente ligado à região de Randa.

Em entablamento, situado acima do portal à verga da igreja, encontra-se uma pequena estátua Ramon Llull, e, ainda acima, uma rosácea de vidro policroma. Sobre a direita da fachada elabora-se um campanário de cinco andares, com uma lógia, e penteado de uma cúpula.

Dentro, a nave é coberta de uma abóbada em berço. O retábulo do altar, de estilo barroco tardio, contem uma efígie Ramon Llull. Capela mais notável é a capela de São José (capella de sant Josep) com um retábulo rococó devido ao mecenato da família Sastre d'Estahacar. Uma outra capela de interesse artística é a capela da Alma (capella de les Ànimes) onde pode-se ver uma Virgem do Carmelo ao pingamento ricamente bordado. Observa-se igualmente a antiguidade capela da Imaculada Conceição que data do século XVI.

Na sacristia é conservada uma tapeçaria que, anteriormente, era esticada de trás o mestre-altar; esta tapeçaria representa várias cenas da vida de Raimundo Lúlio. A sacristia apresenta também um retrato do teólogo e historiador religioso maiorquino Guillem Terrassa i Ponç (1709-1778).

ColinaO Maciço de Randa (Massís de Randa)
O maciço de Randa é um maciço montanhoso que se cria no meio da planície de Maiorca (Pla de Mallorca); o maciço estende-se pelos territórios de quatro comunas: Algaida ao norte, Montuïri ao nordeste, Porreres ao leste e Llucmajor ao sul.

A aldeia de Randa em Maiorca - Puig de Son Reus e Puig de Randa (autor GMA). Clicar para ampliar a imagem.O ponto culminante do maciço é o Puig de Randa, que atinge uma altitude de 543 m; ao sul do monte de Randa encontra-se Puig de Son Reus (501 m), um promontório rochoso.

A aldeia de Randa em Maiorca - serra de Galdent no maciço de Randa (autor Antoni Salvà). Clicar para ampliar a imagem.O oeste do maciço de Randa é ocupado Serra de Galdent, uma cadeia de montanhas que compreende Puig de Galdent (420 m) ao leste, Puig d'en Claret ao centro, e Puig de les Bruixes (Monte das Bruxas) ao leste. Sobre os flancos Puig de Galdent encontra-se carreiras de marès, grés de Maiorca, que foram exploradas a partir da Idade Média para construir numerosas construções religiosas ou civis, como a igreja da ermida de Gràcia.

Entre o Serra de Galdent e o Puig de Randa passa a estrada que ligar Llucmajor a Algaida.

A aldeia de Randa em Maiorca - O maciço de Randa (autor GMA). Clicar para ampliar a imagem.Puig de Randa cria-se brutalmente acima a planície de Maiorca e termina-se em bandeja; é visível desde todas as direções e a sua forma característica torna-o reconhecível de longe. O monte de Randa é montanha mais conhecida do maciço de Randa devido aos três santuários que se encontram. Desde a aldeia de Randa, situada ao pé do monte à 305 m de altitude, uma estrada estreita, que serpenteia dos 4 Km, cobrição entre Puig de Randa e Puig de Son Reus, passagem perto do santuário de Nostra Senyora de Gràcia, seguidamente perto do santuário de Sant Honorat, e atinge a cimeira onde encontra-se grande dos três santuários, o santuário de Cura. O Puig de Randa às vezes é nomeado Puig de Cura, e cognominado La Muntanya dels tres Santuaris (a Montanha dos três Santuários).

A aldeia de Randa em Maiorca - O maciço de Randa visto desde o santuário Sant Salvador Felanitx. Clicar para ampliar a imagem.Ao leste do maciço de Randa, mas sobre a comuna de Porreres, encontra-se a Serra de sa Mesquida; a cimeira mais conhecida da Serra de sa Mesquida é o Puig de Monti-Sion, onde elabora-se o santuário de Monti-Sion, ou Montesion.

O maciço de Randa possui ainda uma vegetação importante com bosques de pinheiros e de carvalhos, e mato; é um habitat natural para muitas plantas e de animais. A flora compreende o cíclame das Baleares (Cyclamen balearicum), a gilbardeira (Ruscus aculeatus), o espargo selvagem (Espargos albus) e, garrigues, o hipericão das Baleares (Hypericum balearicum), o alecrim (Rosmarinus officinalis) e a germandrea marina (Teucrium marum); a fauna conta ouriços e arganazes, corujas-das-torres, falcões, estrelinhas e toutinegras. O maciço de Randa foi declarado zona natural de interesse especial (Àrea Natural d'Especial Interès, ANEI).

A aldeia de Randa em Maiorca - Radomo e antenas de telecomunicação à cimeira Puig de Randa. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).A cimeira oferece uma vista panorâmico espetacular sobre a quase totalidade da ilha de Maiorca: ao noroeste sobre a Serra de Tramuntana e o Puig Major, ao norte até à baía Alcúdia e o cabo de Formentor, ao leste para as enseadas da costa oriental, o sudoeste sobre a baía de Palma de Maiorca, o sudeste até à ilha de Cabrera. Poder-se contar até 36 cidade ou aldeia ilha de Maiorca.

A aldeia de Randa em Maiorca - Fogo de floresta Puig de Randa (autor Bielv). Clicar para ampliar a imagem em Flickr (novo guia)O lugar do monte de Randa faz da sua cimeira uma excelente posição para as telecomunicações; se pode-se ver um radomo (radar protegido por um envelope na forma de balão) que é visível de mais distante que o santuário ele mesmo.

Puig de Randa serve igualmente à vigilância contra os incêndios de florestas, como os que se produziram em 2003 e em Outubro de 2011.

Outros assuntosOutros assuntos

Filiação do assunto
Baleares > Maiorca > Condado da Pla de Mallorca > Algaida > Randa
Assuntos mais detalhados
O santuário de Cura de Randa em Maiorca
O santuário de Gràcia de Randa em Maiorca
A ermida de Sant Honorat de Randa em Maiorca
Assuntos próximos
Assuntos mais largos
Página inicial
O condado da Planície de Maiorca - Brochura das atrações
A cidade de Muro em Maiorca
A cidade de Santa Margalida em Maiorca
A cidade de Petra em Maiorca
A cidade de Vilafranca de Bonany em Maiorca
A cidade de Sant Joan em Maiorca
A cidade de Porreres em Maiorca
A cidade de Algaida em Maiorca
A cidade de Sineu em Maiorca
Assunto ascendente ]
Recomendar esta página :
Recomendar este sítio :
Busca personalizada
Se atingir este quadro directamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.