AlbâniaAlemanhaInglaterraArméniaPaís bascoBielorússiaBulgáriaCatalunhaCroáciaDinamarcaEspanhaEstóniaFinlândiaFrançaGalizaPaís de GalesGeórgiaGréciaHungriaIrlandaIslândiaItáliaImpério romanoLetóniaLituâniaMacedóniaMaltaNoruegaPaíses BaixosPolóniaPortugalRoméniaRússiaSérviaEslováquiaEslovéniaSuéciaChéquiaUcrânia
Se atingir este quadro diretamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.
Busca personalizada

A aldeia de Porto Cristo em Maiorca - As grutas dos Arpões (Coves dels Hams)

[Assunto precedente] [Assunto ascendente] [Minorca] [Maiorca] [Ibiza] [Formentera] [Cabrera] [Página inicial] [Ilhas Baleares] [Via Gallica]
Rubricas[Fotografias] [Apresentação] [Situação] [Visitas] [Cultura] [Informações práticas] [Outros assuntos]Página editada

ApresentaçãoApresentação

Apresentação geralApresentação geral
As Grutas dos Arpões, ou Grutas dos Anzois, são grutas de origem cársico situadas à Porto Cristo sobre a costa oriental (condado do Levante) da ilha de Maiorca.

A sua originalidade tem às estalactites transparentes na forma de arpões e o seu bonito lago subterrâneo.

EtimologiaEtimologia e toponímia
As Grutas dos Arpões (Coves dels Hams em espanhol catalão, Cuevas de los Arpones em espanhol castelhano) devem o seu nome às estalactites e estalagmites na forma de arpões ou anzois (hams em catalão maiorquino) de uma das salas.

SituaçãoSituação

As grutas dos Arpões encontram-se sobre a comuna Manacor, à cerca de 1200 m ao oeste da cidade costeira de Porto Cristo, sobre a estrada Manacor à Porto Cristo.

VisitasVisitas

GrutaAs Grutas dos Arpões (Coves dels Hams)
As grutas dos Arpões (Hams) em Maiorca - Plano das grutas. Clicar para ampliar a imagem.As Grutas dos Arpões (Cuevas del Hams) foram as primeiras grutas de Maiorca a ser abertas ao público, em 1910. É Lorenzo Caldentey, um filho do descobridor das grutas dos Arpões, que equipou as grutas com um sistema de iluminação eléctrico, alimentado por uma turbina hidrelétrica, para organizar espetáculos e visitas.

As grutas dos Arpões (Hams) em Maiorca - A gruta dos Arpões (autor Jarke). Clicar para ampliar a imagem.Guias multilingues conduzem os visitantes sobre um percurso cerca de 500 metros através de doze salas diferentes, aos nomes mais ou menos líricos.

As grutas protegem vários lagos, dos quais o “Mar de Veneza”, grande de todos, onde é apresentado um espetáculo “Magical Mozart”…

A Entrada da Gruta
É à esta lugar que Pedro Caldentey descobriu a gruta em 1905 enquanto que escavava o balanço à investigação onyx. Se pode-se ainda ver a marca dos golpes de gazua na pedra.
As grutas dos Arpões (Hams) em Maiorca - Entrada das grutas. Clicar para ampliar a imagem.As grutas dos Arpões (Hams) em Maiorca - Entrada das grutas. Clicar para ampliar a imagem.As grutas dos Arpões (Hams) em Maiorca - A capela. Clicar para ampliar a imagem.
A Sala do 2 de Março (Sala del Dos de Marzç / Sala del Dos de Marzo)
O nome desta sala recorda a data da descoberta da gruta, o 2 de Março de 1905. Esta sala apresenta curiosas formações geológicas que assemelham-se por exemplo à uma manada de elefantes, uma cascata ou duas fontes.
As grutas dos Arpões (Hams) em Maiorca - A sala do 2 de março. Clicar para ampliar a imagem.As grutas dos Arpões (Hams) em Maiorca - A sala do 2 de março. Clicar para ampliar a imagem.As grutas dos Arpões (Hams) em Maiorca - A sala do 2 de março. Clicar para ampliar a imagem.
A Sala das Corujas (Sala de les Òlibes / Sala de las Lechuzas)
As grutas dos Arpões (Hams) em Maiorca - A sala das corujas. Clicar para ampliar a imagem.As grutas dos Arpões (Hams) em Maiorca - A sala das corujas. Clicar para ampliar a imagem.Aquando da descoberta da gruta, corujas vivas foram descobertas nesta sala. Se encontra formas fantásticas, um grande peixe suspendido a cabeça inferior e um casal de dançarinos.
O Sonho de um Anjo (El Somni d'un Àngel / El Sueño de un Ángel)
As grutas dos Arpões (Hams) em Maiorca - A sala “Sonho de um Anjo”. Clicar para ampliar a imagem.A sala “O Sonho de um Anjo” é a sala mais fina, as delicadas e bonita da gruta, onde o seu nome. Esta sala apresenta numerosas formações surpreendentes que vão todas as nas direções, criando uma paisagem única de uma grande beleza.

Estes estalactites assemelham-se à arpões ou anzois (hams em maiorquino), que deu o seu nome às grutas.

Os cientistas ainda não têm encontrado explicação à estas formações arborescentes únicas, nomeadas helictites.

As grutas dos Arpões (Hams) em Maiorca - A sala “Sonho de um Anjo”. Clicar para ampliar a imagem.As grutas dos Arpões (Hams) em Maiorca - A sala “Sonho de um Anjo”. Clicar para ampliar a imagem.As grutas dos Arpões (Hams) em Maiorca - A sala “Sonho de um Anjo”. Clicar para ampliar a imagem.
A Sala das Imagens (Sala de les Imatges / Sala de las Imágines)
As grutas dos Arpões (Hams) em Maiorca - A “Sala das Imagens”. Clicar para ampliar a imagem.As grutas dos Arpões (Hams) em Maiorca - A “Sala das Imagens”. Clicar para ampliar a imagem.Na sala das Imagens descobre-se numerosas formações que assemelham-se à estátuas, cujos algumas recordam mesmo os personagens do presépio de Natal.
As grutas dos Arpões (Hams) em Maiorca - A “Sala das Imagens”. Clicar para ampliar a imagem.As grutas dos Arpões (Hams) em Maiorca - A “Sala das Imagens”. Clicar para ampliar a imagem.As grutas dos Arpões (Hams) em Maiorca - A “Sala das Imagens”. Clicar para ampliar a imagem.
O Vale das Delícias (La Vall de les Delicies / El Valle de las Delicias)
As grutas dos Arpões (Hams) em Maiorca - O “Vale das Delícias”. Clicar para ampliar a imagem.O Vale das Delícias é ponto mais elevado do interior da gruta; oferece uma vista panorâmico sobre várias salas. Observa-se uma formação curiosa que assemelha-se um gato.
As grutas dos Arpões (Hams) em Maiorca - O “Vale das Delícias”. Clicar para ampliar a imagem.As grutas dos Arpões (Hams) em Maiorca - O “Vale das Delícias”. Clicar para ampliar a imagem.As grutas dos Arpões (Hams) em Maiorca - O “Vale das Delícias”. Clicar para ampliar a imagem.
LagoO Lago da Cidade Encantada (Lago de la Ciutat Encantada / Lago de la Ciudad Encantada)
As grutas dos Arpões (Hams) em Maiorca - A “Cidade Encantada”. Clicar para ampliar a imagem.As grutas dos Arpões (Hams) em Maiorca - A “Cidade Encantada”. Clicar para ampliar a imagem.As grutas dos Arpões (Hams) em Maiorca - A “Cidade Encantada”. Clicar para ampliar a imagem.
O Paraíso Perdido (El Paradís Perdut / El Paraíso Perdido)
As grutas dos Arpões (Hams) em Maiorca - O “Paraíso Perdido”. Clicar para ampliar a imagem.As grutas dos Arpões (Hams) em Maiorca - O “Paraíso Perdido”. Clicar para ampliar a imagem.A sala do “Paraíso Perdido” apresenta uma grande diversidade de formações que assemelham-se à personagens, castelos et cetera. Uma formação importante assemelha-se à Virgem de Montserrat, “La Moreneta”.

Esta sala tira o seu nome de um poema épico da poeta inglesa John Milton (1608-1674), “Paradise Lost” cujo Pere Calendey era um admirador.

As grutas dos Arpões (Hams) em Maiorca - O “Paraíso Perdido”. Clicar para ampliar a imagem.As grutas dos Arpões (Hams) em Maiorca - O “Paraíso Perdido”. Clicar para ampliar a imagem.As grutas dos Arpões (Hams) em Maiorca - O “Paraíso Perdido”. Clicar para ampliar a imagem.
LagoO Lago da Coluna (Llac de la Columna / Lago de la Columna)
LagoO Lago “o Mar de Veneza” (Mar de Venècia/Mar de Venecia)
As grutas dos Arpões (Hams) em Maiorca - O “Mar de Veneza”. Clicar para ampliar a imagem.As grutas dos Arpões (Hams) em Maiorca - O “Mar de Veneza”. Clicar para ampliar a imagem.O lago “Mar de Veneza” é mais grande dos lagos protegidos pelas grutas dos Arpões. A sua água é salgada ligeiramente (2% de sal), que supõe uma comunicação com o mar, e contem pequenos crustáceos invisuais específicos das grutas.

É lá que é apresentado o espetáculo “Magical Mozart”. Este lago subterrâneo é menos vasto que o das Grutas do Dragão.

O Cemitério das Fadas (El Cemetiri de les Fades / El Cementerio de las Hadas)
Os Cemitérios das Fadas contem estalagmites que assemelham-se à ciprestes ou ainda um panteão com uma estátua que sugerem formas diferentes. Ao teto encontra-se uma curiosa estalactite na forma de cogumelo. Se descobrem igualmente diferentes tipos de balanços às cores variadas: os balanços brancos são o carbonato de cálcio, os balanços castanhos, o óxido de ferro, os balanços cinza-verde, o óxido de cobre.
As grutas dos Arpões (Hams) em Maiorca - O As grutas dos Arpões (Hams) em Maiorca - O As grutas dos Arpões (Hams) em Maiorca - O
PalácioO Palácio Imperial (Palau Imperial / Palacio Imperial)
A sala do “Palácio Imperial” apresenta formações cujas dimensões sugerem sumptuosos palácios com grandes colunas que apoiam a abóbada. Trata-se da última sala da gruta.
As grutas dos Arpões (Hams) em Maiorca - O “Palácio Imperial”. Clicar para ampliar a imagem.As grutas dos Arpões (Hams) em Maiorca - O “Palácio Imperial”. Clicar para ampliar a imagem.As grutas dos Arpões (Hams) em Maiorca - O “Palácio Imperial”. Clicar para ampliar a imagem.

ConhecimentosHistória, geografia, artes, tradições, flora…

HistóriaHistória
As grutas dos Arpões foram descobertas o 2 de Março de 1905 por Pere Caldentey que terminou a exploração em 1907.

InformaçõesInformações práticas

Informação geralInformação geral
Às Grutas dos Arpões, contrariamente às Grutas do Dragão, as fotografias - sem lanterna elétrica - são autorizadas.
Horas de visitaHoras de visita
As grutas dos Arpões (Hams) em Maiorca - Prospectos. Clicar para ampliar a imagem.
As grutas dos Arpões (Hams) em Maiorca - Plano das grutas. Clicar para ampliar a imagem.Coves dels Hams

As grutas dos Arpões são acessíveis pela estrada Manacor-Porto Cristo, à 1 km de Porto Cristo.

Endereço: Carretera Ma-4020 Manacor-Porto Cristo, km 11

Telefone: 00 34 971 820 988

Sítio sobre a Tela: www.cuevas-hams.com

Horários de verão (do 16 de Março ao 31 de Outubro): todos os dias, de 10:30 à 17:00

Horários de inverno (do 1º de Novembro ao 15 de Março): de 11:00 à 16:30.

Tarifa de entrada elevada: 19 € com o espetáculo de som e luz!

A visita, em grupos dirigidos por guias multilingues (em onze línguas…), dura cerca de uma meia hora.

As grutas dos Arpões (Hams) em Maiorca - Magical Mozart. Clicar para ampliar a imagem.As grutas dos Arpões (Hams) em Maiorca - O “Mar de Veneza”. Clicar para ampliar a imagem.Os visitantes podem igualmente aproveitar do espetáculo “Magical Mozart”, um concerto de música (extratos da “Flauta Encantada”) acompanhado por jogos de luz: músicos navegam sobre o lago o “Mar de Veneza” num barco com pranchas decoradas de velas. Um espetáculo ligeiramente similar ao das Grutas do Dragão (Coves del Drac).

Outros assuntosOutros assuntos

Filiação do assunto
Baleares > Maiorca > Condado do Llevant > Manacor > Porto Cristo > Grutas dos Arpões
Assuntos mais detalhados
Assuntos próximos
A aldeia de Porto Cristo em Maiorca - As grutas do Dragão (Coves del Drac)
A aldeia de Porto Cristo em Maiorca - As grutas dos Arpões (Coves dels Hams)
Assuntos mais largos
Página inicial
A aldeia de Porto Cristo em Maiorca
Assunto precedente ] [ Assunto ascendente ]
Recomendar esta página :
Recomendar este sítio :
Busca personalizada
Se atingir este quadro directamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.