AlbâniaAlemanhaInglaterraArméniaPaís bascoBielorússiaBulgáriaCatalunhaCroáciaDinamarcaEspanhaEstóniaFinlândiaFrançaGalizaPaís de GalesGeórgiaGréciaHungriaIrlandaIslândiaItáliaImpério romanoLetóniaLituâniaMacedóniaMaltaNoruegaPaíses BaixosPolóniaPortugalRoméniaRússiaSérviaEslováquiaEslovéniaSuéciaChéquiaUcrânia
Se atingir este quadro diretamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.
Busca personalizada

A península e o cabo de Formentor em Maiorca

[Assunto ascendente] [Assunto seguinte] [Minorca] [Maiorca] [Ibiza] [Formentera] [Cabrera] [Página inicial] [Ilhas Baleares] [Via Gallica]
Rubricas[Fotografias] [Apresentação] [Situação] [Visitas] [Cultura] [Informações práticas] [Outros assuntos]Página editada

ApresentaçãoApresentação

Apresentação geralApresentação geral
A península e o cabo de Formentor em Maiorca - A península de Formentor. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).A península e o cabo de Formentor em Maiorca - Cala Figuera (autor Antoni Sureda). Clicar para ampliar a imagem.A península de Formentor (Península de Formentor) é uma língua de terra longa e estreita, de 3 km de larga na sua parte mais estreita, e que se alarga até à 12 km no seu meio; a península termina-se pelo Cap de Formentor, o ponto mais setentrional da ilha de Maiorca, onde elabora-se um farol. O seu ponto culminante é o Puig Fumat à 384 metros de altitude.

A península possui uma dos mais grandes e mais atrativas as praias naturais da ilha, a praia de Formentor, situado sobre a sua costa leste.

O litoral da península é espalhado de enseadas mais notável do qual é: Cala Figuera, Cala Murta e Cala Pi de la Posada.

EtimologiaEtimologia e toponímia
O topônimo “Formentor” significa “trigo”, o trigo terno panificável; ainda que esta península parece apenas emprestar-se à cultura cerealífera. O nome da ilha de Formentera - ao lado de Ibiza - tem a mesma origem.

SituaçãoSituação

MeteorologiaMeteorologia e previsões
A península de Formentor é situada sobre a ponta do norte da ilha de Maiorca, ao nordeste da aldeia do Port de Pollença; a península faz parte da comuna Pollença.

A sua extremidade, o cabo de Formentor, marca o limite do norte Serra de Tramuntana.

A península e o cabo de Formentor em Maiorca - Port de Pollença visto desde o Mirador d'es Colomer. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).

VisitasVisitas

A Península de Formentor
A península e o cabo de Formentor em Maiorca - A Serra d'Albercutx. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).A península de Formentor um dos lugares é visitado mais Maiorca, para a beleza das suas paisagens que combinam o mar e a montanha.

A península e o cabo de Formentor em Maiorca - A Serra d'Albercutx. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).

EstradaA Estrada de Precipício Ma-2210
A península e o cabo de Formentor em Maiorca - O túnel da estrada Ma-2210 (autor Frank Vincentz). Clicar para ampliar a imagem.A estrada Ma-2210 percorre a cornija elevada da península de Formentor; desde Port de Pollença a estrada atinge primeiro o mirante do Pombal; após um colo, a estrada cruza um túnel de 200 m sob o monte Fumat, seguidamente conduzida até ao farol do Cap de Formentor.

Esta estrada sinuoso, às vezes vertiginoso, de 19 km é a obra do engenheiro italiano Antonio Paretti (Antonio Parietti Coll) das quais pode-se ver mémorial perto do estacionamento do mirante de Es Colomer que construiu igualmente. O engenheiro Paretti soube, o melhor possível, utilizar o relevo Serra d'Albercutx, desenhando curvas por toda a parte onde a inclinação permitia-o, e que não escava o balanço único onde a inclinação era demasiado forte. A construção da estrada foi muito difícil, os trabalhadores que devem às vezes ser unidos às árvores para evitar cair no mar desde elevados os penhascos. A obra-prima de Paretti fica contudo a estrada serpentina de Sa Calobra.

A península e o cabo de Formentor em Maiorca - A estrada Ma-2210. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).A península e o cabo de Formentor em Maiorca - Circulação sobre a estrada Ma-2210. Clicar para ampliar a imagem.A península e o cabo de Formentor em Maiorca - Mémorial a engenheiro Antonio Paretti. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).
CostaA Costa Ocidental da Península de Formentor
A primeira enseada sobre a costa noroeste da península é a enseada Cala Vall de Bóquer, que apercebe-se desde o mirante do Pombal. Cala de Bóquer é um objectivo de passeio desde a aldeia do Port de Pollença; o caminho de passeio parte do Finca Boquer e passa perto das ruínas da cidade préromana Bocchoris, uma mais das antigas colónias da ilha.
A península e o cabo de Formentor em Maiorca - A península de Formentor. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).A península e o cabo de Formentor em Maiorca - A península de Formentor. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).A península e o cabo de Formentor em Maiorca - Cala Vale estreito de bloquear vista desde Es Colomer. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).
MiranteO Mirante do Pombal (Mirador des Colomer)
A península e o cabo de Formentor em Maiorca - A Punta de la Nau. Clicar para ampliar a imagem.A península e o cabo de Formentor em Maiorca - Mirador do Colomer. Clicar para ampliar a imagem.A estrada do Cabo Formentor oferece cerca de pontos de vista espetaculares cujo os famosos é o mirante do Pombais (Mirador des Colomer), conhecida igualmente como Mirador de sa Creueta, ou ainda Mirador de Mal não, à 4 km do início da estrada.

O Mirante do Pombal encontra-se sobre um promontório de 200 m de altura chamado a Ponta do Navio (Punta de la Nau) situado à extremidade da colina de Mal Pas; cria-se acima a enseada Cala Boch.

A península e o cabo de Formentor em Maiorca - A Punta de la Nau. Clicar para ampliar a imagem.A península e o cabo de Formentor em Maiorca - O mirante do Pombal. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).A península e o cabo de Formentor em Maiorca - Penhasco ao mirante do Pombal. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).
A península e o cabo de Formentor em Maiorca - O Mirante do Pombal. Clicar para ampliar a imagem.A península e o cabo de Formentor em Maiorca - Mirador d'es Colomer. Clicar para ampliar a imagem.Um caminho, arranjado de largas escadas cortadas no balanço, conduzido à esta sobreinclinação impressionante que domina toda a costa ocidental da península, com, ao primeiro plano, cercada de um mar de cor índigo, o ilhéu do Pombal (Illot des Colomer) que deve o seu nome aos pombos que aninham sobre os seus penhascos.
Torre de vigiaA Torre de Albercutx (Torre de Albercuix ou Talàia d'Albercutx)
A península e o cabo de Formentor em Maiorca - A torre de Albercutx (autor Pla). Clicar para ampliar a imagem.A Torre de Albercutx, ou de Albercuix, ainda nomeada Torre de Formentor, é uma torre de vigia construída no fim o XVI do século que fazia parte do sistema de defesa de Maiorca. O elaborado à 390 m de altitude, Talàia (“torre de vigia”) supervisionava a costa, visitado muito frequentemente por piratas berberes que vêm pilhar as aldeias dos arredores. A Talàia de Albercutx oferece uma vista quase circular que espanta.

A península e o cabo de Formentor em Maiorca - O cabo de Formentor visto desde a torre de Albercutx (autor Frank Vincentz). Clicar para ampliar a imagem.Desde Mirador des Colomer, se pode-se tornar-se à pé em 20 minutos por um caminho, o Camí de la Talaia d'Albercutx, ou automóvel por uma pequena estrada que toma à direita da estrada principal.

A península e o cabo de Formentor em Maiorca - A Torre de Albercutx. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).A península e o cabo de Formentor em Maiorca - A Torre de Albercutx. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).A península e o cabo de Formentor em Maiorca - A torre de Albercutx visto desde o mar. Clicar para ampliar a imagem.
IlhaO Ilhéu do Pombal (Illot des Colomer)
A península e o cabo de Formentor em Maiorca - Ilhéu do Pombal. Clicar para ampliar a imagem.A península e o cabo de Formentor em Maiorca - A península de Formentor. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).A península e o cabo de Formentor em Maiorca - Ilhéu do Pombal visto desde o mirante do Pombal. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).
PenínsulaA Ponta da Avançada (Punta de l'Avançada)
A península e o cabo de Formentor em Maiorca - A punta da Avançada. Clicar para ampliar a imagem.A península e o cabo de Formentor em Maiorca - A punta da Avançada. Clicar para ampliar a imagem.A Ponta da Avançada (Punta de l'Avançada) é um promontório, situado sobre a direita da península de Formentor, que assegura ao Port de Pollença uma proteção natural contra os ventos do nordeste.

Uma fortaleza (Sa Fortalesa), com uma bateria militar, foi construída em 1628 sobre mais a elevada colina deste promontório para a defesa avançada da baía e o porto Pollença; a Fortalesa é hoje uma propriedade privada, considerada como a propriedade privada mais cara da Espanha.

Desde 1898, um farol marca a extremidade da ponta.

A península e o cabo de Formentor em Maiorca - A punta da Avançada. Clicar para ampliar a imagem.A península e o cabo de Formentor em Maiorca - A punta da Avançada. Clicar para ampliar a imagem.A península e o cabo de Formentor em Maiorca - A costa da península de Formentor. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).
CostaA Costa Oriental da Península de Formentor
A praia de Formentor é fechada ao sudoeste por uma colina abrupto, situada ao pé do Albercutx, sobre a qual é construída uma magnífica vila.
A península e o cabo de Formentor em Maiorca - A costa da península de Formentor sobre a baía de Pollença. Clicar para ampliar a imagem.A península e o cabo de Formentor em Maiorca - A costa da península de Formentor sobre a baía de Pollença. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).A península e o cabo de Formentor em Maiorca - A costa da península de Formentor sobre a baía de Pollença. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).
EnseadaA Enseada do Pinheiro da Alberge (Cala de Pi de la Posada)
A meio caminho da estrada Ma-2210, uma pequena estrada sobre a direita conduz Cala de Pi de la Posada, com uma agradável praia de areia fina, o Platja de Formentor.
A península e o cabo de Formentor em Maiorca - A lançadeira da praia de Formentor. Clicar para ampliar a imagem.A península e o cabo de Formentor em Maiorca - Praia de Formentor. Clicar para ampliar a imagem.A península e o cabo de Formentor em Maiorca - Praia de Formentor. Clicar para ampliar a imagem.
A península e o cabo de Formentor em Maiorca - Praia de Formentor. Clicar para ampliar a imagem.A península e o cabo de Formentor em Maiorca - A lançadeira da praia de Formentor. Clicar para ampliar a imagem.A península e o cabo de Formentor em Maiorca - A lançadeira da praia de Formentor. Clicar para ampliar a imagem.
HotelO Hotel Formentor
A enseada de Pi de la Posada encontra-se ao pé de um hotel legendário, o luxuoso Hotel Formentor.
A península e o cabo de Formentor em Maiorca - O hotel Formentor. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).A península e o cabo de Formentor em Maiorca - Os jardins do hotel Formentor. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).A península e o cabo de Formentor em Maiorca - Os jardins do hotel Formentor. Clicar para ampliar a imagem.
EnseadaA Enseada do Mirto (Cala Murta)
Mais distante - sempre sobre a direita da estrada principal - outra uma pequena estrada conduz Cala Murta, outra uma pequena enseada de areia fina. A enseada seguinte, Cala en Gossalba, é acessível apenas em embarcação.
PenínsulaO Cabo de Formentor (Cap de Formentor / Cabo de Formentor)
A península e o cabo de Formentor em Maiorca - O cabo de Formentor. Clicar para ampliar a imagem.Para além da bifurcação do hotel Formentor, a estrada principal da península, a estrada Ma-2210, contorna uma crista arborizada antes de atingir o túnel sob o Monte Fumat: à saída do túnel emerge naufraga-o massa rochosa do Cap de Formentor, um promontório cónico de penhascos marítimos e colinas cobertas de matagais.

A estrada Ma-2210 termina-se ao farol pendurado à ponta extrema do Cap de Formentor, o cabo ele mesmo a ponta setentrional de Maiorca. Elaborando-se ao bordo de um penhasco de 208 m de altura, que cai a pique no mar, o farol oferece uma vista esplêndida:

  • A península e o cabo de Formentor em Maiorca - O cabo de Catalunya visto desde o cabo de Formentor (autor Frank Vincentz). Clicar para ampliar a imagem.ao oeste, sobre Cala Fiquera e os penhascos abruptos do Cap de Catalunya;
  • ao Sul, sobre a cidade Alcúdia e as baías de Pollença e de Alcúdia, separados por uma península, o Cap des Pinar, e, mais distante, sobre a ponta extrema do Cap de Ferrutx;
  • ao leste, as costas de Minorca, distantes de 40 Km, são visíveis ao olho nu por tempo claro.

A península e o cabo de Formentor em Maiorca - Tempestade ao cabo de Formentor (autor Julian Kupfer). Clicar para ampliar a imagem.Com Faro d'Artrutx que se encontra à extremidade sudoeste de Minorca, o farol do Cap de Formentor marca o ponto mais estreito entre as duas ilhas de Maiorca e de Minorca. O farol, à cúpula prateada, foi construído em 1863; era então acessível apenas pelo mar. Não se pode aproximar do farol, que não se visita.

A vegetação dispersada do cabo oferece um habitat ideal para lagartos e pequenos pássaros, em especial o melro-azul (Monticola solitarius). Desde as abordagens do farol, pode-se ver os penhascos abruptos que fazem face ao leste, que protege, desde Abril até Outubro, colónias de nidificação de falcões-da-rainha (Falco eleonorae). Durante as migrações da primavera e o verão, milhares de pássaros marinhos voam acima do cabo, em especial bobos-pequenos (Puffinus puffinus) e bobos-grandes (Calonectris diomedea).

A vista da parte superior dos penhascos dá a vertigem aos mais intrépidos, tanto quanto os ventos à extremidade do cabo são furiosos e imprevisíveis. Os Maiorquinos nomeiam de resto o Cap de Formentor, “o encontro dos ventos”. Os ventos que se dão encontros aqui são nomeados pelos Maiorquinos: a Tramuntana (vento do norte), o Ponent (vento do oeste), o Migjorn (vento do Sul) e o Llevant (vento do leste), cognominados “os quatro grandes irmãos” e sua “primos”: o Gregal (vento do nordeste), o Mestral (vento do noroeste), o Llebeig (vento do sudoeste) e o Xaloc (vento do sudeste).

ConhecimentosHistória, geografia, artes, tradições, flora…

LiteraturaLiteratura
Em 1875, o poeta maiorquino Miquel Costa i Llobera (Pollença, 1854 - Palma de Maiorca, 1922) descreveu os arredores Pollença e de Formentor em um mais dos grandes poemas em língua catalão, “El pi de Formentor” (o pinheiro de Formentor), onde exprimia o amor do seu país.
El pi de Formentor
Electus ut cedri
Mon cor estima un arbre! Més vell que l’olivera, més poderós que el roure, més verd que el taronger, conserva de ses fulles l’eterna primavera, i lluita amb les ventades que atupen la ribera, com un gegant guerrer. No guaita per ses fulles la flor enamorada; no va la fontanella ses ombres a besar; mes Déu ungi d’aroma sa testa consagrada i li donà per trone l’esquerpa serralada, per font l’immensa mar. Quan lluny, damunt les ones, renaix la llum divina, no canta per ses branques l’aucell que encativam; el crit sublim escolta de l’àguila marina, o del voltor qui passa sent l’ala gegantina remoure son fullam.
Del llim d’aquesta terra sa vida no sustenta; revincla per les roques sa poderosa rel, té pluges i rosades i vents i llum ardenta, i, com un vell profeta, rep vida i s’alimenta de les amors del cel. Arbre sublim! Del geni n’és ell la viva imatge: domina les muntanyes i aguaita l’infinit; per ell la terra és dura, mes besa son ramatge el cel qui l’enamora, i té el llamp y l’oratge per glòria y per delit. Oh! sí: que quan a lloure bramulen les ventades i sembla entre l’escuma que tombi el seu penyal, llavors ell riu i canta més fort que les onades, i vencedor espolsa damunt les nuvolades sa cabellera real.
Arbre, mon cor t’enveja. Sobre la terra impura, com a penyora santa duré jo el teu record. Lluitar constant i vèncer, reinar sobre l’altura i alimentar-se i viure de cel i de llum pura… oh vida! oh noble sort! Amunt, ànima forta! Traspassa la boirada i arrela dins l’altura com l’arbre dels penyals. Veuràs caure a les plantes la mar del món irada, i les cançons tranquiles ’niran per la ventada com l’au dels temporals. ”

Miquel Costa i Llobera, 1875

Outros assuntosOutros assuntos

Filiação do assunto
Baleares > Maiorca > Condado da Serra de Tramuntana > Pollença > Port de Pollença > Península de Formentor
Assuntos mais detalhados
Assuntos próximos
A península e o cabo de Formentor em Maiorca
A península de Formentor em Maiorca - O hotel Formentor
Assuntos mais largos
Página inicial
A aldeia de Port de Pollença em Maiorca
Assunto ascendente ] [ Assunto seguinte ]
Recomendar esta página :
Recomendar este sítio :
Busca personalizada
Se atingir este quadro directamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.