AlbâniaAlemanhaInglaterraArméniaPaís bascoBielorússiaBulgáriaCatalunhaCroáciaDinamarcaEspanhaEstóniaFinlândiaFrançaGalizaPaís de GalesGeórgiaGréciaHungriaIrlandaIslândiaItáliaImpério romanoLetóniaLituâniaMacedóniaMaltaNoruegaPaíses BaixosPolóniaPortugalRoméniaRússiaSérviaEslováquiaEslovéniaSuéciaChéquiaUcrânia
Se atingir este quadro directamente, clicar nesta relação para indicar as ementas.
Investigação personalizada

A aldeia de Peguera (ou Paguera) em Maiorca

[Tópico superior] [Minorca] [Maiorca] [Ibiza] [Formentera] [Cabrera] [Acolhimento] [Site Home] [Via Gallica]
Rubricas[Fotografias] [Apresentação] [Situação] [Visitas] [Cultura] [Informações práticas] [Outros assuntos]Página editada

ApresentaçãoApresentação

Apresentação geralApresentação geral
Peguera está estância balnear do sudoeste da ilha de Maiorca; Peguera faz parte da comuna de Calvià. A estação dispõe de três grandes praias: La Romana, Torà e Palmira.

A população da estação está de cerca de 4000 habitantes, incluindo muitos residentes alemães (a estação organiza o seu limpo Oktoberfest a exemplo da de Munique…). Os turistas são igualmente de 90% alemães.

EtimologiaEtimologia e toponímia
O topónimo de Peguera proviria de “forn de brea”, forno à alcatrão, porque a região produzia alcatrão a partir da resina dos pinheiros. O breu (pega, cola, em catalão) era produzido partir de pedaços de pinheiro cozidos em pequenos fornos de pedra.

Peguera também é nomeado localmente “Paguera”.

SituaçãoSituação

MeteorologiaMeteorologia e previsões
Peguera encontra-se à cerca de 24 quilómetros do centro Palma de Maiorca.

VisitasVisitas

ConhecimentosHistória, geografia, artes, tradições, flora…

HistóriaHistória
Em 1343 Pedro IV de Aragão desembarcou sobre as costas de Peguera para reconquistar a ilha de Maiorca das mãos Jaume III.

Os corsários turcos Barbarossa e Dragut efetuavam invadir frequentes na zona conhecida como Cala Fornells, onde capturavam habitantes, que eram reduzidos em escravidão e vendidos atrasado sobre os mercados de Argel.

LiteraturaLiteratura
A aldeia de Peguera em Maiorca - A antiga vila Ca na Tacha de Rudolf Valentino (autor Aisano) - Clicar para ampliar a imagemPeguera foi o lugar de filmagem de numerosos filmes, cujos o mais conhecido é “As Férias de Poirot” (Evil Under the Sun) de Guy Hamilton, com Peter Ustinov no papel de Hercule Poirot, o herói das novelas de Agatha Christie. Cenas do filme foram filmadas em Cala del Monjo, numa finca nomeado S'Estaca, hoje demulida, representando o hotel Daphné do filme. Outras cenas foram filmadas à finca Raixa à Bunyola.

Muito perto lá, Cala Fornells, encontrava-se a vila que pertence ao ator Rodolfo (Rudolf) Valentino; esta vila nomeada Ca na Tacha, do nome da segunda esposa de Valentino, “Natacha Rambova” do seu nome de cena, é sempre visível Cala Fornells.

Outros assuntosOutros assuntos

Filiação do assunto
Baleares > Maiorca > Condado do Serra de Tramuntana > Calvià > Peguera
Assuntos mais detalhados
Assuntos próximos
Assuntos mais largos
Página inicial
A cidade de Sóller em Maiorca
A cidade de Escorca em Maiorca
A cidade de Andratx em Maiorca
A cidade de Banyalbufar em Maiorca
A cidade de Bunyola em Maiorca
A cidade de Deià em Maiorca
A cidade de Fornalutx em Maiorca
A cidade de Pollença em Maiorca
A cidade de Valldemossa em Maiorca
A cidade de Esporles em Maiorca
A cidade de Estellencs em Maiorca
A cidade de Calvià em Maiorca
Tópico superior ]
Recomendar esta página :
Recomendar este sítio :
Investigação personalizada
Se atingir este quadro directamente, clicar nesta relação para indicar as ementas.