AlbâniaAlemanhaInglaterraArméniaPaís bascoBielorússiaBulgáriaCatalunhaCroáciaDinamarcaEspanhaEstóniaFinlândiaFrançaGalizaPaís de GalesGeórgiaGréciaHungriaIrlandaIslândiaItáliaImpério romanoLetóniaLituâniaMacedóniaMaltaNoruegaPaíses BaixosPolóniaPortugalRoméniaRússiaSérviaEslováquiaEslovéniaSuéciaChéquiaUcrânia
Se atingir este quadro directamente, clicar nesta relação para indicar as ementas.
Investigação personalizada

A aldeia de Colònia de Sant Jordi em Maiorca

[Tópico superior] [Minorca] [Maiorca] [Ibiza] [Formentera] [Cabrera] [Acolhimento] [Site Home] [Via Gallica]
Rubricas[Fotografias] [Apresentação] [Situação] [Visitas] [Cultura] [Informações práticas] [Outros assuntos]Página editada

ApresentaçãoApresentação

Apresentação geralApresentação geral
Colònia de Sant Jordi é uma pequena estância balnear situado perto da ponta sueste da ilha de Maiorca. Desde os anos 1950, o pequeno porto de pesca tornou-se um destino turístico à caráter familiar, graças às longas praias que enquadram-o ao sudeste e o noroeste, e graças seu a proximidade com o Parque nacional do arquipélago de Cabrera.
O porto de Colònia estêve também desde 2500 anos o mercado da importante produção de sal de mar produzido pelas salinas situados no interior, a salina de S'Avall e a salina de Salobrar.

Colònia de Sant Jordi faz administrativamente parte da comuna de Ses Salines, no condado do Meio-dia (Comarca del Migjorn), e conta quase 3000 habitantes, mais que o capital duma divisão administrativa da comuna.

EtimologiaEtimologia e toponímia
A Colónia de São Jorge ainda às vezes é nomeada o “Port de Campos”. Colònia de Sant Jordi é nomeado Colonia de San Jorge em espanhol castelhano.

Certos investigadores pensam que é nesta região que encontrava-se a cidade latina de Tucis, mencionado por Plinio o Velho; os Romanos exploravam, com efeito, as salinas de Colónia.

SituaçãoSituação

A aldeia de Colónia de Sant Jordi em Maiorca - Situação da estância à Maiorca - Clicar para ampliar a imagemA aldeia de Colónia de Sant Jordi em Maiorca - Vista desde Sa Ràpita - Clicar para ampliar a imagemColònia de Sant Jordi é situado sobre uma pequena península saliente, no canto sudeste da ilha; a localidade é uma espécie de beco sem saída, as costas, de parte e outro, zonas protegidas desprovidas de estradas.

A estação é distante de 6 km do capital duma divisão administrativa da comuna, as Ses Salines, de 13 km da cidade de Campos, e de 14 km Santanyí. Estância balnear muito animado Cala d'Or encontra-se à 27 Km.

A capital, Palma de Maiorca, é distante de 53 Km. Desde Palma, ou desde o aeroporto de Son Sant Joan, o trajeto mais rápido está pela auto-estrada Ma-19 até Llucmajor, que se torna uma estrada até a Campos; à Campos, é necessário tomar à direita sobre a estrada Ma-6040 que efetua qualquer direito à Colònia de Sant Jordi. A última parte do trajeto é ligeiramente difícil, e é necessário contar uma hora para vir Palma.

VisitasVisitas

A aldeia de Colónia de Sant Jordi em Maiorca - Plano da estação - Clicar para ampliar a imagemAté para os anos 1950 de Colònia de Sant Jordi contava apenas cerca de casas de pescadores; o seu desenvolvimento turístico - melhor dominado que noutro lugar - criou um tecido urbano regular, feito de um tabuleiro de ruas, que se estende entre o porto, ao sudeste, e a zona, ao noroeste, onde encontram-se a maior parte dos hotéis, perto das praias de Estanys e de Es Trenc. Entre estes dois centros, o tecido urbano é ocupado por numerosas residências secundárias que pertencem à habitantes Palma ou da região.

A localidade não compreende muitas atrações culturais, se não for o Centro dos visitantes do Parque nacional de Cabrera e o seu aquário. Atração da estação sobretudo é baseada no seu ambiente natural, as suas praias e as excursões para Cabrera.

PortO Porto de Colónia de Sant Jordi
O porto natural de Colònia de Sant Jordi foi utilizado a partir o IV do século antes de JC para exportar o sal do salinos; vestígios Púnicos desta época encontram-se sempre sobre a pequena ilha Na Guardis, exatamente fora do porto, incluindo dois cais, dos armazéns e uma forja. A utilização do porto prosseguiu-se sob o Império romano; barco naufragados de navios romanos foram descobertos perto da costa.

Hoje, os barcos de pesca e os barcos de divertimento são ancorados costa à costa no porto.

A aldeia de Colónia de Sant Jordi em Maiorca - O porto - Clicar para ampliar a imagemA aldeia de Colónia de Sant Jordi em Maiorca - O porto - Clicar para ampliar a imagemA aldeia de Colónia de Sant Jordi em Maiorca - O porto visto do sudeste - Clicar para ampliar a imagem
SolarO Domínio de S'Avall
A Possessió de S'Avall é-se um vasto domínio que pertence à rico família dos banqueiros March; é mais grande a propriedade privada da ilha de Maiorca, com cerca de 38 km² de superfície. A finca compreende manoir da família March, constrói ao lado de uma torre de defesa do século XIV.

A aldeia de Colónia de Sant Jordi em Maiorca - A finca de S'Avall - Clicar para ampliar a imagemO domínio de Aval situou-se ao leste de Colònia de Sant Jordi, a parte traseira das praias de Es Dolç, de Es Carbó e Ses Roquetes; consequentemente, assegura a preservação e a tranquilidade destas praias, que são acessíveis apenas à pé, seguindo a costa, ou pelo mar. A propriedade é encerrada, mas os habitantes da comuna têm - em princípio - O direito de passagem através das terras, para tornar-se sobre as praias. Os turistas podem organizar uma visita através da câmara municipal o Ses Salines (telefone: 00 34 971 649 454). A quinta-feira, pode-se visitar o jardim de cactos.

O domínio é uma zona natural protegida, com duas zonas húmidas importantes, a Llacuna d'es Tamarells e o Estany de ses Gambes, onde pode-se observar numerosos pássaros e uma flora mediterrânica selvagem constituída de lírios marítimos (Pancratium maritimum), cardos-marítimos (Eryngium maritimum), pinheiros, sabinas-rasteiras (Juniperus sabina), de oliveiras selvagens…

É desde esta propriedade que, em 1916, Joan March forneceu submarinos alemães, batente pavilhão austrohúngaro, ancorado de trás a ilha de Cabrera. Este incidente provocou a fúria dos Britânicos e teve para consequência a expropriação da ilha de Cabrera e a sua transformação em zona militar.

PraiaAs Praias
A aldeia de Colónia de Sant Jordi em Maiorca - As praias ao sudeste - Clicar para ampliar a imagemColònia de Sant Jordi dispõe de praias que estão entre mais bonita da ilha de Maiorca:
  • ao noroeste da estação - sobre a comuna de Campos - encontra-se em primeiro lugar a praia de Els Estanys, seguidamente muito a longa praia de Es Trenc, que é em parte uma praia naturista.
  • à ponta noroeste da estação, entre a Punta des Torts e a Punta de sa Llova, encontra-se o pequeno Platja des Marquès (praia do Marquês, provavelmente o marquês Palmer), igualmente conhecida sob o nome de praia de Es Coto.
  • ao sudeste da estação, encontram-se a Praia do Porto, muito equipada bem, seguidamente a praia de Es Dolç, que é igualmente uma praia equipada; mais distante, após um promontório rochoso, há duas longas praias naturais, à areia fina, que são apenas acessíveis à pé: a praia de Es Carbó e a praia Ses Roquetes. Desde o porto de Colónia é possível tornar-se até ao farol do cabo de Ses Salinas passando por todas as praias; o passeio faz uma dúzia de quilómetros. Pouco antes do farol encontra-se outra praia, a praia de Es Caragol.
PraiaA Praia do Porto (Platja d'es Port) e a Praia do Dolç (Platja d'es Dolç)
A aldeia de Colónia de Sant Jordi em Maiorca - A praia do porto - Clicar para ampliar a imagemA Platja d'es Port encontra-se muito ao lado do porto de pesca e de divertimento; é uma praia bastante pequena mas bem mantida, muito bem equipada e supervisionada. Encontra-se perto dos restaurantes e os cafés do porto. Da extremidade esquerda da praia do Porto parte um passeio, equipado de bancos, que conduz à praia de Es Dolç.

A praia de Es Dolç (“a suave”) encontra-se à 250 m da estação; se pode-se vir à pé, mas possui também um estacionamento. A Platja de Es Dolç é uma praia de areia branca e fina; é equipada de cadeiras longas, parasóis e um bar.

À cerca de 300 m da praia de Es Dolç encontra-se a pequena ilha Na Guardis onde subsiste vestígios de instalações portuárias cartagineses; os barco naufragados de um navio comercial cartagineses e uma galera romana descansam, à cerca de metros de profundidade, entre Colónia e Na Guardis, e numerosos mergulhadores visitam estes barco naufragados.

PraiaA Praia do Carbó (Platja d'es Carbó) e a Praia de Ses Roquetes (Platja de Ses Roquetes)
A aldeia de Colónia de Sant Jordi em Maiorca - A praia d'es Carbó visto desde a ilha Na Moltona (autor JM92) - Clicar para ampliar a imagemA Platja d'es Carbó (“praia do carvão”) encontra-se à 2,3 km à pé de Colònia de Sant Jordi (30 Mn de marcha); a Platja de Ses Roquetes (“praia dos rochedos”), uma praia de nudismo, continua-o. Pode-se igualmente atingir estas praias desde o cabo de Ses Salines, andando dos 6 Km. Devido às distâncias a percorrerem à pé, a afluência dos banhistas é bastante fraca. Contudo estas praias também são apreciadas pelos navegadores de divertimento; murmura-se mesmo que a praia de Es Carbó seria uma das praias favoritos da família real da Espanha.

A aldeia de Colónia de Sant Jordi em Maiorca - A praia de Ses Roquetes (autor GanMed64) - Clicar para ampliar a imagem em Flickr (novo guia)Estas duas praias formam um conjunto de 1400 m de areia fina, com uma amplitude média de 45 m, provavelmente mais natural e preservado Maiorca, invadida por lugares posidonias de Mar Mediterrâneo (Posidonia oceanica) rejeitados pelo mar; estas praias não dispõem de nenhum equipamento e não são supervisionadas, mas o banho está sem perigo: a praia desce em declive suave na água que é pouco profunda.

À parte traseira destas praias encontra-se a zona protegida do Possessió de s'Avall, que é encerrado, que não permite de encontrar lugares à sombra do pinheiral.

As duas praias fazem face à pequena ilha Na Moltona e o ilhéu do mesmo nome, bastante próxima para ser atingidas à natação.

SalinoAs Salinas de S'Avall
A aldeia de Colónia de Sant Jordi em Maiorca - Portal das salinas de S'Avall - Clicar para ampliar a imagemA salina de S'Avall é-se o segundo mais antigo salino ao mundo; estes salinas primeiro foram explorados pelos Cartagineses, a partir o IV do século antes de JC; os mercadores cartagineses exportavam o sal desde o porto de Colónia de Sant Jordi e a pequena ilha Na Guardis, situado à saída do porto. Os Romanos, os Bizantinos, os Mouros seguidamente os Catalães continuaram a exploração até hoje. É esta atividade muito antiga que deu o seu nome à cidade e a comuna de Ses Salines, da qual faz parte Colónia de Sant Jordi.

A salina de S'Avall encontra-se na parte noroeste de Colónia, à parte traseira da praia de Els Estanys e a zona dos hotéis.

A exploração do salina é feita de maneira tradicional; o sal é colhido ao mês de Agosto.

Com as salinas de Es Salobrar (Es Trenc) à Campos - muito mais grandes -, a salina de S'Avall faz-se parte de uma zona natural protegida (Área natural d'especial interès).

A aldeia de Colónia de Sant Jordi em Maiorca - O salina de se Aval - Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia)A aldeia de Colónia de Sant Jordi em Maiorca - Cravos nas salinas de S'Avall - Clicar para ampliar a imagemA aldeia de Colónia de Sant Jordi em Maiorca - Salinas de S'Avall - Clicar para ampliar a imagem
A aldeia de Colónia de Sant Jordi em Maiorca - Salinas de S'Avall - Clicar para ampliar a imagemA aldeia de Colónia de Sant Jordi em Maiorca - O salina de se Aval - Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia)A aldeia de Colónia de Sant Jordi em Maiorca - Colheita de sal ao salina de se Aval - Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia)
A aldeia de Colónia de Sant Jordi em Maiorca - Montículo de sal nas salinas de S'Avall - Clicar para ampliar a imagemA aldeia de Colónia de Sant Jordi em Maiorca - Montículo de sal nas salinas de S'Avall - Clicar para ampliar a imagemA aldeia de Colónia de Sant Jordi em Maiorca - Cristais de sal nas salinas de S'Avall - Clicar para ampliar a imagem
A aldeia de Colónia de Sant Jordi em Maiorca - Salicorne da Europa (Salicornia europae) nas salinas de S'Avall (autor Frank Vincentz) - Clicar para ampliar a imagemOs salinas de S'Avall são-se o habitat de canas-do-reino (Arundo donax) e de tamaris (Tamarix), bem como plantas halófitas como a salicornia da Europa (Salicornia europaea) ou a sabina-rasteira (Juniperus sabina).

As águas salobras apresentam uma cor recortar devido à presença de halobacterias (Halobacterium) que contêm carotenóides de cor vermelha alaranjados. Estes micro-organismos servem de alimento à moluscos e crustáceos de cerca de milímetros, que apresentam também esta cor recortar.

A aldeia de Colónia de Sant Jordi em Maiorca - Cravos nas salinas de S'Avall - Clicar para ampliar a imagemA aldeia de Colónia de Sant Jordi em Maiorca - Cravos nas salinas de S'Avall - Clicar para ampliar a imagemA aldeia de Colónia de Sant Jordi em Maiorca - Cravos nas salinas de S'Avall - Clicar para ampliar a imagem
Os pequenos moluscos e crustáceos são consumidos pássaros limícolas como a pernalonga (Himantopus himantopus) ou a perna-vermelha-comum (Tringa totanus), por bebedoiros como o pato-trombeteiro (Anas clypeata), gaivotas de Audouin (Ichthyaetus audouinii) e a gaivota-de-bico-fino (Chroicocephalus genei). Chega que uma águia pescadora (Pandion haliaetus) vem tomar uma refeição.
A aldeia de Colónia de Sant Jordi em Maiorca - Toutinegra mélanocéphale (Sylvia melanocephala) nas salinas de S'Avall - Clicar para ampliar a imagemA aldeia de Colónia de Sant Jordi em Maiorca - Échasse branco (Himantopus himantopus) nas salinas de S'Avall - Clicar para ampliar a imagemA aldeia de Colónia de Sant Jordi em Maiorca - Échasse branco (Himantopus himantopus) nas salinas de S'Avall - Clicar para ampliar a imagem
SalinoAs Salinas de Es Trenc ou do Salobrar
As salinas de Es Trenc são muito mais vastas que as de S'Avall e encontram-se à 6 km ao norte de Colónia, à esquerda da estrada que vai em direção de Campos.

Ir às salinas de Es Trenc.

BanhosOs Banhos de Sant Joan
As Termas de Sant Joan são as únicas fontes de água termal sobre a ilha de Maiorca; encontram-se perto do salinas de Es Trenc, sobre o território da comuna de Campos.

Ir aos banhos de Sant Joan.

O Centro dos Visitantes da Ilha de Cabrera
O Parque nacional do arquipélago de Cabrera é um espaço protegido e inconstructible; é por isso que o Centro dos Visitantes (Centre d'Interpretació / Centro de Interpretación) do Parque nacional foi construído à Colònia de Sant Jordi, a localidade o mais parentes possível Cabrera, situada à cerca de 13 km ao sul. Desde o teto em terraço do Centro, apercebe-se o arquipélago de Cabrera.

A construção principal do Centro dos Visitantes, inaugurado em Julho de 2008, apresenta-se como “um talayot”, uma torre de vigia cónica da época talaiótica. O visitante haver toda a documentação sobre o ambiente natural do arquipélago de Cabrera e sobre as espécies terrestres e aquáticas que habitam-o.

O Centro dos Visitantes encontra-se à extremidade é Colónia, Carrer Gabriel Roca s/n.

Horários: de 10:00 à 14:30 e 15:30 à 18:00

Tarifa de entrada (2012): 8 €; crianças: 4,5 €

Telefone: 00 34 971 656 282

A aldeia de Colónia de Sant Jordi em Maiorca - O centro dos visitantes do Parque de Cabrera - Clicar para ampliar a imagemA aldeia de Colónia de Sant Jordi em Maiorca - O arquipélago Cabrera visto desde o centro dos visitantes - Clicar para ampliar a imagemA aldeia de Colónia de Sant Jordi em Maiorca - A entrada do Centro dos visitantes do Parque nacional de Cabrera - Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia)
Ao subsolo do Centro dos Visitantes encontram-se 17 aquários que apresentam 400 peixes e outras criaturas marinhas, pertencendo à 150 espécies distintas que vivem nas águas de Cabrera (Ver a Fauna da ilha de Cabrera).
A aldeia de Colónia de Sant Jordi em Maiorca - O aquário do Centro dos visitantes Cabrera - Clicar para ampliar a imagemA aldeia de Colónia de Sant Jordi em Maiorca - O aquário do Centro dos visitantes Cabrera - Clicar para ampliar a imagemA aldeia de Colónia de Sant Jordi em Maiorca - O aquário do Centro dos visitantes Cabrera - Clicar para ampliar a imagem
A aldeia de Colónia de Sant Jordi em Maiorca - O aquário do Centro dos visitantes Cabrera - Clicar para ampliar a imagemA aldeia de Colónia de Sant Jordi em Maiorca - O aquário do Centro dos visitantes Cabrera - Clicar para ampliar a imagemA aldeia de Colónia de Sant Jordi em Maiorca - O aquário do Centro dos visitantes Cabrera - Clicar para ampliar a imagem

InformaçõesInformações práticas

Serviço de turismoO Serviço de Turismo
Endereço: ao início da Carrer Gabriel Roca, sobre o porto.

Horários: de segunda-feira a sexta-feira, de 8:00 à 14:00

Telefone: 00 34 971 656 073

http://www.ajsessalines.net

ÔnibusOs Transportes Rodoviários
A linha de autocarro 502 ligar Colònia de Sant Jordi Palma, via as Ses Salines e Santanyí, até à 8 vezes por dia (preços: cerca de 6 €).

Itinerário detalhado e horários sobre: www.tib.org/web/ctm/autobus/linia/502

A linha de autocarro 495 ligar Colònia de Sant Jordi à Manacor, via Campos e Porreres.

Itinerário detalhado e horários sobre: www.tib.org/web/ctm/autobus/linia/495

Excursão em marAs Excursões à Ilha CabreraMeteorologiaMeteorologia e previsões
A aldeia de Colónia de Sant Jordi em Maiorca - Embarcações de excursão no porto - Clicar para ampliar a imagemVárias companhias organizam excursões Cabrera; diferentes fórmulas estão disponíveis de acordo com a duração da excursão, de 2 horas às 5 horas, a visita da Gruta Azul, o almoço…

Os preços, bastante elevados (de 35 à 50 euros), compreendem o preço de entrada no Parque nacional de Cabrera.

Sítio Marcabrera sobre a Tela: www.marcabrera.com

A aldeia de Colónia de Sant Jordi em Maiorca - Embarcação de excursão Cabrera - Clicar para ampliar a imagemA aldeia de Colónia de Sant Jordi em Maiorca - Excursão Cabrera - Clicar para ampliar a imagemA aldeia de Colónia de Sant Jordi em Maiorca - Excursão Cabrera - Clicar para ampliar a imagem
HotelHotéis
Hotel Isla de Cabrera
A Isla de Cabrera comporta um hotel de categoria ***, bastante antigo, e um aparthotel de categoria ****, mais recente. Os apartamentos do aparthotel são bastante espaçosos, mas ruidosos quando abrem sobre as piscinas.
O hotel, situado de outro lado da rua deve evitar-se, com corredores muito estreitos e certas câmaras que são inaceitáveis para um hotel ***.

Endereço: Carrer Marquès del Palmer, s/n, à 100 m da praia do porto.

Telefone: 00 34 971 655 000

Sítio sobre a Tela: www.hotelislacabrera.com/fr

Outros assuntosOutros assuntos

Filiação do assunto
Baleares > Maiorca > Condado do Migjorn > Ses Salines > Colónia de Sant Jordi
Assuntos mais detalhados
Assuntos próximos
Assuntos mais largos
Página inicial
A cidade de Felanitx em Maiorca
A cidade de Santanyí em Maiorca
A cidade de Ses Salines em Maiorca
A ilha de Cabrera em Maiorca
A cidade de Campos em Maiorca
A cidade de Llucmajor em Maiorca
Tópico superior ]
Recomendar esta página :
Recomendar este sítio :
Investigação personalizada
Se atingir este quadro directamente, clicar nesta relação para indicar as ementas.