AlbâniaAlemanhaInglaterraArméniaPaís bascoBielorússiaBulgáriaCatalunhaCroáciaDinamarcaEspanhaEstóniaFinlândiaFrançaGalizaPaís de GalesGeórgiaGréciaHungriaIrlandaIslândiaItáliaImpério romanoLetóniaLituâniaMacedóniaMaltaNoruegaPaíses BaixosPolóniaPortugalRoméniaRússiaSérviaEslováquiaEslovéniaSuéciaChéquiaUcrânia
Se atingir este quadro diretamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.
Busca personalizada

A aldeia de Sa Calobra em Maiorca

[Assunto precedente] [Assunto ascendente] [Minorca] [Maiorca] [Ibiza] [Formentera] [Cabrera] [Página inicial] [Ilhas Baleares] [Via Gallica]
Rubricas[Fotografias] [Apresentação] [Situação] [Visitas] [Cultura] [Informações práticas] [Outros assuntos]Página editada

ApresentaçãoApresentação

Apresentação geralApresentação geral
A aldeia de Sa Calobra em Maiorca - Praia de Sa Calobra. Clicar para ampliar a imagem.Sa Calobra é uma pequena aldeia composta de cerca de hotéis em cercadura de mar numa enseada rochosa onde doca as embarcações que vêm do Port de Sóller.

Hoje, Sa Calobra ficou uma das excursões preferidas dos operadores turísticos da ilha de Maiorca. A lugar é, consequentemente, superpovoado.

SituaçãoSituação

MeteorologiaMeteorologia e previsões
Sa Calobra é situado à 38 quilómetros Sóller, entre o Morro de sa Vaca e a Punta de ses Felles, à sombra Puig Major.

A enseada Sa Calobra é também acessível pelo mar desde Port de Sóller.

A aldeia de Sa Calobra em Maiorca - Embarcação de Soller. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).

VisitasVisitas

EstradaA Estrada de Sa Calobra
A aldeia de Sa Calobra em Maiorca - Estrada de Sa Calobra. Clicar para ampliar a imagem.A aldeia de Sa Calobra em Maiorca - Estrada de Sa Calobra. Clicar para ampliar a imagem.Até 1932 vivia na pequena aldeia Sa Calobra apenas 32 pessoas. Era possível partir da aldeia apenas por mar, ou por montes e por vale por penoso e arriscado pelo caminho Torrent de Pareís através das mais elevadas montanhas de Maiorca, para atingir Escorca. Escorca não era enquanto que uma aldeola, com apenas uma pequena igreja que data do século XIII, e cerca de explorações agrícolas.

Até hoje ignora-se ainda porque esta estrada vertiginoso foi construída. Certamente não no objectivo de facilitar o acesso aos cerca de habitantes de Calobra, nem de tornar acesso o mais fácil para os contrabandistas.

Coll dels Reis.
A aldeia de Sa Calobra em Maiorca - Coll dels reis sobre a estrada de Sa Calobra. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).A aldeia de Sa Calobra em Maiorca - Coll dels reis sobre a estrada de Sa Calobra. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).A aldeia de Sa Calobra em Maiorca - Coll dels reis sobre a estrada de Sa Calobra. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).
A aldeia de Sa Calobra em Maiorca - Estrada de Sa Calobra. Clicar para ampliar a imagem.Esta estrada de 14 quilómetros de longo, mas que se estende apenas dos 4 quilómetros de distância, mergulha até à baía Sa Calobra, de 900 m mais baixos, numa paisagem acidentada e caótica de rochedos irregulares, às formas estranhas esculpidas pela erosão, que domina Puig Major.

Sa Calobra quer dizer “cobra (do latino colubra)” em catalão: a estrada Sa Calobra é com efeito uma longa serpente de asfalto que se desliza entre os rochedos até ao mar.

A aldeia de Sa Calobra em Maiorca - Estrada de Sa Calobra. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).A aldeia de Sa Calobra em Maiorca - Estrada de Sa Calobra. Clicar para ampliar a imagem.A aldeia de Sa Calobra em Maiorca - Estrada de Sa Calobra. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).
A estrada é frequentada muito, e convem ser cuidadoso, em sobretudo elevada estação com a afluência dos autocarros turísticos que torna a estrada ainda mais perigosa.
A aldeia de Sa Calobra em Maiorca - Estrada de Sa Calobra. Clicar para ampliar a imagem.A aldeia de Sa Calobra em Maiorca - Estrada de Sa Calobra. Clicar para ampliar a imagem.A aldeia de Sa Calobra em Maiorca - Estrada de Sa Calobra. Clicar para ampliar a imagem.
A aldeia de Sa Calobra em Maiorca - Estrada de Sa Calobra. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).A aldeia de Sa Calobra em Maiorca - Estrada de Sa Calobra. Clicar para ampliar a imagem.
A aldeia de Sa Calobra em Maiorca - Estrada de Sa Calobra. Clicar para ampliar a imagem.A aldeia de Sa Calobra em Maiorca - Estrada de Sa Calobra. Clicar para ampliar a imagem.A aldeia de Sa Calobra em Maiorca - Estrada de Sa Calobra. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).
A aldeia de Sa Calobra em Maiorca - Estrada de Sa Calobra. Clicar para ampliar a imagem.A aldeia de Sa Calobra em Maiorca - Estrada de Sa Calobra. Clicar para ampliar a imagem.A aldeia de Sa Calobra em Maiorca - Torrent de Sa Calobra. Clicar para ampliar a imagem.
“O nó de gravata” (Nus de sa Corbata, Nudo de la Corbata)
A estrada Sa Calobra foi concebida pelo engenheiro italiano Antonio Paretti que construiu-o em 1932. A sua obra-prima é “o nó de gravata”, um anel espetacular de 270°: a nível Sa Moleta não havia um outro meio para fazer, tendo em conta do relevo, único esta curva espetacular.

A estrada foi construída à mão, sem a ajuda de engenhos de trabalhos públicos.

A aldeia de Sa Calobra em Maiorca - Estrada “em nó de gravata” de Sa Calobra. Clicar para ampliar a imagem.A aldeia de Sa Calobra em Maiorca - Nó de gravata de Sa Calobra. Clicar para ampliar a imagem.A aldeia de Sa Calobra em Maiorca - Nó de gravata de Sa Calobra. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).
PraiaA Praia de Sa Calobra (Platja de Sa Calobra)
A praia Sa Calobra é muito pequena praia à sombra da montanha.
PraiaA Praia do Torrent de Pareís
A aldeia de Sa Calobra em Maiorca - Enseada de Sa Calobra e Morro de sa Vaca. Clicar para ampliar a imagem.A praia do Torrent de Pareís (Rio dos Gémeos) é muito pequena praia de areia, de areia grossa e de rolos redondos e brancos, banhado de uma água muito pura, e cercada por dois imensos colossos rochosos, o Morro de sa Vaca (“Boca da Vaca”) e o Morro de sa Corda. É rapidamente profunda, uma festa para os corajosos que escalam sobre os rochedos para fazer mergulhos.

A praia de areia barra a embocadura d o torrente de Pareís que, em verão, é apenas uma rede de água esverdeado. O espetáculo é diferente após fortes chuvas, quando o rio desce nas gargantas e precipita-se no mar.

A aldeia de Sa Calobra em Maiorca - Enseada de Sa Calobra. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).A aldeia de Sa Calobra em Maiorca - Enseada de Sa Calobra. Clicar para ampliar a imagem.A aldeia de Sa Calobra em Maiorca - Enseada de Sa Calobra. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).
A aldeia de Sa Calobra em Maiorca - Plano de Sa Calobra. Clicar para ampliar a imagem.Atinge-se a praia, situada ao norte Sa Calobra, após uma quinzena de minutos de marcha através de pinheiros, por um caminho de 200 m de longo escavado imensos em blocos de balanço que empresta à duas galerias subterrâneas, seguidamente por um pontão que contorna o mar.
A aldeia de Sa Calobra em Maiorca - Túnel de Sa Calobra. Clicar para ampliar a imagem.A aldeia de Sa Calobra em Maiorca - Túnel de Sa Calobra. Clicar para ampliar a imagem.A aldeia de Sa Calobra em Maiorca - Túnel de Sa Calobra. Clicar para ampliar a imagem.
Pode-se agradavelmente subir à pé, sobre 2 ou 3 Km, uma extremidade da garganta encaixada torrent até um rochedo íngreme bloqueia a passagem.
A aldeia de Sa Calobra em Maiorca - Gargantas do torrente de Pareis. Clicar para ampliar a imagem.A aldeia de Sa Calobra em Maiorca - Gargantas do torrente de Pareis. Clicar para ampliar a imagem.A aldeia de Sa Calobra em Maiorca - Gargantas do torrente de Pareis. Clicar para ampliar a imagem.
A aldeia de Sa Calobra em Maiorca - Gargantas do torrente de Pareis. Clicar para ampliar a imagem.A aldeia de Sa Calobra em Maiorca - Gargantas do torrente de Pareis. Clicar para ampliar a imagem.A aldeia de Sa Calobra em Maiorca - Gargantas do torrente de Pareis. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).
Esta magnífica e paradisíaca embocadura do Torrent de Pareís foi a fonte de inspiração de artistas; cada verão é conveniente lugar um concerto de coro graças seu excelente a acústica.

A praia é invadida infelizmente por centena de turistas que os autocarros derramam cada dia; é preferível tornar-se no início da manhã ou em fim de acordo com meio-dia.

A aldeia de Sa Calobra em Maiorca - Praia do torrente de Pareis. Clicar para ampliar a imagem.A aldeia de Sa Calobra em Maiorca - Praia do torrente de Pareis. Clicar para ampliar a imagem.A aldeia de Sa Calobra em Maiorca - Praia do torrente de Pareis. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).
A aldeia de Sa Calobra em Maiorca - Praia do torrente de Pareis. Clicar para ampliar a imagem.A aldeia de Sa Calobra em Maiorca - Praia do torrente de Pareis. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).A aldeia de Sa Calobra em Maiorca - Praia do torrente de Pareis. Clicar para ampliar a imagem.
EnseadaA Enseada de Tuent (Cala Tuent)
A aldeia de Sa Calobra em Maiorca - Cala Tuent. Clicar para ampliar a imagem.Após ter descido cerca de 10 km sobre a estrada Sa Calobra, encontra-se uma bifurcação: tomando à esquerda em direção das colinas, chega-se após 4 km à capela de São Lourenço (Ermita de Sant Llorenç), uma pequena igreja medieval pendurada acima a costa.

Prosseguindo após a capela, chega-se à Enseada mata-se (Cala Tuent), bonita uma enseada cercada de penhascos, situada entre os dois promontórios de Morro des Forat e Penyal Foradat, à 5 km Sa Calobra. Em Cala Tuent desentupe o Torrent de Sa Coma, que é a confluência de dois riachos de montanha, o Torrent de s'Allot Mort e o Torrent Gorg des Diners, que vaza diretamente desde Puig Major.

A aldeia de Sa Calobra em Maiorca - O passeio de Cami de sa Barra à Cala Tuent. Clicar para ampliar a imagem.A aldeola Cala Tuent é constituída de cerca de casas dispostas sobre os flancos íngremes da Serra de Son Torella, cobertos de floresta de pinheiros; antigos pomares moderam a aspereza da montanha. Os lugares são raros.

A praia de Cala Tuent (Platja de Tuent) tem um comprimento de 180 metros e uma amplitude média de 55 metros. Rolos, rochedos e pequenas zonas de areia fina alternam. A qualidade é excelente. Se haja muito menos mundo que Sa Calobra, a praia não é abandona para tanto.

Há um pequeno restaurante do lado do norte. Uma ligação por embarcação ligar o Port de Sóller à enseada de Tuent.

PasseioO Passeio do Torrent de Pareís
A aldeia de Sa Calobra em Maiorca - Mapa Torrent de Pareís. Clicar para ampliar a imagem.Este passeio permite descobrir uma paisagem maravilhosa que combina penhascos que lançam-se no mar, uma água transparente e a cama de um o torrente que se mete numa garganta estreita que pode-se percorrer à pé, a garganta de Sa Fosca.

A aldeia de Sa Calobra em Maiorca - Mapa de passeio Torrent de Pareis. Clicar para ampliar a imagem.Sobre a estrada Ma-10, à 5 km ao norte após a junção da estrada Sa Calobra, um pequeno mirante, Mirador de sa Casa Nova, (altitude 664 m) permite aperceber abaixo a entalhadura escavada pelo desfile de Pareís.

O passeio pode começar Escorca, 4 km após a junção da estrada Sa Calobra, ou desde a estrada Ma-10 oposto de um restaurante conhecido, o restaurante Escorca.

O rio escoa-se até Sa Calobra por formidável uma garganta calcária de sete quilómetros de longo; o passeio toma cerca de seis horas de marcha, às vezes difícil. Trata-se de um passeio potencialmente perigoso que necessita competências em escalada, com a utilização de combinações e de cordas. A descida não é possível em inverno, nem à primavera, nem após a chuva, quando a água do rio pode chegar à meados decorpos e que os rochedos podem ser perigosamente que deslizam.

InformaçõesInformações práticas

Informação geralInformação geral
Estacionamento oneroso de 9:30 à 19:30 com uma tarifa ao minuto de 0,04 € e um máximo de 14,50 € por dia.
RestauranteRestaurantes
Cerca de restaurantes medíocres e demasiado caros em Sa Calobra.
Es Vergeret
Restaurando idealmente situado Cala Tuent, ao serviço agradável, com um terraço que dá sobre o mar. Larga gama de pratos de peixe e de carne a partirem de 15 €.

Carretera de Cala Tuent s/n, Cala Tuent, Escorca

Telefone: 00 34 971 517 105

Sítio sobre a Tela: www.esvergeret.com

Outros assuntosOutros assuntos

Filiação do assunto
Baleares > Maiorca > Condado da Serra de Tramuntana > Escorca > Sa Calobra
Assuntos mais detalhados
Assuntos próximos
O mosteiro de Lluc em Maiorca
A aldeia de Sa Calobra em Maiorca
Assuntos mais largos
Página inicial
A cidade de Sóller em Maiorca
A cidade de Escorca em Maiorca
A cidade de Andratx em Maiorca
A cidade de Banyalbufar em Maiorca
A cidade de Bunyola em Maiorca
A cidade de Deià em Maiorca
A cidade de Fornalutx em Maiorca
A cidade de Pollença em Maiorca
A cidade de Valldemossa em Maiorca
A cidade de Esporles em Maiorca
A cidade de Estellencs em Maiorca
A cidade de Calvià em Maiorca
Assunto precedente ] [ Assunto ascendente ]
Recomendar esta página :
Recomendar este sítio :
Busca personalizada
Se atingir este quadro directamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.