AlbâniaAlemanhaInglaterraArméniaPaís bascoBielorússiaBulgáriaCatalunhaCroáciaDinamarcaEspanhaEstóniaFinlândiaFrançaGalizaPaís de GalesGeórgiaGréciaHungriaIrlandaIslândiaItáliaImpério romanoLetóniaLituâniaMacedóniaMaltaNoruegaPaíses BaixosPolóniaPortugalRoméniaRússiaSérviaEslováquiaEslovéniaSuéciaChéquiaUcrânia
Se atingir este quadro diretamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.
Busca personalizada

A velha cidade de Palma de Maiorca - O tesouro da catedral

[Assunto precedente] [Assunto ascendente] [Assunto seguinte] [Minorca] [Maiorca] [Ibiza] [Formentera] [Cabrera] [Página inicial] [Ilhas Baleares] [Via Gallica]
Rubricas[Fotografias] [Apresentação] [Situação] [Visitas] [Cultura] [Informações práticas] [Outros assuntos]Página editada

ApresentaçãoApresentação

Apresentação geralApresentação geral

SituaçãoSituação

O Tesouro da catedral de Palma de Maiorca - Relicário da Verdadeira Cruz. Clicar para ampliar a imagem.O Museu da catedral de Palma é instalado num conjunto de quatro salas, mais um claustro, que parece ser uma adição chapeada posteriormente sobre o flanco do norte da catedral.

VisitasVisitas

TesouroO Tesouro da Catedral
O acesso ao museu faz-se pela casa da Almoina, ao lado do campanário.

As exposições são repartidas em três salas: a antiga sacristia “dels Vermells”, antiga a sala capitular gótico e a sala capitular barroca.

CasaA Casa da Esmola (Casa de l'Almoina)
O Tesouro da catedral de Palma de Maiorca - A casa da Esmola. Clicar para ampliar a imagem.Nesta casa, que é agora o salão de entrada do museu, o Conselho de Palma distribuia a esmola (Almoina) e o pão ao indigentes e os pacientes. À entrada encontra-se sempre a mesa sobre a qual as peças eram armazenadas.

A fachada da casa, trabalha de um discípulo do arquitecto Guillem Sagrera, é datada de 1529. O interior é decorado de pinturas murais mouros.

A Sacristia das Vermells (Sagristía dels Vermells)
O Tesouro da catedral de Palma de Maiorca - A grande custódia. Clicar para ampliar a imagem.O Tesouro da catedral de Palma de Maiorca - Custodia mayor. Clicar para ampliar a imagem.A primeira sala de exposição é a sacristia das Vermells (“Pratas Douradas”) (Sagristía dels Vermells); esta antiga sacristia, construído ao século XIV, é situado ao rés-do-chão da torre do campanário. É uma sala com uma abóbada e dos pilares à decoração vegetal. Sob a sacristia foi descoberto um poço no qual encontravam-se restos humanos que seriam os de pessoas que têm vivido em isolamento na torre do campanário.

Na sacristia das Vermells pode-se ver nomeadamente:

  • ao centro da peça, enorme uma custódia, nomeada a Grande Guarda (Custodia mayor). É uma obra de ourivesaria de 1585, de vermell (prata abrangida de ouro) e pesando 120 quilos. A Custodia mayor é passeado cada ano aquando da procissão de Corpus Christi.
  • um altar portátil, que pensa-se ter pertencido ao rei Jaume I, Conquistando-o. É um díptico de madeira e de prata que data do meio do século XIII. Os seus pequenos compartimentos contêm relíquias de santos.
  • um par de “rimonim”, peças de ourivesaria de prata que datam do século XIV. Estes objectos provêm da sinagoga de Cammerata em Sicília: no ano 1493, quando os judeus foram caçados de Sicília, mercadores maiorquinos compraram os dois famosos “rimonim” e ofereceram-o ao Seu. Estes objectos servem a proteger o “sefer” ou rolo da lei.
A Sala Capitular Gótica (Sala Capitular Gòtica)
A sala capitular gótico é mais antiga das salas capitulares: foi terminada em 1443; é atribuída à Guillem Sagrera.
O Tesouro da catedral de Palma de Maiorca - Sala capitular gótica. Clicar para ampliar a imagem.O Tesouro da catedral de Palma de Maiorca - Sala capitular gótica. Clicar para ampliar a imagem.O Tesouro da catedral de Palma de Maiorca - Sala capitular gótica. Clicar para ampliar a imagem.
O Tesouro da catedral de Palma de Maiorca - Retábulos da sala capitular gótico. Clicar para ampliar a imagem.O Tesouro da catedral de Palma de Maiorca - Abóbada da sala capitular gótico. Clicar para ampliar a imagem.É uma sala abobadada de plano trapézoïdal.
O Tesouro da catedral de Palma de Maiorca - Sala capitular gótica. Clicar para ampliar a imagem.O Tesouro da catedral de Palma de Maiorca - A abóbada da sala capitular gótico. Clicar para ampliar a imagem.O Tesouro da catedral de Palma de Maiorca - A abóbada da sala capitular gótico. Clicar para ampliar a imagem.
O Tesouro da catedral de Palma de Maiorca - A suposição  da Virgem. Clicar para ampliar a imagem.O Tesouro da catedral de Palma de Maiorca - martyr de São Sebastião. Clicar para ampliar a imagem.Se pode-se admirar entre muitas outras obras:
  • uma parte do retábulo de santa Eulália, trabalha de Joan Loert, o mestre dos Privilégios (1335).
  • o retábulo de São Sebastião - proprietário da cidade Palma - por Alfons de Sedano, o fim do século XV.
  • ao centro da sala capitular gótico encontra-se o túmulo de Gil Sancho Muñoz, o antipapa Clemente os VIII, sucessor de Bento XIII, Papas Luna, que abdicou seu pontificado e foi nomeados seguidamente bispo de Maiorca. No seu testamento, o bispo declarou que queria ser enterrado sentados sobre uma cadeira e, de acordo com a legenda popular, fez construir o seu túmulo no meio da sala para gozar da presidência “eterna” do capítulo, ao qual tivesse feito face à diferentes retomas. Seria por esta razão que construiu-se atrasado uma nova sala capitular.
O Tesouro da catedral de Palma de Maiorca - Retábulo de santa Eulália da sala capitular gótico. Clicar para ampliar a imagem.O Tesouro da catedral de Palma de Maiorca - Retábulo da sala capitular gótico. Clicar para ampliar a imagem.O Tesouro da catedral de Palma de Maiorca - Retábulo de São Sebastião da sala capitular gótico. Clicar para ampliar a imagem.
A Sala Capitular Barroca (Sala Capitular Barroca)
A sala capitular barroca, de forma elíptico e ricamente decorada de motivos florais, foi concebida em 1696 e terminada em 1701; é provavelmente uma obra Francisco Herrera.
O Tesouro da catedral de Palma de Maiorca - Sala capitular barroca. Clicar para ampliar a imagem.O Tesouro da catedral de Palma de Maiorca - Sala capitular barroca. Clicar para ampliar a imagem.O Tesouro da catedral de Palma de Maiorca - Teto da sala capitular barroca. Clicar para ampliar a imagem.
O Tesouro da catedral de Palma de Maiorca - Relicário da Verdadeira Cruz da sala capitular barroca. Clicar para ampliar a imagem.Na sala capitular barroca são conservado de numerosas relíquias:
  • o relicário da Vera Cruz (Vera Cruz), do século XV, decorado de pedras preciosas;
  • um relicário sensato conter três espinhas da coroa de espinhas do Cristo; relicário de prata dourada, feito à Maiorca e oferecido à catedral pela corporação dos marinheiros;
  • o braço de São Sebastião oferecido, em 1523, pelo decano de Rodes;
  • uma escultura-relicário de São Vicente Ferrer, obra de prata de 1596.

Estas relíquias tinham um valor inestimável na Europa medieval cristã.

O Tesouro da catedral de Palma de Maiorca - Sala capitular barroca. Clicar para ampliar a imagem.O Tesouro da catedral de Palma de Maiorca - Sala capitular barroca. Clicar para ampliar a imagem.O Tesouro da catedral de Palma de Maiorca - Sala capitular barroca. Clicar para ampliar a imagem.
São Vicente Ferrer (1597)Ecce Homo (por volta de 1740)O apóstolo São Pedro (1749)
O Tesouro da catedral de Palma de Maiorca - São Vicente Ferrer. Clicar para ampliar a imagem.O Tesouro da catedral de Palma de Maiorca - Ecce Homo. Clicar para ampliar a imagem.O Tesouro da catedral de Palma de Maiorca - São Pedro. Clicar para ampliar a imagem.
Relicário de São Sebastião (Francesc Quintana, 1540)Estojo dos Santos Óleos (1790)Relicário da Vera Cruz
O Tesouro da catedral de Palma de Maiorca - Relicário de São Sebastião. Clicar para ampliar a imagem.O Tesouro da catedral de Palma de Maiorca - Estojo dos Santos Óleos. Clicar para ampliar a imagem.O Tesouro da catedral de Palma de Maiorca - Relicário da Verdadeira Cruz. Clicar para ampliar a imagem.
O Tesouro da catedral de Palma de Maiorca - Candelabro barroco. Clicar para ampliar a imagem.O Tesouro da catedral de Palma de Maiorca - Candelabro barroco. Clicar para ampliar a imagem.A sala capitular barroca apresenta também dois candelabros barrocos monumentais à sete ramos, em prata maciça gravada e afastada, concebidos por Joan Roig e realizados pelo ourives Joan Matons, entre 1704 e 1718, ou seja mais de onze anos.
MosteiroO Claustro (Claustre)
O Tesouro da catedral de Palma de Maiorca - Claustro da catedral. Clicar para ampliar a imagem.O claustro da catedral é situado exatamente ao lado do Portal de São Jerónimo (portal de Sant Jeroni). O claustro foi edificado em 1707 ao lugar do antigo jardim capitular. É de plano retangular com corredores à pórtico.

Pode-se vê-lo contra os muros dos corredores dos diferentes elementos de obras antigas que pertencem à catedral.

O Tesouro da catedral de Palma de Maiorca - Claustro da catedral. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).O Tesouro da catedral de Palma de Maiorca - Claustro da catedral. Clicar para ampliar a imagem.O Tesouro da catedral de Palma de Maiorca - Claustro da catedral. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).

InformaçõesInformações práticas

Informação geralInformação geral
Evitar a quinta-feira, dia onde muitos navios de cruzeiro fazem escala Palma e derramam as suas ondas de turistas.
Horas de visitaHoras de visita
Visita:

Endereço: 29 Carrer Palau Reial ou Plaça de l'Almoina, s/n

Côordenadas geográficas: latitude 39° 34' 2.9" N; longitude 2° 38' 53.5" E

Horários do museu:

Em Abril, Maio e Outubro, de segunda-feira a sexta-feira, de 10:00 à 17:15.

Em Junho e Setembro, de segunda-feira a sexta-feira, de 10:00 à 18:15.

Desde Novembro até Março, de segunda-feira a sexta-feira, de 10:00 à 15:15.

Todo o ano, o sábado, de 10:00 à 14:15.

Fechado os Domingos, o 1º de Janeiro, Sexta-feira santa, o 1º de Maio, o 15 de Agosto, o 1º de Novembro, os 6, 8 e 25 de Dezembro.

Tarifa de entrada: 4 € (museu e catedral).

Telefone: 00 34 971 723 130

Sítio Internet: www.catedraldemallorca.info

Outros assuntosOutros assuntos

Filiação do assunto
Baleares > Maiorca > Condado de Palma > Palma > Velha cidade > Sudoeste > Tesouro da catedral
Assuntos mais detalhados
Assuntos próximos
A velha cidade de Palma de Maiorca - O bairro da catedral
A velha cidade de Palma de Maiorca - A catedral
A velha cidade de Palma de Maiorca - O tesouro da catedral
A velha cidade de Palma de Maiorca - O palácio real da Almudaina
A velha cidade de Palma de Maiorca - O palácio e o museu March
Assuntos mais largos
Página inicial
Mapa interativo da velha cidade de Palma de Maiorca
A velha cidade de Palma de Maiorca - O noroeste
A velha cidade de Palma de Maiorca - O nordeste
A velha cidade de Palma de Maiorca - O sudeste
A velha cidade de Palma de Maiorca - O sudoeste
A velha cidade de Palma de Maiorca - Ao oeste do Born
Assunto precedente ] [ Assunto ascendente ] [ Assunto seguinte ]
Recomendar esta página :
Recomendar este sítio :
Busca personalizada
Se atingir este quadro directamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.