AlbâniaAlemanhaInglaterraArméniaPaís bascoBielorússiaBulgáriaCatalunhaCroáciaDinamarcaEspanhaEstóniaFinlândiaFrançaGalizaPaís de GalesGeórgiaGréciaHungriaIrlandaIslândiaItáliaImpério romanoLetóniaLituâniaMacedóniaMaltaNoruegaPaíses BaixosPolóniaPortugalRoméniaRússiaSérviaEslováquiaEslovéniaSuéciaChéquiaUcrânia
Se atingir este quadro diretamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.
Busca personalizada

A velha cidade de Palma de Maiorca - O palácio e o museu March

[Assunto precedente] [Assunto ascendente] [Minorca] [Maiorca] [Ibiza] [Formentera] [Cabrera] [Página inicial] [Ilhas Baleares] [Via Gallica]
Rubricas[Fotografias] [Apresentação] [Situação] [Visitas] [Cultura] [Informações práticas] [Outros assuntos]Página editada

ApresentaçãoApresentação

Apresentação geralApresentação geral
O Palácio March (Palau March) de Palma, o maior e mais suntuoso palácio das Baleares, foi, durante décadas, uma das múltiplas residências da família - extraordinariamente rico - dos March. Este palácio moderno foi construído pelo magnata maiorquino Joan March Ordinas (1880-1962) (pronunciar “djo-ane marc”), no seu tempo o homem mais rico da Espanha, se não de Europa.

SituaçãoSituação

O palácio March em Palma de Maiorca - Terraço. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).O financeiro Joan March tinha adquirido o sítio anteriormente ocupado pelos jardins do mosteiro de São Domingos; este magnífico mosteiro dos Irmãos Pregadores tinha sido edificado em estilo gótico ao século XIV, e demulido em 1837 sob o governo anticlerical de Mendizábal.

Este lugar devia fazer do seu palácio uma enclave privilegiada no centro histórico, cercado por sítios de reputação como a Catedral, o Palácio da Almudaina e o antigo casino (Círculo Mallorquín)… que protege hoje o Parlamento das Ilhas Baleares.

VisitasVisitas

MuseuO Museu do Palácio March
O palácio March em Palma de Maiorca - Retrato de Joan March. Clicar para ampliar a imagem.Joan March tinha concebido este projeto de palácios a partir de 1935, mas a guerra civil espanhola paralisou a realização, que pôde começar apenas no fim da guerra. A construção do palácio March durou de 1939 à 1945, com a participação dos artistas e dos artesões mais representativos desta época. O projeto é a obra do arquitecto de Joan March, Guillermo Forteza, e do arquitecto madrileno brilha Gutiérrez Soto (1900-1977) para que a residência do March foi uma das realizações mais importantes pela complexidade e pela extensão dos trabalhos. A construção apresenta fortes influências dos palácios barrocos maiorquinos e italianos. Na sua parte mais elevada, o palácio dispõe de um total de oito andares.

Para a construção e a decoração do palácio a magnata gastou uma pequena fortuna; o palácio March estêve durante décadas a residência familiar do March Palma.

Mais jovem dos filhos do multimilionário, Bartomeu March Servera (Palma, 1917 - Paris, 1998), era um coleccionador de arte sem igual; criou uma fundação de arte que tem a sua sede no palácio March, e dotou-o de fundos artísticos e bibliográficos de grande valor.

Hoje, o palácio protege um museu, um auditório, uma biblioteca, parcialmente aberta ao público desde 1970, e um bar.

FachadaA Fachada do Palácio
A fachada principal relógio uma ornamentação muito refinada.
O palácio March em Palma de Maiorca - A fachada do palácio. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).O palácio March em Palma de Maiorca - A fachada do palácio. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).O palácio March em Palma de Maiorca - A fachada do palácio. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).
LógiaA Lógia
A fachada apresenta elegante uma lógia que oferece uma vista esplêndida sobre Palma.
O palácio March em Palma de Maiorca - A lógia do palácio. Clicar para ampliar a imagem.O palácio March em Palma de Maiorca - A fachada do palácio. Clicar para ampliar a imagem.O palácio March em Palma de Maiorca - A lógia do palácio. Clicar para ampliar a imagem.
O Terraço
O terraço constitui um espaço de recepção excepcional.
O palácio March em Palma de Maiorca - Terraço do palácio. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).O palácio March em Palma de Maiorca - Terraço. Clicar para ampliar a imagem.O palácio March em Palma de Maiorca - Rotonde do terraço. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).
EsculturaAs Esculturas
No palácio March pode-se ver uma parte da colecção de esculturas dos séculos XIX e XX que Bartomeu March possuia à Sa Torre Cega em Cala Rajada (Henry Moore, Eduardo Chillida, Auguste Rodin, Barbara Hepworth, Andreu Alfaro, Pietro Consagra, Miguel Ortiz Berrocal, Xavier Corberó…). Obra mais famosa é talvez o “Buste de l'Homme qui Tombe” de Auguste Rodin (1882).

A colecção apresenta uma grande variedade de materiais (granito, mármore, bronze, ferro, aço, poliéster…), de texturas, cores e formas.

Ao centro do pátio: “Orgue del MarXavier Corberó (poliéster dourado, 1972).À esquerda da fachada: “L'élan” de Baltasar Lobo (mármore de Vovelda, 1976-1977).

Ao centro da rotunda: “Square forme with cut” de Henry Moore (mármore preto, 1969).

À direita da fachada: “Trentanni” de Andrea Cascella.

O palácio March em Palma de Maiorca - O Órgão del Mar. Clicar para ampliar a imagem.O palácio March em Palma de Maiorca - Esculturas. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).
O Salão de Entrada
À esquerda do salão de entrada uma sala apresenta um presépio napolitano monumental do século XVIII de uma grande beleza (com as suas 1.500 peças). A obra mostra não somente o nascimento de Jesus, mas também a vida diária da época numa variedade de figurinhas humanas e animais de uma rico composição.
O palácio March em Palma de Maiorca - O salão de entrada do palácio. Clicar para ampliar a imagem.O palácio March em Palma de Maiorca - O salão de entrada do palácio. Clicar para ampliar a imagem.O palácio March em Palma de Maiorca - A entrada lateral do palácio. Clicar para ampliar a imagem.
EscadaA Escada
O palácio March em Palma de Maiorca - As pinturas serve sobre o teto escada. Clicar para ampliar a imagem.A abóbada da escada principal é decorada de pinturas Josep Maria Sert (1874-1945).

O palácio March em Palma de Maiorca - Escada interna do palácio. Clicar para ampliar a imagem.O palácio March em Palma de Maiorca - O patamar do primeiro andar. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).

O palácio March em Palma de Maiorca - Escada interna do palácio. Clicar para ampliar a imagem.O palácio March em Palma de Maiorca - Escada interna do palácio. Clicar para ampliar a imagem.O palácio March em Palma de Maiorca - Escada interna do palácio. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).
O Primeiro Andar
O palácio March em Palma de Maiorca - O patamar do primeiro andar. Clicar para ampliar a imagem.O palácio March em Palma de Maiorca - O patamar do primeiro andar. Clicar para ampliar a imagem.O palácio March em Palma de Maiorca - O patamar do primeiro andar. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).
Sala de jantarA Sala de Jantar
O palácio March em Palma de Maiorca - A sala de jantar do palácio. Clicar para ampliar a imagem.O palácio March em Palma de Maiorca - A sala de jantar do palácio. Clicar para ampliar a imagem.O palácio March em Palma de Maiorca - A sala de jantar do palácio. Clicar para ampliar a imagem.
O palácio March em Palma de Maiorca - A sala de jantar do palácio. Clicar para ampliar a imagem.O palácio March em Palma de Maiorca - A sala de jantar do palácio. Clicar para ampliar a imagem.O palácio March em Palma de Maiorca - A sala de jantar do palácio. Clicar para ampliar a imagem.
O palácio March em Palma de Maiorca - A sala de jantar do palácio. Clicar para ampliar a imagem.O palácio March em Palma de Maiorca - A sala de jantar do palácio. Clicar para ampliar a imagem.O palácio March em Palma de Maiorca - A sala de jantar do palácio. Clicar para ampliar a imagem.
O palácio March em Palma de Maiorca - Quadro da sala de jantar. Clicar para ampliar a imagem.O palácio March em Palma de Maiorca - Poltrona da sala de jantar. Clicar para ampliar a imagem.
Salão de músicaA Sala de Música
O palácio March em Palma de Maiorca - Harpa na sala de música do palácio. Clicar para ampliar a imagem.
A Colecção de Cartografia
O palácio March em Palma de Maiorca - Antiga mapa da Europa. Clicar para ampliar a imagem.O museu March apresenta cerca de espécimes de cartografia medieval da escola maiorquino que pertence à colecção de Bartomeu March.

À Maiorca, dos séculos XIV e XV, houve uma produção importante de mapas náuticos realizados por cartógrafos locais. Uma grande maioria destes mapas provinha da ilha e mais famosa tinham terminado em bibliotecas públicas ou mãos privadas. Foi uma tarefa árdua de reunir esta colecção considerada como uma do melhores ao mundo. A amostra apresentada aqui - muito bem documentado - reune um grupo de grande interesse tanto para a sua perfeição técnica como para o sua preciosidade ornamental.

As Obras Josep Sert
O palácio March em Palma de Maiorca - As pinturas Josep Sert sobre o teto escada. Clicar para ampliar a imagem.O palácio March em Palma de Maiorca - Pinturas Josep Sert na sala de música do palácio. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).Ao andar encontram-se pinturas murais realizadas pelo artista Barcelonês Josep Maria Sert (1874-1945) sobre a abóbada da escada e sobre um muro da sala de música.

A abóbada da escada é dividida em quatro partes, as três estreias que representam as três virtudes (audácia, razão e inspiração) e o quarto, a encarnação destas três virtudes na pessoa de Joan March.

Na sala de música, a pintura representa “um Divã Oriental” num registo mais ligeiro.

BibliotecaA Biblioteca March
O museu dispõe de uma vasta biblioteca e um auditório onde são organizadas uas ou duas vezes por mês dos concertos gratuitos de música clássica. Exposições temporárias são organizadas igualmente ao rés-do-chão.

A Biblioteca da Fundação March, especializada no tema de Baleares, contem um fundo bibliográfico que vai do século XVI aos nossos dias. A biblioteca conserva mais de 2000 de manuscritos (códices e documentos escritos a mão) e 60.000 livros, periódicos, brochuras e outros documentos impressos.

InformaçõesInformações práticas

Horas de visitaHoras de visita
O palácio March em Palma de Maiorca - Incluir no preço de entrada: o banheiro de luxo…. Clicar para ampliar a imagem.Visita:

Desde 2001, o Palácio March (não confundir com a fundação Joan March) é abertos ao público. Elegante a galeria aberta sobre a fachada e sobre o terraço-jardim constitui um dos melhores pontos de vista sobre o coração da cidade Palma.

Horários de verão (desde Abril até Outubro): de segunda-feira a sexta-feira de 10:00 à 18:00;

Horários de inverno (desde Novembro até Março): de segunda-feira a sexta-feira de 10:00 à 17:00; sábado de 10:00 à 14:00 Fechado os Domingos e festas.

Tarifa de entrada: 3,60 €.

Endereço: n° 18 Carrer del Palau Reial. Plaça de la Reina, montar a grande escada que desentupe sobre ele Carrer del Palau Reial: o palácio March elabora-se acima.

Telefone: 00 34 971 711 122

Sítio Internet: www.march.es

RestauranteRestaurantes
Um café encontra-se ao rés-do-chão do palácio March e encontra uma grande popularidade junto dos turistas graças seu a situação perto da catedral e o palácio da Almudaina.

Outros assuntosOutros assuntos

Filiação do assunto
Baleares > Maiorca > Condado de Palma > Palma > Velha cidade > Sudoeste > Palácios e museu March
Assuntos mais detalhados
Assuntos próximos
A velha cidade de Palma de Maiorca - O bairro da catedral
A velha cidade de Palma de Maiorca - A catedral
A velha cidade de Palma de Maiorca - O tesouro da catedral
A velha cidade de Palma de Maiorca - O palácio real da Almudaina
A velha cidade de Palma de Maiorca - O palácio e o museu March
Assuntos mais largos
Página inicial
Mapa interativo da velha cidade de Palma de Maiorca
A velha cidade de Palma de Maiorca - O noroeste
A velha cidade de Palma de Maiorca - O nordeste
A velha cidade de Palma de Maiorca - O sudeste
A velha cidade de Palma de Maiorca - O sudoeste
A velha cidade de Palma de Maiorca - Ao oeste do Born
Assunto precedente ] [ Assunto ascendente ]
Recomendar esta página :
Recomendar este sítio :
Busca personalizada
Se atingir este quadro directamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.