AlbâniaAlemanhaInglaterraArméniaPaís bascoBielorússiaBulgáriaCatalunhaCroáciaDinamarcaEspanhaEstóniaFinlândiaFrançaGalizaPaís de GalesGeórgiaGréciaHungriaIrlandaIslândiaItáliaImpério romanoLetóniaLituâniaMacedóniaMaltaNoruegaPaíses BaixosPolóniaPortugalRoméniaRússiaSérviaEslováquiaEslovéniaSuéciaChéquiaUcrânia
Se atingir este quadro diretamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.
Busca personalizada

A velha cidade de Palma de Maiorca - O mosteiro franciscano

[Assunto ascendente] [Assunto seguinte] [Minorca] [Maiorca] [Ibiza] [Formentera] [Cabrera] [Página inicial] [Ilhas Baleares] [Via Gallica]
Rubricas[Fotografias] [Apresentação] [Situação] [Visitas] [Cultura] [Informações práticas] [Outros assuntos]Página editada

ApresentaçãoApresentação

Apresentação geralApresentação geral
O conjunto monástico de São Francisco compreende basílica e um mosteiro com um claustro; a igreja e o claustro foram declarados Monumento Cultural Nacional em 1981.

SituaçãoSituação

O mosteiro franciscano de Palma de Maiorca - A basílica visto desde o claustro. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).O mosteiro franciscano de Palma de Maiorca - Mapa antigo do bairro Santa-Eulália. Clicar para ampliar a imagem.Desde Plaça de Santa Eulàlia, tomar à direita Carrer del Convent de Sant Francesc. Atinge-se assim Plaça de Sant Francesc.

VisitasVisitas

IgrejaA Basílica de São Francisco (Església de Sant Francesc / Iglesia de San Francisco)
O mosteiro franciscano de Palma de Maiorca - A basílica visto desde o claustro. Clicar para ampliar a imagem.A igreja basílica de São Francisco é de uma grande extensão: é mais grande e uma das mais bonitas igrejas das ilhas Baleares após a catedral Palma.

O mosteiro de Franciscanos foi fundado em 1278 sob o reino do rei de Maiorca Jaume II. A construção do mosteiro, em estilo gótico, começou em 1281 e durou até 1317; a da igreja começou atrasado, ao século XIV (em 1384). A igreja foi aumentada seguidamente desde 1445 até 1670: apresenta uma mistura de estilos gótico e de Renascimento. A fachada foi reconstruída no fim do século XVII.

O convento estava sob a proteção Jaume II de Maiorca, uso retomado pelos mais seus fios Jaume III desde 1324.

A basílica de São Francisco (Basílica de Sant Francesc) foi igreja mais famosa Palma durante a Idade Média: dos séculos XIII e XIVe a comunidade franciscano e teve uma grande influência sobre a vida cultural à Maiorca. O rico Maiorquinos da época rivalizavam entre eles para reservar mais grandes as sepulturas para as suas famílias.

Ao longo de todos os séculos lá estudou personalidades como o Irmão Junipero Serra (Fra Juníper Serra). Em 1832, o mosteiro passou às mãos civis, e teve diversas utilizações até 1906. Em 1906, o conjunto retornou a Franciscanos, que tornaram-no ao culto houve uma escola e um centro cultural.

O mosteiro franciscano de Palma de Maiorca - Retrato do Irmão Junipero Serra. Clicar para ampliar a imagem.O mosteiro franciscano de Palma de Maiorca - A estátua do Irmão Junípero Serra. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).A estátua colocada na frente da igreja é a da monge franciscano Junípero Serra (Fray Junípero Serra), que viveu e estudou no mosteiro. Este famoso missionário Maiorquino, originário de Petra, foi enviado em missão ao México em 1768 e fundou atrasado a aldeia de El Pueblo de Nuestra Señora la Reina de los Ángeles del Río de Porciúncula, mais conhecido sob o nome de Los Angeles, e às vezes sob a abreviatura de L.A., e os de São Francisco e Santa Clara, que é mais menor das coisas para um Franciscano.
A Fachada da Basílica de São Francisco
O mosteiro franciscano de Palma de Maiorca - Fachada basílica de São Francisco. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).O mosteiro franciscano de Palma de Maiorca - Fachada basílica de São Francisco. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).A fachada gótico do basílica foi reconstruída ao século XVII num estilo barroco após ter sido golpeada pelo raio. A reconstrução começou por volta de 1621 e não se terminou único por volta de 1700.

É uma fachada tipicamente maiorquino, um muro liso e maciço grés. Espetacular o portal barroco, ornado de um tímpano que é a obra do pintor e arquitecto Francisco de Herrera o Jovem (Francisco de Herrera el Jove), data de 1690. O tímpano compõe-se de um grupo de esculturas cuja figura central é a Imaculada Conceição.

Acima do portal encontra-se um baixo-relevo delicadamente esculpido representante São Jorge matando o dragão.

O centro da fachada orna-se imensa de uma rosácea plateresca com todos os detalhes esculpidos, obra-prima do vidreiro Pere Comas.

Sobre o frontão da igreja encontra-se um relógio de sol circular.

O mosteiro franciscano de Palma de Maiorca - A fachada da igreja. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).O mosteiro franciscano de Palma de Maiorca - tympan da igreja. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).O mosteiro franciscano de Palma de Maiorca - A rosácea da igreja. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).
O mosteiro franciscano de Palma de Maiorca - São Jorge que derruba o dragão. Clicar para ampliar a imagem.O mosteiro franciscano de Palma de Maiorca - Oculus major basílica de São Francisco. Clicar para ampliar a imagem.O mosteiro franciscano de Palma de Maiorca - O relógio de sol. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).
Nave da Basílica de São Francisco
O mosteiro franciscano de Palma de Maiorca - Igreja basílica de São Francisco. Clicar para ampliar a imagem.O interior da basílica de São Francisco compõe-se por uma vasta nave - bastante impressionante - de 74 metros de longo dos 17 metros largo e 25 metros de parte superior. Esta única nave é dividida em quatro seções com oito capelas laterais, cada capela que tem uma forma diferente.
O mosteiro franciscano de Palma de Maiorca - Igreja basílica de São Francisco. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).O mosteiro franciscano de Palma de Maiorca - Igreja basílica de São Francisco. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).O mosteiro franciscano de Palma de Maiorca - Igreja basílica de São Francisco. Clicar para ampliar a imagem.
O mosteiro franciscano de Palma de Maiorca - Igreja basílica de São Francisco. Clicar para ampliar a imagem.O mosteiro franciscano de Palma de Maiorca - Igreja basílica de São Francisco. Clicar para ampliar a imagem.O mosteiro franciscano de Palma de Maiorca - Igreja basílica de São Francisco. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).
O mosteiro franciscano de Palma de Maiorca - Nave da igreja. Clicar para ampliar a imagem.O mosteiro franciscano de Palma de Maiorca - Nave da igreja. Clicar para ampliar a imagem.O mosteiro franciscano de Palma de Maiorca - Nave da igreja. Clicar para ampliar a imagem.
A mistura dos estilos aparece claramente dentro da igreja: o teto de elevada abóbada é de um estilo gótico catalão clássico, enquanto o mestre-altar, muito em redondezas, é uma peça-subida barroca, obra de João de Aragão (Joan d'Aragó). O coro data do século XV.
O mosteiro franciscano de Palma de Maiorca - Igreja basílica de São Francisco. Clicar para ampliar a imagem.O mosteiro franciscano de Palma de Maiorca - Igreja basílica de São Francisco. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).O mosteiro franciscano de Palma de Maiorca - Coro e mestre-altar. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).
O CoroA Encruzilhada de OgivasA Abside
A abside, de forma poligonal, é cercada de capelas, a recente cujo foi acrescentada entre 1445 e 1670.
O mosteiro franciscano de Palma de Maiorca - O coro da igreja. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).O mosteiro franciscano de Palma de Maiorca - A encruzilhada ogives nave. Clicar para ampliar a imagem.O mosteiro franciscano de Palma de Maiorca - Igreja basílica de São Francisco. Clicar para ampliar a imagem.
CapelaA Capela de Nossa Senhora da Consolação
De trás o mestre-altar e o coro, a primeira capela sobre a esquerda da abside é dedicada à Nossa Senhora da Consolação (Nostra Senyora de la Consolació).

O mosteiro franciscano de Palma de Maiorca - Túmulo Ramon Llull (autor José Lluis Filpo Cabana). Clicar para ampliar a imagem.O mosteiro franciscano de Palma de Maiorca - Túmulo Ramon Llull. Clicar para ampliar a imagem.A capela protege - em parte superior à direita - O túmulo erudito, filósofo e teólogo catalão do século XIII Raimundo Lúlio (Ramón Llull) (por volta de 1232 - por volta de 1315).

O túmulo gótico de alabastro é superado de um magnífico jacente de feliz Ramón Llull, descansando sobre um friso de animais fantásticos que suportam sete nichos góticos. É uma obra de Francesc Sagrera realizado em 1480.

O místico catalão tornou-se ermita após um malogro sentimental e foi lapidado atrasado à morte por ter tentado converter muçulmanos na Tunísia.

Raimundus Lullus, igualmente chamado o “Doctor Illuminatus”, antecipou a época do Renascimento e foi, em cheio século XIII, um “Homo Universalis”. Foi beatificado em 1988; pode-se deixar cerca de peças de moeda no tronco para a campanha em prol da sua canonização.

Raimundo Lúlio é os fios preferido de Maiorca; pode-se ver a sua estátua sobre o frente de mar Palma.

CapelaA Capela dos Santos Mártires de Gorkum
À direita da abside, descobre-se a Capela dos Santos Mártires de Gorkum (Capilla los Santos Martires de Gorcum). Em 1572, dezanove católicos, e entre eles onze Franciscanos, martirizados para a sua fé na Holanda na cidade de Gorinchem. Nesta representação muito manchada do acontecimento pode-se ver estes mártires pendurados, desventrados, o nariz cortado, e mais ainda.
MosteiroO Mosteiro de São Francisco (Claustre de Sant Francesc/Convento de San Francisco)
O claustro medieval do mosteiro de Franciscanos oferece um magnífico exemplo de arquitectura gótica. O apoiado contra o lado oriental do basílica, claustro está na forma de trapézio de dois terços. As suas quatro galerias, de uma rara elegância, ordenam-se harmoniosamente em redor do pátio central ensolarado e o seu poço.

A construção do claustro começou em 1286, mas a construção das galerias prolongou-se dos séculos XIV, XV e XVI. As galerias superiores datam dos séculos XVI e XVII.

A cronologia de cada estilo é claramente visível: elegantes as colunas de estilos diferentes mostram que foi necessário cerca de tempos para terminar a construção. A galeria do norte, diagonalmente oposto à entrada, é mais antiga e mais simples; a galeria ocidental, apoiada contra a igreja e a galeria do sul são de construção mais recente (século XV), com às colunas mais refinadas e mais complexas. Com excepção de uma galeria às baías trevadas, as arcadas são completamente trilobadas e descansam sobre feixes finas colunetas de espessura variável, ao número total de 115.

O mosteiro franciscano de Palma de Maiorca - Entrada do claustro. Clicar para ampliar a imagem.O mosteiro franciscano de Palma de Maiorca - Entrada do claustro. Clicar para ampliar a imagem.O mosteiro franciscano de Palma de Maiorca - Inscrição comemorativa da renovação do claustro. Clicar para ampliar a imagem.
O mosteiro atualmente é utilizado como uma escola católica onde os monges franciscano s são responsáveis do ensino.
O mosteiro franciscano de Palma de Maiorca - Entrada do mosteiro. Clicar para ampliar a imagem.O mosteiro franciscano de Palma de Maiorca - Carteira litúrgica. Clicar para ampliar a imagem.
A galeria do norte do claustro é mais antiga.
O mosteiro franciscano de Palma de Maiorca - Galeria do norte do claustro. Clicar para ampliar a imagem.O mosteiro franciscano de Palma de Maiorca - Galeria do norte do claustro. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).O mosteiro franciscano de Palma de Maiorca - Galerias do norte e está do claustro. Clicar para ampliar a imagem.
O mosteiro franciscano de Palma de Maiorca - Galerias do norte e está do claustro. Clicar para ampliar a imagem.Galeria leste.
O mosteiro franciscano de Palma de Maiorca - Galeria está do claustro. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).O mosteiro franciscano de Palma de Maiorca - Galeria está do claustro. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).O mosteiro franciscano de Palma de Maiorca - Galeria está do claustro. Clicar para ampliar a imagem.
A galeria do sul não foi terminada antes o XV do século.
O mosteiro franciscano de Palma de Maiorca - Galerias é e do sul do claustro. Clicar para ampliar a imagem.O mosteiro franciscano de Palma de Maiorca - Galeria do sul do claustro. Clicar para ampliar a imagem.O mosteiro franciscano de Palma de Maiorca - Galeria do sul do claustro. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).
A galeria ocidental apoiada contra o basílica é igualmente de construção mais recente (século XV).
O mosteiro franciscano de Palma de Maiorca - Galeria ocidental do claustro. Clicar para ampliar a imagem.O mosteiro franciscano de Palma de Maiorca - Galeria ocidental do claustro. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).
O mosteiro franciscano de Palma de Maiorca - Jardim do mosteiro. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).O pátio do claustro gótico protege um jardim com laranjeiras, limoeiros e palmas. No meio do pátio encontra-se ainda os vestígios de um velho poço.
O mosteiro franciscano de Palma de Maiorca - Jardim do mosteiro. Clicar para ampliar a imagem.O mosteiro franciscano de Palma de Maiorca - Jardim do mosteiro. Clicar para ampliar a imagem.O mosteiro franciscano de Palma de Maiorca - Jardim do mosteiro. Clicar para ampliar a imagem.

InformaçõesInformações práticas

Horas de visitaHoras de visita
Visita:

Endereço: Plaça de Sant Francesc, 7

Horários: de segunda-feira a sábado, 9:30 à 12:30 e 15:30 à 18:00; Domingos e dias feriados, de 9:00 à 12:30, fechado a tarde.

Tarifa de entrada: 1,50 €.

Telefone: 00 34 971 712 695

Sítio sobre a Tela: www.franciscanostor.org

Outros assuntosOutros assuntos

Filiação do assunto
Baleares > Maiorca > Condado de Palma > Palma > Velha cidade > Sueste > Mosteiro franciscano
Assuntos mais detalhados
Assuntos próximos
A velha cidade de Palma de Maiorca - O mosteiro franciscano
A velha cidade de Palma de Maiorca - Os antigos bairros judaicos
Assuntos mais largos
Página inicial
Mapa interativo da velha cidade de Palma de Maiorca
A velha cidade de Palma de Maiorca - O noroeste
A velha cidade de Palma de Maiorca - O nordeste
A velha cidade de Palma de Maiorca - O sudeste
A velha cidade de Palma de Maiorca - O sudoeste
A velha cidade de Palma de Maiorca - Ao oeste do Born
Assunto ascendente ] [ Assunto seguinte ]
Recomendar esta página :
Recomendar este sítio :
Busca personalizada
Se atingir este quadro directamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.