AlbâniaAlemanhaInglaterraArméniaPaís bascoBielorússiaBulgáriaCatalunhaCroáciaDinamarcaEspanhaEstóniaFinlândiaFrançaGalizaPaís de GalesGeórgiaGréciaHungriaIrlandaIslândiaItáliaImpério romanoLetóniaLituâniaMacedóniaMaltaNoruegaPaíses BaixosPolóniaPortugalRoméniaRússiaSérviaEslováquiaEslovéniaSuéciaChéquiaUcrânia
Se atingir este quadro directamente, clicar nesta relação para indicar as ementas.
Investigação personalizada

A ilha de Cabrera em Maiorca - O parque nacional

[Tópico superior] [Próximo tópico] [Minorca] [Maiorca] [Ibiza] [Formentera] [Cabrera] [Acolhimento] [Site Home] [Via Gallica]
Rubricas[Fotografias] [Apresentação] [Situação] [Visitas] [Cultura] [Informações práticas] [Outros assuntos]Página editada

ApresentaçãoApresentação

Apresentação geralApresentação geral
O Parque natural de Cabrera é o único Parque nacional das Ilhas Baleares e o único Parque nacional terrestre e marítimo da Espanha. Compreende uma grande ilha, Cabrera, seis pequenas ilhas e doze ilhéus, bem como as zonas marítimas que cercam-o.

SituaçãoSituação

Mapa turístico da ilha empinará - Clicar para ampliar a imagemO Parque natural do arquipélago de Cabrera é situado fora a ponta do sul da ilha de Maiorca, à cerca de 17 km ao sul do Cap de Ses Salines, a ponta sueste de Maiorca.

O porto o mais parentes possível é o de Colónia de Sant Jordi, à uma dezena de milhas náuticas.

VisitasVisitas

IlhaO Arquipélago de Cabrera (Arxipèlag de Cabrera / Archipiélago de Cabrera)
O parque nacional de Cabrera em Maiorca - Mapa do arquipélago empinará - Clicar para ampliar a imagemO arquipélago de Cabrera é formado de dezanove ilhas e ilhéus - aos nomes pitorescos - que estão, do norte ao sul: Na Foradada (“a Furada”) que leva um farol, Na Pobra (“a Pobre”), Illot Pla (“Ilhéu Plano”), Na Plana (“a Plana”), L'Esponja (“a Esponja”), Illa dels Conils (“Ilha dos Coelhos”), tão nomeado Sa Conillera (Conejera em castelhano), Na Redona (Redonda em castelhano) (“a Ronda”), Cabrera própria (“Cabreira”), Illa des Fenoll (“Ilha do Funcho”), Illa de ses Bledes (“Ilha dos Trigos”), Illa de ses Rates (“Ilha dos Ratos”), L'Imperial e os cinco ilhéus Estells (“Estrelas”), Estell d'en Terra, Es Carabassot de S'Estell d'en Terra, Estell de s'Esclata-sang, Estell des Coll, e mais meridional, Estell Fora (“Estrela de Parte externa”).

O parque nacional de Cabrera em Maiorca - Na Foradada, se Illot Na Foradada, Illot Pla e Na Pobra - Clicar para ampliar a imagemDe acordo com o mapa do cardeal Despuig, a ilha Na Pobra nomeava-se anteriormente Sa Sal (“o Sal”); se recolhia o sal em buracos salinos em bordo de mar (“cocós”).

O arquipélago de Cabrera tem uma superfície de 18,36 km² e um litoral de um comprimento de 54 Km.

Sobre o plano geológico o arquipélago é o prolongamento Serra de Llevant situado na parte oriental da ilha de Maiorca; o arquipélago de Cabrera foi separado de Maiorca há cerca de 12000 à 15000 anos. Como Maiorca, o arquipélago é constituído de calcário terciário, marga e dolomite. A estratificação dos materiais, as ondulações e sobrecruzamentos de orientação diferente são espetaculares vistos desde o mar. A natureza calcária do terreno Cabrera conduziu à fenómenos como abismos e grutas cársicas com lagos subterrâneos relativamente vastos.

Todas as ilhas do arquipélago são desabitadas, com excepção Cabrera que comporta uma população residual e uma pequena guarnição. Único Cabrera pode ser visitado, as outras ilhas reservadas à observação científica da fauna e a flora.

O parque nacional de Cabrera em Maiorca - A ilha Foradada - Clicar para ampliar a imagemO parque nacional de Cabrera em Maiorca  - O norte do arquipélago empinará - Clicar para ampliar a imagem
O parque nacional de Cabrera em Maiorca - A ilha na aplanou - Clicar para ampliar a imagemO parque nacional de Cabrera em Maiorca - A ilha na aplanou - Clicar para ampliar a imagemO parque nacional de Cabrera em Maiorca - A ilha sua voltou a dar - Clicar para ampliar a imagem
O parque nacional de Cabrera em Maiorca - A ilha Conillera - Clicar para ampliar a imagemO parque nacional de Cabrera em Maiorca - A ilha sua Conillera - Clicar para ampliar a imagemO parque nacional de Cabrera em Maiorca - A ilha sua Conillera - Clicar para ampliar a imagem
Parque naturalO Parque Nacional do Arquipélago de Cabrera (Parc Nacional de l'Arxipèlag de Cabrera / Parque Nacional del Archipiélago de Cabrera)
O parque nacional de Cabrera em Maiorca - Guia de visita do parque nacional - Clicar para ampliar a imagemA protecção do ecossistema do arquipélago de Cabrera começou fortuitamente por um episódio militar da Primeira Guerra mundial, durante a qual a Espanha era oficialmente neutra: em 1915, um submarino austrohúngaro, eficaz no Mar Mediterrâneo ocidental, teve uma avaria e teve que ficar durante várias horas no porto Cabrera. O futuro banqueiro Joan March Ordinas entregava-se então ao contrabando de tabaco e todas as espécies de tráfegos; forneceu o submarino, incluindo em combustível, desde o seu domínio de S'Avall à Colónia de Sant Jordi sobre a costa sueste de Maiorca. Quando este incidente foi conhecido um Primeiro Lorde do Almirantado britânico, certo Winston Churchill, este exigiu a expropriação imediata dos proprietários da ilha, a família Feliu. Uma prescrição real do 7 de Julho de 1916 instituiu a ocupação militar do conjunto do território do arquipélago de Cabrera; uma guarnição instalou-se. Cabrera permaneceu uma zona estritamente militar até 1980, ainda que certos agricultores de Maiorca puderam alugar terras para a cultura; operações militares tiveram lugar sobre a ilha de Cabrera até 1988.

O parque nacional de Cabrera em Maiorca - Guia de visita do parque nacional - Clicar para ampliar a imagemEsta ocupação militar teve contudo para consequência positiva evitar uma exploração turística da ilha, cujos vários projetos encalharam.

Em Abril de 1991, na frente das manifestações populares e os protestos de associação de defesa da natureza, nomeadamente o GOB (Grup Balear d'Ornitologia), um Parque nacional foi criado para proteger o arquipélago: o Parque nacional marítimo e terrestre do arquipélago de Cabrera (Parc nacional maritimoterreste de l'arxipèlag de Cabrera / Parque nacional marítimo-terrestre del archipiélago de Cabrera). Os principais objectivos do Parque nacional são proteger a geologia, a flora e a fauna, igualmente marítimas que terrestres, e desenvolver as atividades educativas e culturais com o propósito de um melhor conhecimento deste espaço natural.

O parque nacional de Cabrera em Maiorca  - O castelo empinará - Clicar para ampliar a imagemO arquipélago de Cabrera é conhecido para seu avifauna, o seu rico ambiente marinho, e uma abundante população de lagartos. Possui igualmente um importante património arqueológico terrestre e submarino, com numerosos barco naufragados que datam da Antiguidade.

O Parque nacional cobre 100 km², dos quais 13,8 km² de terras emergidas e 87 km² de zonas marinhas.

InformaçõesInformações práticas

RegulamentoO Regulamento do Parque nacional de Cabrera
O regulamento do Parque Nacional de Cabrera estipula que as atividades seguintes são proibidas:
  • a pesca desportivo sous toutes ses formes, bem como qualquer espécie de pesca submarina.
  • o esqui náutico e o uso de veículos aquáticos que não dispõem da autorização correspondente.
  • o desembarque à terra, excluído sobre o cais principal do porto Cabrera.
  • o parque de campismo sobre toda a área do Parque nacional.
  • amontoar-se do material combustível, preparar uma fogueira e acender fogos.
  • o recolhimento, a destruição ou a alteração de elementos de interesse arqueológico histórico ou geológico, bem como os espécimes de animais ou de vegetais.
  • o desembarque de animais domésticos e a introdução de animais ou de vegetais exóticos.
  • o derrame no mar de todas as espécies de resíduos sólidas ou líquidas e o abandono à terra de lixos ou de desperdícios.

O parque nacional de Cabrera em Maiorca  - As casas do porto empinará (autor micronetal) - Clicar para ampliar a imagem em Flickr (novo guia)Para navegar, molhar ou mergulhar com um escafandro autónomo nas suas águas, é necessário pedir uma autorização prévia ao Escritório do Parque nacional, baseado Palma.

Não existe restaurante no Parque nacional Cabrera, mas apenas um pequeno café sobre o porto.

RecepçãoInformação do Parque
Direção do Parque nacional Cabrera:

Carrer Sant Miquel, 79; 07002 Palma de Mallorca.

Telefone: 00 34 971 200 061

Escritório do Parque nacional Cabrera:

Plaça d'Espanya, 8; 07002 Palma

Telefone: 00 34 971 725 010

Sítio sobre a Tela: www.magrama.gob.es

Centro dos visitantes do Parque Nacional Cabrera:

Carrer Gabriel Roca, s/n; 07638 Colonia de Sant Jordi

Telefone: 00 34 971 656 282

Outros assuntosOutros assuntos

Filiação do assunto
Baleares > Maiorca > Condado do Migjorn > Ilha Cabrera > Parque nacional de Cabrera
Assuntos mais detalhados
Assuntos próximos
A ilha de Cabrera em Maiorca - O parque nacional
A flora da ilha de Cabrera em Maiorca
A fauna da ilha de Cabrera em Maiorca
Assuntos mais largos
Página inicial
A cidade de Felanitx em Maiorca
A cidade de Santanyí em Maiorca
A cidade de Ses Salines em Maiorca
A ilha de Cabrera em Maiorca
A cidade de Campos em Maiorca
A cidade de Llucmajor em Maiorca
Tópico superior ] [ Próximo tópico ]
Recomendar esta página :
Recomendar este sítio :
Investigação personalizada
Se atingir este quadro directamente, clicar nesta relação para indicar as ementas.