AlbâniaAlemanhaInglaterraArméniaPaís bascoBielorússiaBulgáriaCatalunhaCroáciaDinamarcaEspanhaEstóniaFinlândiaFrançaGalizaPaís de GalesGeórgiaGréciaHungriaIrlandaIslândiaItáliaImpério romanoLetóniaLituâniaMacedóniaMaltaNoruegaPaíses BaixosPolóniaPortugalRoméniaRússiaSérviaEslováquiaEslovéniaSuéciaChéquiaUcrânia
Se atingir este quadro directamente, clicar nesta relação para indicar as ementas.
Investigação personalizada

A flora da ilha de Cabrera em Maiorca

[Tópico anterior] [Tópico superior] [Próximo tópico] [Minorca] [Maiorca] [Ibiza] [Formentera] [Cabrera] [Acolhimento] [Site Home] [Via Gallica]
Rubricas[Fotografias] [Apresentação] [Situação] [Visitas] [Cultura] [Informações práticas] [Outros assuntos]Página editada

ApresentaçãoApresentação

Apresentação geralApresentação geral
A espessa vegetação do Parque Nacional do arquipélago de Cabrera é constituída por espécies típicas do mato mediterrânico como as oliveiras selvagens, os sabinas e os pinheiros, mas encontra-se também um número notável de endemismos. No conjunto da flora de Cabrera encontra-se uma representação importante da flora de Baleares com mais de 460 espécies das quais uma cerca de trinta são endémico, único a Baleares ou Cabrera; 5 são endémica Cabrera como o sanguinho das Baleares.
A flora da ilha de Cabrera em Maiorca - A vegetação em redor do castelo empinará - Clicar para ampliar a imagemA vegetação é muito variável em composição e fisionomia de acordo com a exposição das ilhas ao sol e as tempestades.

A zona circundante do castelo é abrangida pistacheiros lentiscas e zambujeiros, bem como efedras e eufórbios. Entre os balanços vizinhos, pode-se ver uma espécie endémica interessante: hypericum das Baleares (Hypericum balearicum).

O anel litoral, que nos ilhéus mais modestos engloba toda a extensão emergida, é constituído por pequenos bosques capazes de suportar os chuviscos da água de mar. É lá que encontra-se aos endémismos mais interessantes de Baleares, como os arbustos ao aspecto de rolamentos espinhosos adaptados ao vento e a proximidade do mar (Launaea cervicornis, Teucrium subspinosum) e o limonium (Limonium sp.). Neste habitat, situam-se os dois endémismos vegetais do Parque Nacional: le Limonium caprariense et la Rubia angustifolia ssp. caespitosa. Certos ilhéus levam o nome das variedades exclusivas que se encontram; tal é o caso do “Ses Bledes”.

O bosque de azinheiras, que empurra apenas sobre as ilhas mais de grande extensão, pode apresentar dois tipos diferentes. Sobre às camadas mais rochosas, o bosque de azinheiras principalmente é formada de oliveira-brava (Olea europaea var. sylvestris) e pistacheiro lentisca (Pistacia lentiscus), e em menor escala sabina-negral (Juniperus phoenicea) e efedra (Ephedra fragilis). À certas lugares, as espécies dominantes são o eufórbio arborescente (Euphorbia dendroides), que traz uma nota de cor vermelha no fim da primavera, e o buxo das Baleares (Buxus balearica), que à Maiorca é característico das zonas mais elevadas Serra de Tramuntana. Sobre as camadas mais moles e mais erodidas, pelo contrário, a vegetação é mais baixa, formada por pelo alecrim (Rosmarinus officinalis var. palaui), da urze multiflore (Erica multiflora) e o cisto de Montpellier (Cistus monspeliensis), com uma cobertura de pinheiros-de-alepo (Pinus halepensis) a um grau variável. Às lugares que apresentam uma cobertura arborescente mais importante, aparece um microhabitat mais húmido que permite a presença de arbustos como medronheiro (Arbutus unedo).

Dois tipos de vegetação à distribuição restrita merecem uma menção especial. Em primeiro lugar, as comunidades fissuricoles, que se encontram nas falhas das paredes calcárias Jurássico que compõe a zona rochosa. À estas lugares, encontra-se plantas pequenas, frequentemente endémica de Baleares. Em segundo lugar, convem recordar-se da associação sobarbustive que cresce unicamente sobre certos ilhéus (S'Estell del Coll, S'Estell de Fora e a ilha o Ses Bledes) e é formada por espécies raros: beterraba (Beta vulgaris var. marcosii) que fora estes de ilhéus não se encontra que nos homónimos ilhas Bledes (a palavra “bleda”, em catalão, significa “beterraba”), situadas ao oeste de Ibiza, e a luzerna arborescente (Medicago citrina), que vive na mesma área e nas ilhas Columbretes.

A presença humana introduziu igualmente espécies não indígenas invasivas como a espinha-bérberis e a agave. Infelizmente, algumas destas espécies põem em perigo a existência mesmo da flora e a fauna indígenas através do parque.

SituaçãoSituação

A flora da ilha de Cabrera em Maiorca - Plano da vegetação da ilha - Clicar para ampliar a imagem

Plantas herbáceasPlantas herbáceas

Corruda-menor, espargo-bravo-menor, esparago-silvestre-menor (Asparagus acutifolius) (espareguera ruca, espareguera de ca / esparraguera triguera)Ampelodesmos da Mauritânia (Ampelodesmos mauritanicus) (càrritx)
Toda a planta é coberta de numerosos ramos plúmeos de cor verde escuro. O espargo selvagem toma frequentemente o porto de uma liana. Vive nas lugares frescas e protegidas. Floresce em fim de verão.Grama grande, às folhas ásperas ao tocar que podem cortar a pele das mãos se forem tomadas em mão sem precaução.
A flora da ilha de Cabrera em Maiorca - Espargo-bravo-menor (Espargos acutifolius) - Clicar para ampliar a imagemA flora da ilha de Cabrera em Maiorca - Ampelodesmos da Mauritânia (Ampelodesmos mauritanicus) - Clicar para ampliar a imagemA flora da ilha de Cabrera em Maiorca - Ampelodesmos da Mauritânia (Ampelodesmos mauritanicus) - Clicar para ampliar a imagem
Astragálo das Baleares (Astragalus balearicus [Chater]) (eixorba-rates negre, eriçons, gatovell, coixinet de monja, socorrela)Negrela à flores numerosas (Erica multiflora [Line]) (bruc de hivern, xiprell / brezo, bruguera, ucre)
Moita denso e espinhoso e de forma arredondada cujas folhas são divididas em folhetos. Ao fio do tempo, as ráquiss das folhas tornam-se espinhas.Planta flores recortar, muito agrupados à extremidade dos ramos, e que se abrem ao Outono. A planta tem pequenas folhas agrupadas por três.
A flora da ilha de Cabrera em Maiorca - Astragale de Baleares (Astragalus balearicus) - Clicar para ampliar a imagemA flora da ilha de Cabrera em Maiorca - Negrela à flores numerosas (Erica multiflora) - Clicar para ampliar a imagemA flora da ilha de Cabrera em Maiorca - Negrela à flores numerosas (Erica multiflora) - Clicar para ampliar a imagem
Cisto de Montpellier (Cistus monspeliensis) (estepa llimonenca, estepa negra / estepa morisca, estepa mosquera, estepa negra, jaguarzo negro)Diplotaxis de Ibiza (Diplotaxis ibicensis)
O cisto de Montpellier tem flores brancas e folhas verde escuro. A sua identificação é fácil porque as folhas são alongadas muito e tidas glândulas que dão um odor característico e que se penduram aos dedos.De erva elaborada que pode atingir um meiometro de parte superior. Tem as folhas profundamente divididas aos lóbulos estreitos. As flores são amarelos e bastante grandes.
A flora da ilha de Cabrera em Maiorca - Cisto de Montpellier (Cistus monspeliensis) - Clicar para ampliar a imagemA flora da ilha de Cabrera em Maiorca - Diplotaxis de Ibiza (Diplotaxis ibicensis) - Clicar para ampliar a imagem
Eufórbio das garrigas (Euphorbia characias) (lletrera visquera, visc / euforbio mediterráneo)
Eufórbio grande cujas glândulas da inflorescência são de cor morenos muito escuros. Abundante nas montanhas e as clareiras.
A flora da ilha de Cabrera em Maiorca - Eufórbio das garrigas (Euphorbia characias) - Clicar para ampliar a imagemA flora da ilha de Cabrera em Maiorca - Eufórbio das garrigas (Euphorbia characias) - Clicar para ampliar a imagem
Eufórbio arborescente (Euphorbia dendroides) (lletrera / titímalo árbol)
Planta arbustiva que é caracterizada pela perda das folhas durante o verão, deixando a estrutura dos ramos a nu durante aos meses mais quentes; reencontra novas folhas em Setembro.
A flora da ilha de Cabrera em Maiorca - Eufórbio arborescente (Euphorbia dendroides) - Clicar para ampliar a imagemA flora da ilha de Cabrera em Maiorca - Eufórbio arborescente (Euphorbia dendroides) - Clicar para ampliar a imagemA flora da ilha de Cabrera em Maiorca - Eufórbio arborescente (Euphorbia dendroides) - Clicar para ampliar a imagem
Erva-doce comum, funcho (Foeniculum vulgare [Line]) (fonoll / hinojo)Canafrecha (Ferula communis [Line]) (canyaferla / cañaheja)
A erva-doce é uma umbelífera do mais corrente dos campos abandonados e os caminhos. É reconhecível às suas folhas laciniadas e as suas inflorescências amarelo esverdeado.A canafrecha é caracterizada pelo fato de produzir uma inflorescência imponente, um caule espesso mas ligeiro que pode medir mais de dois metros de parte superior, excede o bosque de azinheiras e dá um acento singular à paisagem de Cabrera. Tradicionalmente, colhia-o-se para utilizar-o aquando das festas patronais Santanyí, no curso das quais os demónios levavam-o como ceptro e garrote.
A flora da ilha de Cabrera em Maiorca - Erva-doce comum (Foeniculum vulgare) - Clicar para ampliar a imagemA flora da ilha de Cabrera em Maiorca - Erva-doce comum (Foeniculum vulgare) - Clicar para ampliar a imagemA flora da ilha de Cabrera em Maiorca - Canafrecha (Ferula communis) (autor Davarg73) - Clicar para ampliar a imagem
Germandrea à cabeças (Teucrium capitatum) (farigola mascle, herba de Sant Ponç / polio, tomillo macho, zamarilla)Globulária matagoso (Globularia alypum) (foixarda, fusellada, ullastró / coronilla de fraile)Hellebore de Maiorca (Helleborus lividus) (palònia limitou)
Pequeno tufo de folhas e de caules cobertos de pilosidade esbranquiçada. As folhas, opostas, são ligeiramente lóbulas ao bordo. As inflorescências são agrupadas em pequenos racimos e as flores são de cor recortar ou púrpera.Planta muito ramificada reconhecível às suas flores reunidas capitules azuis. Floresce em Outono ou inverno.Encontra-se ao pé balanços nas lugares protegidas. A das folhas duros divididas em três folhetos. Floresce do fim do inverno ao início da primavera.
A flora da ilha de Cabrera em Maiorca - Germandrée à cabeças (Teucrium capitatum) - Clicar para ampliar a imagemA flora da ilha de Cabrera em Maiorca - Globulária matagoso (Globularia alypum) - Clicar para ampliar a imagemA flora da ilha de Cabrera em Maiorca - Hellebore de Maiorca (Helleborus lividus) - Clicar para ampliar a imagem
Imortal das dunas (Helichrysum stoechas) (flor de morte, flor de Sant Joan / manzanilla bastarda, siempreviva)Lírio marítimo (Pancratium maritimum) (lliri branco de marinhas, lliri de mar, lliri arenal, assutzena arenal / azucena marina)Lilás real (Malva arborea, Lavatera arborea) (malva, malvera, vauma / malva)
Planta à folhas que têm um odor bem característico (recordando o caril); as folhas são lineares, pequenas e esbranquiçadas. As flores são de cor amarelo de ouro.Lê marítimo tem grandes flores brancas no meio do mês de Agosto. As folhas são alongadas, de cor verdes esverdeado e torcidas, com uma consistência bastante firme. Empurra sobre as praias.A lilás real diferencia-se dos outro malváceas pela sua dimensão e porque o epicalyx é claramente mais longo que o cálice. Vive nos meios degradados e ao bordo dos barrancos.
A flora da ilha de Cabrera em Maiorca - Immortelle dunas (Helichrysum stoechas) - Clicar para ampliar a imagemA flora da ilha de Cabrera em Maiorca - Lírio marítimo (Pancratium maritimum) - Clicar para ampliar a imagem
Ononis amarelo (Ononis crispa) (motxa / gatuña)Erva-pinheira (Sedum sediforme) (arrós de pardal, crespinell, pinyons de rata / arroz de moro, hierba puntera, uña de gato)
É caracterizada pelas suas folhas muito adesivas ao tocar; as folhas têm três ou cinco dentados. Leve cerca de grandes flores amarelos à cimeira dos caules.Espécie com as bases dos caules ligeiramente lenhificadas. As folhas são carnudos e pontiagudas. As flores são amarelos e formam a parte superior de um caule fértil, que é coberto por folhas menos densas que sobre o resto da planta.
A flora da ilha de Cabrera em Maiorca - Ononis amarelo (Ononis crispou) - Clicar para ampliar a imagemA flora da ilha de Cabrera em Maiorca - Erva-pinheira (Sedum sediforme) - Clicar para ampliar a imagem
Cardo marítimo (Eryngium maritimum) (card marí, card panical marí / cardo corredor marino)Peônia de Maiorca (Paeonia cambessedesii [Willkom]) (peónia / peonia)Phagnalon das rochas (Phagnalon saxatile) (herba morenera, ullastre de frare / manzanilla yesquera)
Planta à folhas duras e pontiagudas de cor cinzento claro. As flores são agrupadas em racimos compactos que podem tomar tonalidades azuladas, assim como as folhas perto da inflorescência. A planta tem um rizoma que pode estivar-se à solos também móveis que da areia.Planta perene fornecida de um bolbo. As folhas são grandes e divididas em folhetos. Flores púrperas. Floresce ao início da primavera. Vive em lugares protegidas.As folhas são lineares com uma nítida diferença de cor entre a parte e o abaixo. Capitules empurram solitários sobre os caules.
A flora da ilha de Cabrera em Maiorca - Cardo marítimo (Eryngium maritimum) - Clicar para ampliar a imagemA flora da ilha de Cabrera em Maiorca - Peônia de Maiorca (Paeonia cambessedesii) (auteur Pavle Cikovac) - Clicar para ampliar a imagemA flora da ilha de Cabrera em Maiorca - Phagnalon das rochas (Phagnalon saxatile) - Clicar para ampliar a imagem
Alecrim oficinal (Rosmarinus officinalis) (romaní / romero)
As folhas são lineares, duras e esbranquiçadas porque a parte é coberta de uma pilosidade. As flores azuis têm dois lábios marcados bem. Pode florescer todo o ano.
A flora da ilha de Cabrera em Maiorca - Romarin officinal (Rosmarinus officinalis) - Clicar para ampliar a imagemA flora da ilha de Cabrera em Maiorca - Romarin officinal (Rosmarinus officinalis) - Clicar para ampliar a imagemA flora da ilha de Cabrera em Maiorca - Romarin officinal (Rosmarinus officinalis) - Clicar para ampliar a imagem
Eruca-marítima (Cakile maritima) (rave de mar, ravenissa de mar / oruga marítima, rucamar)Arruda à folhas estreitas (Ruta angustifolia) (ruta / ruta)Escabiosa de Creta (Scabiosa cretica) (colo de penya, corou penyalera)
Planta herbácea das praias e os solos arenosos. Tem flores violetas, e frutos que recordam vagamente uma ponta de flecha; as folhas são brilhantes, carnudos e divididas.Planta linhosa à base, fétido. Desenvolve um caule principal elaborado, que se termina por por uma ramificação e uma inflorescência de flores amarelos com longas pétalas ciliados. As folhas são divididas profundamente.Planta com folhas lanceoladas de cor verde claro. As flores violetas são reunidas numa inflorescência sobre um longo caule.
A flora da ilha de Cabrera em Maiorca - Eruca-marítima (Cakile maritima) - Clicar para ampliar a imagemA flora da ilha de Cabrera em Maiorca - Arruda à folhas estreitas (Ruta angustifolia) - Clicar para ampliar a imagemA flora da ilha de Cabrera em Maiorca - Scabieuse de Creta (Scabiosa cretica) - Clicar para ampliar a imagem
Scilla marítima, urginea marítima (Drimia maritima, Urginea maritima) (ceba marina / cebolla albarrana, cebolla almorrana)
A flora da ilha de Cabrera em Maiorca - Scilla marítima (Drimia maritima) - Clicar para ampliar a imagemA flora da ilha de Cabrera em Maiorca - Scilla marítima (Drimia maritima) - Clicar para ampliar a imagemA flora da ilha de Cabrera em Maiorca - Scilla marítima (Drimia maritima) - Clicar para ampliar a imagem

Planta aquáticaPlantas aquáticas

As águas Cabrera são caracterizadas pela sua grande transparência que permitiu o desenvolvimento de importantes comunidades marinhas até à uma grande profundidade e uma maneira estruturada bem.

Os fundos são variados muito quanto seus a profundidade, seus vertente e seus substrato. Há grandes extensões de areia, de fundos pedregosos, de balanços, de penhascos e de grutas que oferecem numerosos habitats para a flora e a fauna marinha.

Posidonia de Mar Mediterrâneo (Posidonia oceanica)
Uma grande parte dos fundos arenosos é abrangida por importantes prados de Posidonia oceanica: planta marinha à flores e de frutos, endémico do litoral mediterrânico. Empurra acima os bancos de areia próximos da costa, quase desde a superfície até à 35 m de profundidade. Um grande número de crustáceos, moluscos, equinodermes e peixes habita e reproduz-se entre as suas folhas. O Posidonia joga um papel primordial no oxigenação das águas e contribui para preservar os fundos marinhos e as praias da erosão produzida pelas vagas e as correntes.

ÁrvoresÁrvores

Buxo das Baleares (Buxus balearica [Lamarck]) (boix / boj)
Arbusto à folhas ovais, brilhantes, verdes, às vezes avermelhadas ou amareladas. O vértice das folhas pode ser entalhado, características que permite identificar facilmente esta planta. A sua madeira era utilizada para a sua dureza.
A flora da ilha de Cabrera em Maiorca - Buxo das Baleares (Buxus balearica) - Clicar para ampliar a imagemA flora da ilha de Cabrera em Maiorca - Buxo das Baleares (Buxus balearica) - Clicar para ampliar a imagemA flora da ilha de Cabrera em Maiorca - Buxo das Baleares (Buxus balearica) - Clicar para ampliar a imagem
Camelea à três cascos (Cneorum tricoccon) (olivella, escanyacabres / olivillo)Cornicabra, piorno (Ephedra fragilis) (ginesta borda / belcho)
Arbusto à folhas alongadas com o vértice obtuso frequentemente despeja a água de. As flores são de cor amarelo com três pétalas e de frutos que são vermelhos à maturidade; os frutos têm três partes, que dá o seu nome à planta (três cascos).Arbusto muito ramificado. Folhas na forma de pequenos lascamentos membranosos que colocados sobre os nós. As flores são de cor amarelada. Este arbusto vive principalmente nos sítios costeiros, mas também dentro, em lugares pedregosos.
A flora da ilha de Cabrera em Maiorca - Camélée à três cascos (Cneorum tricoccon) - Clicar para ampliar a imagemA flora da ilha de Cabrera em Maiorca - Cornicabra (Ephedra fragilis) - Clicar para ampliar a imagemA flora da ilha de Cabrera em Maiorca - Cornicabra (Ephedra fragilis) - Clicar para ampliar a imagem
Aderno-de-folha-estreita, lentisco-bastardo (Phillyrea angustifolia) (aladern de fulla estreta, fràngula, vern menuit / labiérnago blanco)Sabina-negral, zimbreiro, zimbro (Juniperus phoenicea) (savina, sivina / sabina)
Pequeno arbusto, muito ramificado, com folhas muito estreitas e alongadas na forma de ferro de lança, as folhas são duros e à bordo inteiro.A sabina negral é um arbusto que tem folhas na forma de escalas que se sobrepõem uma sobre o outro, geralmente dispostas em quatro alinhamentos. Os frutos são esféricos.
A flora da ilha de Cabrera em Maiorca - Aderno-de-folha-estreita (Phillyrea angustifolia) - Clicar para ampliar a imagemA flora da ilha de Cabrera em Maiorca - Sabina-negral (Juniperus phoenicea) - Clicar para ampliar a imagem
Gilbardeira (Ruscus aculeatus) (cirere de Betlem, cireretes del bon pastor, boix mascle, boix marí, brusc, llorer bord, galzeran / brusco, arrayán morisco)
Pequeno arbusto que substituiu as folhas por ramos aplainados (raquetes); verdadeiras as folhas são pequenas e discretos; flores solitários esverdeados ou púrperas; os frutos são vermelhos e arredondados.
A flora da ilha de Cabrera em Maiorca - Gilbardeira (Ruscus aculeatus) - Clicar para ampliar a imagemA flora da ilha de Cabrera em Maiorca - Gilbardeira (Ruscus aculeatus) - Clicar para ampliar a imagemA flora da ilha de Cabrera em Maiorca - Gilbardeira (Ruscus aculeatus) - Clicar para ampliar a imagem
Luzerna arborescente, alfafa arborescente (Medicago citrina) (alfàls arbori)
Arbusto muito ramificado à grandes folhas trifolioladas; os jovens ramos cobertos de uma pilosidade. As flores são amarelo-limão.
A flora da ilha de Cabrera em Maiorca - Luzerna arborescente (Medicago citrina) - Clicar para ampliar a imagemA flora da ilha de Cabrera em Maiorca - Luzerna arborescente (Medicago citrina) - Clicar para ampliar a imagem
Sanguinho das Baleares (Rhamnus ludovici-salvatoris [Chodat]) (llampúgol, llampúdol bordo / aladierno balear)Zambujeiro, oliveira-brava (Olea europaea var. sylvestris) (ullastre / acebuche)
O sanguinho das Baleares é um arbusto endémico das ilhas Baleares que encontra-se apenas sobre as ilhas de Maiorca, Minorca e Cabrera. Deve o seu nome ao arquiduque Louis Salvador da Habsbourg-Lorena.

Pequeno arbusto às folhas duros, de um verde muito escuro sobre a parte e muito mais claramente abaixo. Os dentes são perpendiculares à margem.

O zambujeiro, ou oliveira-brava, tem folhas verde acinzentado partes e quase brancas abaixo, agrupados por pares sobre os ramos. Estas folhas podem ser muito pequenas e arredondadas sobre os crescimentos básicos ou lanceoladas e finas, até a 8 cm de longo, sobre os ramos superiores.
A flora da ilha de Cabrera em Maiorca - Sanguinho das Baleares (Rhamnus ludovici-salvatoris) - Clicar para ampliar a imagemA flora da ilha de Cabrera em Maiorca - Zambujeiro (Olea europaea var. sylvestris) - Clicar para ampliar a imagem
Pistacheiro lentisca, árvore ao mástique (Pistacia lentiscus) (mata, llentiscle, llentrisca / lentisco)
Arbusto que tornar-se uma árvore; a lentisca é abundante em sob-bosques de pinheiros e de azinheiras. É caracterizado por folhas compostas à folhetos duros, e ao odor resinoso.
A flora da ilha de Cabrera em Maiorca - Pistacheiro lentisca (Pistacia lentiscus) - Clicar para ampliar a imagem
Soda verdadeira (Suaeda vera) (salat vera)
Arbusto muito ramificado com os ramos superiores abrangidos de pequenas folhas lineares e carnudos.

Soda. Diferentes textos falam da obtenção de cinzas que serviam provavelmente a fabricar soda. Antigamente, extraía-se a soda da combustão de diferentes plantas que pertencem aos tipos Suaeda e Salicornia, designadamente. A soda era utilizada para obter a água Javel e sabão.

Um texto do século XVIII fala da presença Cabrera de um forno que aparentemente teria servido para fabricar vidro a partirem de cinzas de soda e outras espécies similares.

A flora da ilha de Cabrera em Maiorca - Soda verdadeira (Suaeda vera) - Clicar para ampliar a imagemA flora da ilha de Cabrera em Maiorca - Soda verdadeira (Suaeda vera) - Clicar para ampliar a imagem
Withania frutescens (Withania frutescens) (bufera arbustiva, bufera, capseta)
Arbusto muito ramificado. Vive em mato certos ilhéus de Maiorca, de Ibiza e Formentera. As folhas são ovais (mais largo à base) e caem quando o verão chega. Floresce em inverno e à primavera.
A flora da ilha de Cabrera em Maiorca - Withania frutescens (Withania frutescens) - Clicar para ampliar a imagemA flora da ilha de Cabrera em Maiorca - Withania frutescens (Withania frutescens) - Clicar para ampliar a imagem

InformaçõesInformações práticas

Informação geralInformação geral
O recolhimento, a destruição ou a alteração de elementos de interesse arqueológico histórico ou geológico, bem como espécimes de animais ou de vegetais, são proibidos nos limites do Parque Nacional de Cabrera.

Outros assuntosOutros assuntos

Filiação do assunto
Baleares > Maiorca > Condado do Migjorn > Ilha Cabrera > Flora
Assuntos mais detalhados
Assuntos próximos
A ilha de Cabrera em Maiorca - O parque nacional
A flora da ilha de Cabrera em Maiorca
A fauna da ilha de Cabrera em Maiorca
Assuntos mais largos
Página inicial
A cidade de Felanitx em Maiorca
A cidade de Santanyí em Maiorca
A cidade de Ses Salines em Maiorca
A ilha de Cabrera em Maiorca
A cidade de Campos em Maiorca
A cidade de Llucmajor em Maiorca
Tópico anterior ] [ Tópico superior ] [ Próximo tópico ]
Recomendar esta página :
Recomendar este sítio :
Investigação personalizada
Se atingir este quadro directamente, clicar nesta relação para indicar as ementas.