AlbâniaAlemanhaInglaterraArméniaPaís bascoBielorússiaBulgáriaCatalunhaCroáciaDinamarcaEspanhaEstóniaFinlândiaFrançaGalizaPaís de GalesGeórgiaGréciaHungriaIrlandaIslândiaItáliaImpério romanoLetóniaLituâniaMacedóniaMaltaNoruegaPaíses BaixosPolóniaPortugalRoméniaRússiaSérviaEslováquiaEslovéniaSuéciaChéquiaUcrânia
Se atingir este quadro diretamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.
Busca personalizada

A fauna da ilha de Cabrera em Maiorca

[Assunto precedente] [Assunto ascendente] [Minorca] [Maiorca] [Ibiza] [Formentera] [Cabrera] [Página inicial] [Ilhas Baleares] [Via Gallica]
Rubricas[Fotografias] [Apresentação] [Situação] [Visitas] [Cultura] [Informações práticas] [Outros assuntos]Página editada

ApresentaçãoApresentação

Apresentação geralApresentação geral
O conjunto da fauna do Parque Nacional Marítimo e Terrestre do Arquipélago de Cabrera constitui um mais dos preciosos dos mais tesouros desta região protegida devido ao grande número de endêmismos há. O grande número das suas ilhas e ilhéus faz o Arquipélago de Cabrera um interessante laboratório natural para o estudo dos mecanismos da evolução biológica.
Cada ilhéu apresenta condições de ambiente que variam ligeiramente o uma dos outro. É por isso que os animais e as plantas que habitam-o evoluem de maneira diferente, e dão lugar à raças e variedades endémicas ou exclusivas em cada ilhéu.

SituaçãoSituação

InsetosInsetos e Aracnídeos

Lagosta vermelha (Palinurus elephas)
A fauna da ilha de Cabrera em Maiorca - Lagosta vermelha (Palinurus elephas). Clicar para ampliar a imagem.A fauna da ilha de Cabrera em Maiorca - Lagosta vermelha (Palinurus elephas). Clicar para ampliar a imagem.A fauna da ilha de Cabrera em Maiorca - Lagosta vermelha (Palinurus elephas). Clicar para ampliar a imagem.

MoluscosMoluscos

Conta-se, no Parque Nacional de Cabrera, 29 espécies gastrópodes terrestres, das quais 8 são autóctone. Uma entre elas, o Tudorella ferruginea, é a única espécie do tipo Tudorella, e é endémica de Baleares oriental.

PássarosPássaros

A fauna da ilha de Cabrera em Maiorca  - As ilhas do norte do arquipélago empinará. Clicar para ampliar a imagem.O arquipélago de Cabrera é um território privilegiado para a observação dos pássaros.

Os povoamentos de pássaros marinhos nidifiants - principalmente nos afloramentos rochosos mais dos pequenos ilhéus - são importantes: o bobo-grande (Calonectris diomedea), o bobo-pequeno (Puffinus puffinus), o alcatraz com crista (Phalacrocorax aristotelis), a gaivota de Audouin (Larus audouinii) e a gaivota-de-patas-amarelas ou gaivota-argêntea (Larus michahellis): o painho-de-cauda-quadrada (Hydrobates pelagicus) e o pardela-do-mediterrâneo (Puffinus mauretanicus) são menos numeroso.

A fauna da ilha de Cabrera em Maiorca - A ilha sua Conillera. Clicar para ampliar a imagem.Os penhascos costeiros constituem o habitat ideal para a reprodução dos pássaros de presa como o falcão peregrino (Falco peregrinus), o falcão de Eléonore ou falcão marinho (Falco eleonorae) e a águia pescadora pescadora ou águia pescadora (Pandion haliaetus).

Conserva-se vários documentos do século XIII que indicam que entre os recursos Cabrera encontravam-se-se os falcões. Habitualmente, nos contratos de aluguer da ilha, excluia-se as reservas de falcões: os falcões eram enviados, passando por Ciutat (ou seja Palma de Maiorca), Tarragone, porque eles pertenciam ao reitor de Tarragona.

Cabrera é também de uma grande importância como zona de passagem dos pássaros migratórios, da qual observou-se mais de 130 espécies, que utilizam os ilhéus do arquipélago como lugar de descansos à primavera e o Outono.

Entre passeriformes encontra-se como residentes: o verdilhão (Chloris chloris) e o pintassilgo elegante (Carduelis carduelis); como hibernando: tordos, o rabirruivo-preto (Phoenicurus ochruros) e o pintarroxo familiar (Erithacus rubecula). Entre os migratórios encontra-se em abundância toutinegras, o rabirruivo-de-testa-branca (Phoenicurus phoenicurus), o papa-moscas-preto (Ficedula hypoleuca), o papa-figos (Oriolus oriolus) e o felosa-musical (Phylloscopus trochilus). A toutinegra sarda das Baleares (Sylvia sarda var. balearica) é uma espécie endémica.

Felosa-musical (Phylloscopus trochilus) (mosquiter de passa / mosquitero musical)
A fauna da ilha de Cabrera em Maiorca - Felosa-musical (Phylloscopus trochilus) sobre lentisca. Clicar para ampliar a imagem.

PeixesPeixes

A fauna piscícola das águas Cabrera não difere muito a do resto do Mar Mediterrâneo ocidental, mas pode-se encontrar particularidades que lhe conferem um caráter limpo. A sua posição geográfica mais meridional e mais exposta às influências Atlânticas que outros lugares, e a sua proximidade em relação às profundas águas de taludes, permitem encontrar espécies que gostam das águas quentes, como por exemplo o apogon (Apogon imberbis), o peixe-rainha (Thalassoma pavo) ou moreão (Gymnothorax unicolor), e espécies de águas oceânicos como o peixe-espada (Xiphias gladius), o peixe lua (Mola mola) ou o tubarão pele-azul (Prionace glauca). Nas águas cristalinas, entre os fundos rochosos, as grutas submarinas, as extensões de fundos arenosos e os prados de ervas marinhos ameaçados de extinção, existe uma grande quantidade de espécies, mais de 200 espécies. Contudo, às espécies mais comuns no Parque Nacional podem ser classificadas de acordo com quatro grandes grupos ecológicos:
Peixe-rainha (Thalassoma pavo)
A fauna da ilha de Cabrera em Maiorca - Peixe-rainha (Thalassoma pavo) (autor Juan Cuetos). Clicar para ampliar a imagem em Flickr (novo guia)
Peixe a identificarPeixe a identificarPeixe a identificar
A fauna da ilha de Cabrera em Maiorca - Peixe a identificar. Clicar para ampliar a imagem.A fauna da ilha de Cabrera em Maiorca - Peixe a identificar. Clicar para ampliar a imagem.A fauna da ilha de Cabrera em Maiorca - Peixe a identificar. Clicar para ampliar a imagem.
Os peixes de águas das marés. É o caso oblade (Oblada melanura), o parasita (Boops boops) ou picarel (Spicara smaris), que podem efetuar deslocações de média e em grande escala. Neste grupo, são compreendido igualmente de outras espécies que, embora sendo livre, sejam mais ligados aos refúgios do fundo, como a castanheta (Chromis chromis) e a castanheta vermelho (Anthias anthias). Por último, existe espécies mais pelágicas como o peixe-galo (Seriola dumerili), o carapau (Trachurus spp.) ou o lúcio de mar (Sphyraena sp.).
Castanheta (Chromis chromis)Castanheta vermelho (Anthias anthias)
A fauna da ilha de Cabrera em Maiorca - Castanhetas (Chromis chromis) (autor Juan Cuetos). Clicar para ampliar a imagem em Flickr (novo guia)A fauna da ilha de Cabrera em Maiorca - Castanheta vermelho (Anthias anthias) (autor Juan Cuetos). Clicar para ampliar a imagem em Flickr (novo guia)
Barracuda europeu (Sphyraena sphyraena)
A fauna da ilha de Cabrera em Maiorca - Barracuda europeu (Sphyraena sphyraena). Clicar para ampliar a imagem.A fauna da ilha de Cabrera em Maiorca - Barracuda europeu (Sphyraena sphyraena). Clicar para ampliar a imagem.
Os peixes de fundos às deslocações de média e em grande escala. Sobre as camadas rochosas e entre as quais efetuam deslocações mais importantes, encontram-se o denton (Dentex dentex), a brema comum (Pagrus pagrus), a dourada cinzento (Spondyliosoma cantharus) ou o robalo (Dicentrachus labrax). As espécies à deslocação de envergadura mais modesta Cabrera são o sardo (Diplodus vulgaris), o sargo comum (Diplodus sargus), o sar à focinho pontiagudo (Diplodus puntazzo) ou salema (Sarpa salpa), facilmente perceptível sobre as extensões de posidonia. Sobre as camadas moles distinguem-se o salmonete de balanço (Mullus surmuletus), marmoreado (Lithognathus mormyrus), ele riscar-lo pastenague (Dasyatis pastinaca) e à mais profundidade o salmonete-da-vasa (Mullus barbatus), o besugo (Pagellus acarne) e o salmonete bacamarte (Trigloporus lastoviza).
Salema (Sarpa salpa)Robalo (Dicentrarchus labrax)Bacamarte estriado (Trigloporus lastoviza)
A fauna da ilha de Cabrera em Maiorca - Salema (Sarpa salpa) ao aquário de Colónia de Sant Jordi. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).A fauna da ilha de Cabrera em Maiorca - Robalo (Dicentrarchus labrax). Clicar para ampliar a imagem.A fauna da ilha de Cabrera em Maiorca - Bacamarte strié (Trigloporus lastoviza). Clicar para ampliar a imagem.
Os peixes de fundos territoriais às deslocações de envergadura limitada. Todas as nas zonas onde encontra-se o posidonia ou comunidades de algas desenvolvidas bem, não faltará de ter uma boa representação de bodiões. Entre eles, sublinhará-se girelles (Coris julis), grandes os melros (Labrus merula) e os labres verdes (Labrus viridis), bem como até à oito espécies do tipo Symphodus, entre as quais citará-se para a sua dimensão e a sua cor o cénilabre tenca (Symphodus tinca). Entre os peixes que evoluem num habitat mais rochoso, encontra-se o corb preto (Sciaena umbra) e até à dez espécies de garoupas, das quais citará-se cinco: serran escrita (Serranus scriba), serran cabra montês (Serranus cabrilla), a garoupa-verdadeira, garoupa-crioula, mero legítimo ou piracuca (Epinephelus marginatus), mérou badèche (Epinephelus costae) e o badèche vermelho (Mycteroperca rubra).
Corb preto (Sciaena umbra)Reixe-rei (Coris julis)Symphodus de Mar Mediterrâneo (Symphodus mediterraneus)
A fauna da ilha de Cabrera em Maiorca - Corb preto (Sciaena umbra). Clicar para ampliar a imagem.A fauna da ilha de Cabrera em Maiorca - Reixe-rei (Coris julis). Clicar para ampliar a imagem.A fauna da ilha de Cabrera em Maiorca - Symphodus de Mar Mediterrâneo (Symphodus mediterraneus). Clicar para ampliar a imagem.
Serrano escrita (Serranus scriba)Garoupa costeiro (Epinephelus costae)
A fauna da ilha de Cabrera em Maiorca - Serrano escrita (Serranus scriba) (auteurJuan Cuetos). Clicar para ampliar a imagem em Flickr (novo guia)A fauna da ilha de Cabrera em Maiorca - Garoupa costeiro (Epinephelus costae). Clicar para ampliar a imagem.A fauna da ilha de Cabrera em Maiorca - Garoupa costeiro (Epinephelus costae). Clicar para ampliar a imagem.
Garoupa moreno (Epinephelus marginatus)
A fauna da ilha de Cabrera em Maiorca - Garoupa moreno (Epinephelus marginatus) ao aquário de Colónia de Sant Jordi. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).A fauna da ilha de Cabrera em Maiorca - Garoupa moreno (Epinephelus marginatus). Clicar para ampliar a imagem.A fauna da ilha de Cabrera em Maiorca - Garoupa moreno (Epinephelus marginatus). Clicar para ampliar a imagem.
Os peixes de fundos muito ligados ao substrato. Nos fundos rochosos e arenosos, e à fraca profundidade, encontra-se uns uns bonitos conjuntos gobidae e blenidae, como o góbio céphalote (Gobius cobitis), do blénie gattorugine (Parablennius gattorugine) e o blénie palmicorne (Parablennius sanguinolentus). Espécies que gostam de mais profundidade são a aranha-do-mar vermelha (Scorpaena scrofa), a aranha-do-mar morena (Scorpaena porcus), murène comum (Muraena helena) e o congro (Conger conger). Sobre os fundos sedimentares, encontra-se o platophrys (Bothus podas), o peixe-gilete perla (Xyrichtys novacula) e diversas espécies de raias (Raja sp.).
Moreia-pintada (Muraena helena)
A fauna da ilha de Cabrera em Maiorca - Moreia-pintada (Muraena helena). Clicar para ampliar a imagem.A fauna da ilha de Cabrera em Maiorca - Moreia-pintada (Muraena helena). Clicar para ampliar a imagem.A fauna da ilha de Cabrera em Maiorca - Moreia-pintada (Muraena helena). Clicar para ampliar a imagem.
Solha (Bothus podas)
A fauna da ilha de Cabrera em Maiorca - Solha (Bothus podas). Clicar para ampliar a imagem.A fauna da ilha de Cabrera em Maiorca - Solha (Bothus podas). Clicar para ampliar a imagem.

RépteisRépteis

Lagarto-da-ilha-de-ratas (Podarcis lilfordi)
O pequeno lagarto da ilha de ratas (Podarcis lilfordi) é um elemento precioso do Parque Nacional de Cabrera; 80% da população mundial encontra-se no arquipélago, onde este lagarto tem poucos depredadores. Existe dez subespécies endémicas dos diferentes ilhéus Cabrera, e três outros povoamentos apresentam características diferenciais nascentes.
A fauna da ilha de Cabrera em Maiorca - Lagarto-da-ilha-de-ratas (Podarcis lilfordi). Clicar para ampliar a imagem.A fauna da ilha de Cabrera em Maiorca - Lagarto-da-ilha-de-ratas (Podarcis lilfordi). Clicar para ampliar a imagem.A fauna da ilha de Cabrera em Maiorca - Lagarto-da-ilha-de-ratas (Podarcis lilfordi). Clicar para ampliar a imagem.
Encontra-se igualmente a osga-moura (Tarentola mauritanica), que é uma espécie de geco noturna.

As tartarugas de mar constituem outro grupo de animais vertebrados habituais nas águas do Parque Nacional. Espécie mais abundante é a tartaruga-comum (Caretta caretta), que pode-se frequentemente ver nadar à superfície, mas a tartaruga mouro (Testudo graeca graeca) e a tartaruga verde (Chelonia mydas) estão também presentes. Em contrapartida, a tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea), de dimensão bem mais importante, é muito rara.

MamíferosMamíferos

Atualmente os únicos mamíferos terrestres autóctones Cabrera são os morcegos, dos quais identificou-se cinco espécies. Em uma das grutas Cabrera, encontraram-se restos do Myotragus balearicus, um caprino endémico que se apagou com a chegada do humanos em Baleares.

A presença humana introduziu espécies não indígenas invasivas como o cebolinha, o rato doméstico e o ouriço da África do Norte.

As águas do Parque Nacional de Cabrera são frequentadas por diversas espécies de cetáceos. Conhecidos são os delfins, que se aproximam às vezes do litoral e os barcos. Às espécies mais frequentes são o golfinho-comum (Delphinus delphis), o delfim azul e branco (Stenella coeruleoalba) ou o grande delfim (Tursiops truncatus). Nota-se também a presença rorquals e, ocasionalmente, de cachalotes, embora estes últimos não se aproximem da terra firme.

InformaçõesInformações práticas

Informação geralInformação geral
A pesca desportivo em todas as suas formas, que compreende igualmente a pesca submarina, é proibida no Parque Nacional de Cabrera.

Outros assuntosOutros assuntos

Filiação do assunto
Baleares > Maiorca > Condado do Migjorn > ilha de Cabrera > Fauna
Assuntos mais detalhados
Assuntos próximos
A ilha de Cabrera em Maiorca - O parque nacional
A flora da ilha de Cabrera em Maiorca
A fauna da ilha de Cabrera em Maiorca
Assuntos mais largos
Página inicial
A cidade de Felanitx em Maiorca
A cidade de Santanyí em Maiorca
A cidade de Ses Salines em Maiorca
A ilha de Cabrera em Maiorca
A cidade de Campos em Maiorca
A cidade de Llucmajor em Maiorca
Assunto precedente ] [ Assunto ascendente ]
Recomendar esta página :
Recomendar este sítio :
Busca personalizada
Se atingir este quadro directamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.